12 de Março 2019
Só metade do Bloco de Esquerda apoia Paulo Cafofo/PS?
Catarina Martins apontou com cuidado e abateu os dois coelhos de uma cajadada: criou um facto político e demarcou-se do Partido Socialista no actual cenário de eleições à porta. A vida está má para todos e se houver bipolarização alguém desaparece do mapa. Se o PCP tem eleitorado seguro, onde votar foice e martelo, mesmo sob disfarce de CDU, é maquinal como um católico convicto ir à missa, nem todos os grupos políticos se podem gabar de tal fidelidade.
A líder do Bloco de Esquerda tirou proveito das comemorações do 20.º aniversário do partido e atacou à falsa fé, acusando António Costa de ter feito igual a Passos Coelho, em matéria de refinanciamento da banca. Catarina falou sem guardanapo, atribuindo ao primeiro-ministro, seu aliado parlamentar, a prática herética de, uma vez na posse do voto dos socialistas em 2015, tapar o buraco dos bancos falidos com o dinheiro de todos.
A outra Catarina - Ana Catarina Mendes, secretária-geral do PS - veio imediatamente a terreiro denunciar a "comparação inaceitável" feita pela homónima bloquista, explicando a política de Costa que foi preciso aplicar para tentar resolver os casos "explosivos" na banca.
Sem dúvida que foi um ataque tão inesperado quanto violento, aquele que a presidente do BE desferiu contra o governo socialista. Com um argumento irrebatível: tal como fez Passos Coelho, António Costa desbarata um dinheirão público para socorrer um banco, o Novo, agora com mil e 400 milhões de euros. Ficando no ar a sensação de que os próximos meses serão de tensão entre PS e Bloco, mesmo no plano parlamentar, onde ambos os partidos têm respeitado uma espécie de acordo de não-agressão.
Esta investida brusca do Bloco nacional coincide com uma situação no mínimo curiosa que o mesmo partido vive na Madeira. O bloquista Rodrigo Trancoso tem-se batido com denodo na Assembleia Municipal do Funchal em defesa do presidente da Câmara, Paulo Cafofo, e por tabela em defesa do PS-M. Guida Vieira, depois da guinada que imprimiu às suas velhas ideias a respeito do poder burguês inimigo do proletariado, é também peça implicada no situacionismo municipal, como apoiante inflamada de Cafofo. Porém, ao mesmo tempo, o líder do BE-Madeira, Paulino Ascenção, não pensa duas vezes para exigir publicamente o afastamento de Cafofo da presidência do município, para que não beneficie do cargo oficial nas campanhas eleitorais praticamente em curso.
Que parte do Bloco de Esquerda apoia e que parte quer arredar Cafofo?
Isto é que vai uma açorda, como diria Camilo de Oliveira.
Ajudemos a suavizar o berbicacho. Por que cargas de água Catarina Martins não votou a favor da moção de censura com que o CDS tentou, dias atrás, derrubar o tal primeiro-ministro que tem procedimento igual ao do satânico Passos Coelho?
Será que nas regionais o Bloco de Esquerda irá apoiar o PS-M que vem actuando em linha com um primeiro-ministro igual a Passos Coelho? Será que o BE arriscará o haraquiri, desaparecendo do mapa político-partidário a favor de Cafofo, Câmara e Victor Freitas? Quantos blocos existem no Bloco? Qual deles manda? Um militante leal ao BE vota BE ou PS? E que pensa Roberto Almada disto tudo?
Não é fácil perceber esta ciência política.
Catarina Martins, da sua parte, vai fazer render o facto político que inventou como prova de vida. Joana Mortágua ajuda a festa chamando arrogante ao governo por causa da guerra dos professores. Nem mais. Para começar, Marisa Matias quer ser reeleita eurodeputada. E a vida não está fácil para ninguém.
Não é fácil perceber esta ciência política.
Catarina Martins, da sua parte, vai fazer render o facto político que inventou como prova de vida. Joana Mortágua ajuda a festa chamando arrogante ao governo por causa da guerra dos professores. Nem mais. Para começar, Marisa Matias quer ser reeleita eurodeputada. E a vida não está fácil para ninguém.
12 comentários:
Amigo Calisto, a expressão correcta do saudoso Camilo não era caldeirada mas sim açorda. Ele terminava sempre as suas rábulas dizendo: "isto é que vai aqui uma açorda!!!"
Meu caro, tem toda a razão e já vou rectificar. Obrigado pela correcção.
Acho que fui levado por aquilo que o estado do BE me parece mesmo...
Calisto,
Quando mete confecção de pratos à base de peixe, eu classificaria a situação madeirense da seguinte forma:
BE--- açorda
PS---caldeirada
PSD-cataplana
CDS- assado de peixe
PCP--fritada
Outros partido----misturada de peixe para aproveitamento des restos
De nada. De facto o BE regional é uma espécie de caldeirada que não se sabe bem se é de carne ou de peixe. Está a ficar como o PS da tabanca, um verdadeiro saco de gatos em que cada gato puxa para si a melhor sardinha.
isto não passa de areia para os olhos por parte do bloco o próprio Paulinho já disse que está disposto a ser alternativa com cafofo
isto não passa de palhaçada para enganar os tontos
Vergonha este PS
Será que amanha 4ª feira Cafofo meteu um dia de ferias?
Parece que não vai por os pés na Camara e náo estará em serviço da Camara.
Cafofo está mais para lá do que para cá. Alheio aos assuntos da CAmara que até é confregedor. na Assemblei Municipal se lhe dão a palavra para responder ou apresentar qualquer iniciativa passa logo para um dos Vereadores. Está por fora de tudo. Apenas aparece na foto de coisas sem importancia.
Que tristeza.
O Almada, que foi corrido por este broquilha e pela falsa bordadeira, de cognome "conselheira de metro e meio", deve estar a rir-se às bandeiras despregadas. Vai é por-se na alheta antes do descalabro eleitoral. Até já deixou no seu blog uma despedida. https://robertoalmada.wixsite.com/website/inicio/é-preciso-deixar-as-coisas-seguirem-o-seu-rumo
O Trancoso é o mais parvalhao do BE o Cafofo já lhe deve ter prometido um tacho....
Afinal o Pai da candidata Cerdas reside na Ponta do Sol e leciona na escola a disciplina de educação física ! Qual o espanto Srs do PSD! Supresa?? True news!
Ó das 07.11,
E o que é que o senhor tem a ver com a candidaturas?
Porventura é ele o candidato?
Socialistas governam a Venezuela um exemplo para o Mundo. Os socialistas bloqueiam o desenvolvimento
Enviar um comentário