Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de março de 2019




14 de Março 2019





Promiscuidade 
em casa dos outros


Foto de família laranja nas Angústias, ontem. Convívio de outra cor aconteceu logo depois na Câmara do Funchal, com autarcas, dirigentes partidários, candidatos às eleições, uma festa. Mas sem foto.


Hoje, manhãzinha cedo, o líder do PTP Quintino Costa pergunta-me ao balcão do café se me dei conta da polémica provocada pela recepção de Miguel Albuquerque ontem nas Angústias a uma comitiva social-democrata nacional que esteve em serviço no Funchal. O presidente trabalhista falou-me das críticas espalhadas numa rede social que denunciavam a promiscuidade daquele encontro. Posicionando-se na primeira linha dos ataques - especificou - um autarca socialista de S. Martinho, Duarte Caldeira.
Respondi que não vi. Mas também tinha lidado com o assunto e contei a Quintino as minhas diligências.

Contei que ontem fui alertado para essa recepção nas Angústias. E pensei na ocasião: Albuquerque a utilizar a Presidência do Governo para encontros partidários?! No tempo da monarquia é que o governador, fosse do Partido Regenerador ou do Partido Progressista, fazia as suas reuniões mais delicadas com os correligionários na sua residência oficial, o Palácio de S. Lourenço!
No cruzamento de dados, estabeleci contacto com o Dr. José Prada, secretário-geral do PSD-M e anfitrião do homólogo do PSD nacional, José Silvano, presente no Funchal. E o Dr. Prada, sob palavra de honra, explicou-me que as reuniões partidárias, que suponho terem em vista os apoios financeiros do partido nacional aos laranjas regionais, com três eleições à porta, decorreram exclusivamente na sede PSD, à Rua dos Netos. Na altura do regresso ao aeroporto é que os visitantes fizeram questão de apresentar cumprimentos ao Dr. Albuquerque. Daí a fotografia de família nas Angústias - aliás publicada, sublinha o secretário-geral do PSD-M.
Não vi nada de extraordinários à volta destes procedimentos. E passei à frente.
Mas Quintino Costa, atento, ligou os episódios da trama. Vamos ao discurso directo de Quintino: "Depois de ver o alarido no FB, sem querer fui deparar-me com uma cena engraçada, eram umas seis da tarde, no átrio traseiro da Câmara. Estava lá uma carrinha preta, daquelas que os americanos usam nas campanhas eleitorais (e em Portugal também, digo eu). Nisto, aparece Emanuel Câmara esbaforido, de baixo, entra na Câmara e sai logo a seguir, acompanhado pelo Paulo Cafofo, o candidato europeu Pedro Marques, a candidata Sara Cerdas, uns vereadores... e o Duarte Caldeira! Então! Depois de falarem da Quinta Vigia, vi eu mesmo aquele grupo em pré-campanha eleitoral a sair de uma instituição oficial como é a Câmara Municipal. Já não era promiscuidade? E lá entraram na carrinha preta o presidente da Câmara, o Marques, a Cerdas, o Emanuel, ou seja, autarcas da casa, dirigentes partidários, candidatos, tudo!"
Quintino Costa soltou a gargalhada que o caso requeria, teceu uns comentários lacónicos e, antes de ir à sua vida, fez questão de vincar: "Diga mesmo que fui eu que lhe contei!"
Desta vez a contradição explodiu num espaço de poucas horas. Mas o caso faz-me lembrar as voltas que a política e os políticos dão. Mesmo agora. Veja-se o caso dos critérios que devem orientar os titulares de cargos governamentais durante as campanhas. Apareceu a CNE, e muito bem, a proibir que os governantes façam promessas e inaugurações de obras no tempo que falta para as eleições. Para que se não utilizem meios públicos na propaganda partidária. 
Finalmente! O que em vão se protestou na Madeira contra as centenas de inaugurações embandeiradas a cor laranja que vimos antes de cada acto eleitoral, durante 40 anos! Sem que as entidades nacionais competentes acudissem aos apelos. Agora viram a deslealdade, a batota!
Pois viram. Mas por pouco tempo. A pressão do Sargento Costa e acólitos foi de tal ordem que, uns 20 minutos depois da primeira 'ordem', a CNE voltou atrás para dizer que, sim senhor, inaugurem à vontade, mas não façam demasiado barulho.
E a gente a pensar que naqueles 40 anos...
Vão bugiar os senhores daquelas CNE's e afins, que como ontem só servem para albergar boys das cores certas.

15 comentários:

Anónimo disse...

É uma autentica vergonha o que esse PS anda a fazer...
Eu pergunto será que tiveram que ir ao WC e passarem lá na câmara...?
Que os MADEIRENSES e PORTOSANTENSES que vejam isto.
VOTO ÚTIL É NO PPD-PSD-M A DEFENDER A NOSSA AUTONOMIA
E O ORGULHO EM SER MADEIRENSES.

Anónimo disse...

Chocante é a foto mas por outro motivo: uma mulher no meio de tantos homens. Representa bem a sociedade madeirense e a simbólica representação na politica ,. Vergonha!

Anónimo disse...

PSD e PS é a mesma porcaria, pois utilizam os dinheiros dos contribuientes e os edifícios públicos para fazer a sua propaganda partidária! Temos que votar nos pequenos partidos que são os únicos que podem acabar com estes regabofes e estes desmandos dos grandes!

Anónimo disse...

Só pela denúncia do Quintino Costa, o PTP já ganhou o meu voto e o da minha família! Espero mais denúncias do Quintino para rebentar com esta "máfia no bom e no mau sentido"!

Anónimo disse...

UMA mulher?! Inadmissível! Chamem já o departamento de tachos (e potes) do ps-m! Chamem já a elisa!

Anónimo disse...

10.19
Votar no PPD/PSD ao fim destes 40anos de cagadinhas era o que faltava só se eu não tivesse juio..
Porque será que estes tachistas estão com medo de chegar ao final de Setembro pois verão os ordenados chorudos irem embora.
Prefiro um feitor Portugues qualquer pois todos somos Portugueses a esta Autonomia que só serve meia dúzia e que revolta Madeirenses contra Madeirenses.
Em Setembro será:
Graças a Deus - Tudo vai MUDAR
Graças a Deus - Que o CAFOFO vai Ganhar.

Anónimo disse...

a mulher que aparece ao contrario de outras que aparecem em outros partidos não foi imposta por Lisboa e também não veio de Lisboa

Joseph disse...

E acham que discutir estes "não casos" é política..... enfim. Entristece-me a política protagonizada por estes políticos de facebook. São fracos em tudo... menos no facebook. Nisso são experts! Estas eleições, em que pareciam haver alternativas ao governo, eram afinal tiros de pólvora bem seca.
Triste o nosso futuro quando olhamos para essa dita classe.

Anónimo disse...

Chocante é o salão nobre da Assembleia Regional servir para conferência de imprensa para apresentar um torneio de futebol.A casa mãe da Autonomia ao serviço do Clube do Presidente da A.R. que deve pensar que a casa é dele.Mais chocante ainda é o silêncio de todos os grupos parlamentares.Canha é Raquel incluídos.Vou apresentar o primeiro torneio regional de “milhada”no salão Nobre.

Anónimo disse...

E entres estes renovadinhos e os cafofianos cheios de fome, vale a pena mudar?

Anónimo disse...

É uma mulher de 1,80m ahahahah
Deixe se de tretas ou não anônima das 10:25.

Vai trabalhar Daniela Aguiar, já saltaste de tantos partidos que nem a tua família sabe onde andas . AInda bem que o senhor seu pai não está vivo porque ficaria muito triste de ver a filha lutar contra a autonomia , ficando do lado dos socialistas porque o grande senhor seu pai sempre foi um autonomista social democrata . Tenha vergonha e largue o fenix em horário laboral

Anónimo disse...

Ditadura Xuxalista não

Anónimo disse...

22-09-2019 SERÁ:

GRAÇAS A DEUS - TUDO VAI CONTINUAR
GRAÇAS A DEUS - O PSD-M CONTINUA A COMANDAR

Anónimo disse...

Ó das 09.52,

Com essa provocação, lá virá o cafofiano de serviço usar essa lenga-lenga para dizer que o Mentiras é que vai ganhar.
Aguarda que vais ter o troco.

Anónimo disse...

Há uma diferença a ter em conta: na "Quinta Vigia" brinda-se com "vinho madeira" … nos "Paços do Concelho" brinda-se com "terras do avô"