Powered By Blogger

terça-feira, 27 de maio de 2014

PÉ-DE-VENTO


OS INDIGNADOS E O DÓI-DÓI
NA "NOITE DO PND"




Que oportunidade para responder a um cartaz atravessado na garganta!







O confronto físico entre Baltasar Aguiar e Eduardo Welsh na noite de domingo estará talvez ultrapassado. Baltasar demitiu-se da liderança do PND, à conta desse episódio, e o endiabrado partido, alegando as espaventosas diatribes na Câmara, saiu da coligação 'Mudança'.
Permitam-me, porém, duas palavrinhas a respeito do tão divulgado acontecimento da Rua da Alfândega, na noite eleitoral.
Sem prejuízo do reprovável que é uma cena de violência entre dirigentes políticos, ainda por cima do mesmo partido, gostaria de me dirigir aos moralistas desta terra, que não se cansam de amaldiçoar e tentar mandar para a sarjeta os protagonistas do espectaculoso pé-de-vento. Percebo que estejam a bater no peito, profundamente indignados com o mau exemplo de Baltasar e Eduardo, para mais, ao que dizem, diante de jornalistas. Mas, senhores, recomendo alguma temperança no julgamento dos pecadores. Até entre quantos ocupam lugares de responsabilidade, poucos haverá que se possam gabar de nunca terem entrado numa rixa, mesmo limitada a dois ou três tabefes para cada lado ou, vá lá, uns murros de focinho a focinho e um pontapé no traseiro. Quem nunca passou por isto, ou perto disto?
Mais atenção ainda: ninguém, julgamos que ninguém, por mais bem pintado que seja, pode garantir que de hoje para amanhã não cairá na tentação de agarrar um pardal qualquer pelos colarinhos, porque a vida difícil que atravessamos tem dias.   
A indignação que mais nos inquieta, mesmo assim, vem do Grande Meio Chefe das Angústias, em novo artigo não assinado no JM desta terça-feira. O sua excelência lá de cima puxa de todas as suas qualidades cívicas e de educação para gritar "escândalo" logo ao abrir um artigo a simular reportagem-análise sobre os incidentes na família da Nova Democracia.
Não venho dizer que o homem não tem razão em muita coisa do que faz escorrer pela última página do JM abaixo. Só que mais uma vez se nota uma falta de espelhos na Rua dos Netos, o que permite ao Grande Meio Chefe armar em Frei Tomás, chamando lorpas aos seus imensos leitores. 
O artigalho evidencia que "o episódio, sem dúvida, deixou marcas na noite eleitoral", por causa das "cenas de pugilato". E manda-se deliberadamente à "completa desorientação que grassa num partido (o PND) que tem estas figuras, que já têm protagonizado outras cenas pouco dignificantes e de alteração da ordem".
"Degradante" é como as testemunhas 'ouvidas' pelo escrevinhador das Angústias consideraram a pancada entre parceiros do mesmo partido - um partido "decadente" e "em queda política e eleitoral". 
Sem disputa, o episódio foi grave. Para os próprios intervenientes. Baltasar Aguiar, como dissemos, demitiu-se da liderança por reconhecer o alcance das coisas.
Mas também não se pode evitar uns reparos ao sua excelência que escrevinhou a moralista peça no moralista JM. 
Por exemplo, não o vimos escrevinhar nada depois do que se passou na noite eleitoral de há 7 meses, dentro da própria sede do PPD - com um deputado e um elemento da máquina laranja a travarem-se de razões com recurso ao físico, a que se seguiu espalhafatosa perseguição já na rua. 
Acontecendo noutras sedes da política, é o "escândalo". Nos Netos, não existiu.
Óbvio, é "degradante" uma rixa entre dois homens normais, ainda por cima do mesmo partido. Mas mais "degradante" seria agredir o desgraçado de um trabalhador, física e mentalmente debilitado, numas obras em Machico, valendo-se o agressor da intimidação de um Mercedes oficial e do staff da ordem. 
Mais "degradante" seria, aproveitando a superioridade numérica, dar pancada no homenzinho à entrada do Paul do Mar só porque o dito homenzinho mostrou não atinar com a cor laranja.
Mais "degradante" ainda do que uma pancadaria entre dois homens, capazes de atacar e defender, é reservar-se a coberto do ambiente febril e incitar populares de Câmara de Lobos a fazer justiça pelas próprias mãos caso os comunistas apareçam na zona.
Mais "degradante" é encorajar os depredadores da paisagem a apedrejar jornalistas em serviço à roda das pedreiras da ilha.
Era só.

15 comentários:

Anónimo disse...

Calisto esqueceu-se do PENEDO DO SOCO?? O que é que diria o chefe das angustias quando o seu protegido João Cunha e Silva andou aos murros com o Sequeira? Vou reflectir...

Miss take disse...

O PND só existe porque AJJ é presidente do Governo e do PSD. O que lhes move é "dar porrada" em AJJ. E têm-no feito ao longo destes anos, provocando e gozando de toda a forma e feitio.
Tiveram este deslize e em política AJJ não perdoa os seus adversários e quando pode cair em cima, cai, mas cai mesmo.
"quem semeia ventos, recolhe tempestades", "Quem vai à guerra dá e leva", "quem não quer ser lobo não lhe vista a pele", etc.

Anónimo disse...

O problema das "virgens ofendidas"é nunca poderem rastejar o suficiente rápido para chegar aos calcanhares dos dois elementos do PND.Espero que continuem "provocando e gozando de toda a forma e feitio",se é isso que incomoda,ainda bem que são assunto de dissertação no pasquim da sabujice....

Anónimo disse...

Entre uns e outros não sei quem é melhor. E digo isto como madeirense preocupado com o futuro.
Os "PPDs" já sabemos o que são, mas bloguinhos como este e outros e a dita imprensa de "qualidade" não são nenhuns santos. Hipócritas!

Antero Peixoto (funcionário bancário) disse...

Sr, Calisto, Viva o glorioso! Sabe que há quem diga que esta cena teve a ver com questões pessoais/familiares/patrimoniais entre ambos e nada, mesmo nada com partidos ou política ou eleições?O sr. Calisto acha que o inglês Welsh, grande financiador do PND, é que sairia? Se ele saisse o PND acabava. Esperemos por boas novidades da Turquia, caro Calisto para o nosso glorioso.

Mao Tse Tung (cidadão de esquerda sem partido) disse...

Este Jaime Ramos é um cancro da politica madeirense. Não sei como é que o PSD com estas derrotas todas não despachou este indivoiudo que viveu durante anos das obras, do cimento, dos empreiteiros, mas que agora até anda com processos nos tribunais por causa dos calotes. Candidato ao PSD? Oxalá que seja, eu até acho que os militantes do PSD deviam votar nele, todos. Era a única forma de nos vermos livres de vez do PPD. E mais cedo do que pensamos. Diga-me sr. Calisto: você que é um "furão" já descobriu quem anda por detrás ou associado a esta pretensa candidatura. O JR continua a ter acesso aos ficheiros dos filiados do partido, pode manipular o esquema, pode boicotar os pretensos delfins que ele entender. Quem serão os seus apoiantes? Veja lá se descobre caro Calisto

Anónimo disse...

Que susto!

Anónimo disse...

Era de bom tom revelar de igual modo os nomes dos PSDs que se degladiaram há uns meses, na sede do PSD.
E quando à lista de pancadarias, faltou aquela do AJJ ter pontapeado pelas costas o individuo que lhe atirou com cerveja, depois deste estar imobilizado pela escolta presidencial. Imagens da RTP-M.

Luís Calisto disse...

Nomes do pé-de-vento na sede do PSD: José Pedro Pereira e Rui Coelho.
Divulgámos na altura.

Lido disse...

O welsh se fosse esperto deixava o pnd e ia tratar os negócios da família e gerir o dinheiro fresco que entrou via CR7 e via da venda do prédio onde era a Ford

Anónimo disse...

Caro Calisto, aqui mostrou claramente a sua parcialidade por este partido em pura decadência!
Se dúvidas houvesse sobre a sua falta de isenção, no teor de todas as notícias por si relatadas, algumas delas falsas e até antes de acontecerem sobre a CMF ficamos esclarecidos.
Imaginem só se a pancadaria de adultos responsáveis, candidatos ou dirigentes partidários (ou seja de quem deve ser exemplar) fosse de outro partido da coligação, nem consigo imaginar o que escreveria!
Vá lá por um creme nas nódoas negras no seu amigo Baltazar e pense no que é jornalismo isento

Luís Calisto disse...

(Resposta interdita às pessoas decentes)

Parcialidade... falta de isenção... notícias falsas...

Parágrafo único: Oh 'caro' comentador ANÓNIMO! Do que você não me pode acusar é de cobardia, já que dou a cara pelo que escrevo - em contraste com o comportamento de você, medricas de uma figa!
a) Quanto às acusações palermas que me dirige, quando você deixar de ser o cobarde que ataca sob anonimato para não levar com o contra-ataque da ordem, aí respondo-lhe a essas 'parcialidades' e 'falsidades' todas. Desconfio até que já estou na pista certa. Que filete!
Até lá, vá coçar o cotovelo para o raio que o parta, para não dizer que vá para o...
Bom, fico por aqui, não vá alguma pessoa decente ter insistido em ler até ao fim esta literatura de sarjeta.
Luís Calisto

Anónimo disse...

Parece que o anónimo das 22h49 acertou tal é a reação do autor do blog, num verdadeiro estilo Jaimista.
Acrescento que o autor do blog deve ter o ombro cansado por ter emprestado para o choro do ex vereador ditador

Jorge Figueira disse...

Meu Caro Amigo Luís Calisto
Ao contrário daquele anónimo que lhe dirige acusações, próprias de gente em estado de necessidade, dou-lhe exemplos: um naufrágio, um incêndio ou um terramoto, a mim, que, há muito, ando por fora ficou-me uma dúvida no espírito.
Vi no DN local, em artigo de opinião da autoria de um candidato a líder do PPD/PSD-M, referidas as Mil e Uma Noites com a citação do Ali-Bábá. Haveria ali, em linguagem figurada, a referência a algum ilustre companheiro do partido? Caso tenha algum fundamento este raciocínio, ele configurará bem mais dor do que um "murro nas ventas" de alguém?
Dir-me-á que é dúvida tola.Aceito.
Não querendo ou não sabendo responder talvez algum "corajoso anónimo" me desfaça a dúvida.
Admito que possa vir sob a forma de insulto. Nada a que já não esteja habituado. Um abraço Jorge Figueira

Mao Tse Tung (cidadão de esquerda sem partido) disse...

Calisto, você liga a cada FDP. Acho bem que publique esses comentários anónimos de cabrões que nem têm coragem em casa mas dizem cá fora que mandam lá dentro. Mas radicalize a linguagem da resposta. Viva o Marítimo (já agora o Welsh não estaria disponivel a investir 1 milhão no Marítimo do dinheiro recebido do Ronaldo?)