Powered By Blogger

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ambiente




Viveiro da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal





Tomei a liberdade de vos enviar o novo cartaz do Viveiro de Plantas Endémicas (exclusivas da Madeira) e Indígenas (naturais da Madeira, mas comuns a outros arquipélagos da Macaronésia), que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico começou a desenvolver em Setembro de 2010, num terreno emprestado pela Quinta Jardins do Lago.
O Viveiro é uma estrutura fundamental para a recuperação da fitodiversidade no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e no Pico do Areeiro (extremidade mais alta do Parque Ecológico do Funchal), após o incêndio de Agosto de 2010.
Os voluntários da Associação já plantaram na montanha sobranceira ao Funchal cerca de 18 mil plantas criadas no viveiro, pertencentes a 39 espécies endémicas e indígenas da Madeira.
Na época de plantação que está a decorrer (Outubro 2012 – Março 2013) já foram colocadas no solo 5700 plantas e se as condições atmosféricas o permitirem serão plantadas mais 3000 nas jornadas de trabalho programadas para os sábados 23 de Fevereiro, 09 e 23 de Março.
Entretanto, para que o viveiro possa fornecer mais plantas nas próximas épocas de plantação é importante a colaboração de mais voluntários nos trabalhos de sementeira, repicagem e mondas.
Quem estiver interessado em participar pode inscrever-se através do e-mail: viveiro@amigosdoparque.com

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal


1 comentário:

Anónimo disse...

É sempre com esmero e atenção que oiço/ leio o que este Homem com coluna vertebral diz e pensa sobre a Madeira.

Houvessem mais uns quantos e o povo superior não estaria a provar tanto fel.