Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Delírios da Madeira Nova

LEVADA DOS PIORNAIS: AS AUTORIDADES COLABORAM COM OS BANDIDOS




Mais um assalto violento da corja de ladrões que actuam impunemente na já famigerada Levada dos Piornais. Segundo o DN, foram 8 labregos, uns valentões, a desencadear o ataque traiçoeiro a um homem, uma mulher e uma criança, ainda por cima estrangeiros, sem conhecimento do terreno que pisavam.
Uns cobardes que se acobertam na impunidade da suposta tenra idade para fazerem o que querem. Há três ou quatro décadas, 'canzana' de 15 ou 16 anos que praticasse desmando parecido a esse logo recebia tratamento de homem que o encorajava automaticamente a escarmentar-se e a não repetir nunca mais a 'proeza'. Aliás, a prevenção era tal que ninguém se atrevia a sonhar com semelhante aventura.
Pois agora os tempos são diferentes, é certo. Há que evitar traumas à rapaziada. Deixá-la assaltar estrangeiros, bater em casais, velhos e crianças, sem dó nem piedade, para lhes rapinar os parcos haveres que levam consigo. Como nos 'ranchitos' da Venezuela ou nas favelas brasileiras.
Pior ainda são as autoridades. Todas as que estão envolvidas no turismo e na segurança. Tenham a coragem de agir! Das duas, uma: ou garantem vigilância naquela e noutras levadas perigosas, onde comprovadamente os assaltos são frequentes. Ou, se disserem que só dispõem de meios para multar o trânsito, tenham a coragem de avisar os turistas de que esta não é uma terra segura onde as pessoas possam passear à vontade e visitar lugares de acordo com o dinheiro que investiram para nos visitar. Assim, como correm as coisas, as autoridade são coniventes com os bandidos: nem os rechaçam nem impedem os turistas para não se deslocarem à zona fatal. O que, na prática, significa isto: o turismo envia turistas desprevenidos para os meliantes agredirem e assaltarem.
Não há duas leituras possíveis.
São capazes de argumentar: os turistas são avisados e insistem em lá ir. Pois então, proíba-se a entrada naqueles percursos pedonais. O perigo não merece a pena.
Já estou a ouvir: 'Era o que faltava reconhecer insegurança na ilha só porque uns pobres coitados duns pequenos roubam meia dúzia de euros a um casal de visitantes. Quem diz isso quer prejudicar a Madeira e o turismo.' É isso que estará a dizer algum 'Único Importante' de anedotário, por acaso um dos responsáveis pelo crescendo de violência cá no musseque, por encorajá-la constantemente - quando está em maioria e de costas largas, claro.
Senhora secretária do Turismo: quando seduzir os estrangeiros para cá virem, não se esqueça de os preparar para o susto da vida que podem apanhar por aí.
Parece que esperam a consumação de alguma desgraça a sério, com repercussões internacionais, para se decidirem. Vergonhoso! Ponham-se na pele dos que nos visitam!

Sem comentários: