Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de maio de 2014

VIDA MUNICIPAL


PAULO CAFÔFO JÁ TEM 
NOVA EQUIPA PRONTA


É o que nos garantem fontes abalizadas na matéria. Os novos nomes não saíram hoje em consideração pelos vereadores que saíam. É novidade para nós, mas dão-nos como certo. Quanto às secretárias dispensadas, 'dura lex sed lex'.



Fonte próxima da vereação executiva funchalense faz-nos um esclarecimento relativamente à nossa notícia anterior na qual apontávamos dificuldades de Paulo Cafôfo para reconstituir a sua equipa municipal. Esclarecimento que responde também aos nossos comentários sobre a dispensa das secretárias que trabalhavam com os 3 vereadores hoje mesmo demitidos formalmente, por iniciativa deles próprios.
Quanto a este segundo assunto, a questão é de ordem legal: sai vereador, sai toda a equipa. E é verdade, como aliás dissemos. Na nossa notícia, quisemos fazer ver que há maneiras de tratar os profissionais com razoabilidade. Mas, com efeito, a questão legal é que manda. Assim sendo... 

No tocante ao novo adiamento dos nomes para os lugares da vice Filipa Jardim Fernandes e dos vereadores Edgar da Silva e Gil Canha, a justificação é simples: o presidente Paulo Cafôfo achou que seria deselegante para os demissionários instalar os substitutos nos cargos estando eles, demissionários, ainda na Câmara.
Tem toda a lógica. Embora, para nosso gosto, a dinâmica devesse ser outra: os vereadores demissionários saíam e, acto contínuo, entravam os novos ao serviço. É assim em todo o lado. Rei morto, rei posto.
Mas aceitamos os cuidados do presidente. Por causa de uma semana, não vamos falar de um vazio de poder.
Ainda por cima, a nossa fonte garante que há gente a seguir na lista com competências para os cargos que ficaram desertos. 
Francamente, temos dúvidas, pelas razões que expusemos na já citada notícia anterior. Mas se os responsáveis estão tranquilos nesse capítulo, não seremos nós a dar azar.
Ainda quanto à demora na transição de protagonistas dentro da vereação, e conforme as entrelinhas da nossa fonte, descortinámos algum desconforto na equipa que fica, decorrente do facto de os titulares cessantes, depois de haverem anunciado a sua saída para segunda-feira passada, terem protelado esse acto para ontem, quinta-feira. Cumprindo o prazo que estabeleceram, Paulo Cafôfo já poderia avançar com a equipa na reunião de ontem. A semana de vazio, de ontem até a próxima quinta, fica portanto a dever-se a quem saiu, segundo a nossa fonte. Que, moderadamente, esboça o contra-ataque: se os 3 demitidos estivessem preocupados com a 'Mudança', como diziam, não tinham obrigado à demora de 8 dias.
Entendemos que o presidente, ao perceber que as renúncias não eram entregues na segunda-feira, deveria ter sensibilizado os elementos de saída para não deixarem arrastar o processo até à reunião da quinta-feira, para que se pudessem instalar, na reunião desse dia, os novos vereadores. 
Mas são águas passadas. O importante é que a cidade não pare. Se a equipa municipal se diz optimista quanto aos resultados da profunda remodelação, cá estamos nós prontos para ajudar. Ou pelo menos para não complicar.
Que venha a próxima quinta-feira. Nessa altura, os nomes já serão mais do que conhecidos, porque a imprensa não dorme. Será esse o primeiro dia do resto do mandato, como diria La Palisse. Um resto de mandato em que as dificuldades não se limitarão às tricas internas, como até aqui. Longe disso.

8 comentários:

Anónimo disse...

Entao houve pressa para despachar as secretarias e nao para a nova equipa?
Desde ontem o presidente ja pode convocar os novos vereadores,que ja deviam estar na Camara a trabalhar e a conhecer os serviços.Mesmo se oficialmente nao pudessem despachar.
Aliás segundo sei nao há lugar a tomadas de posse, nem na reuniao de Camara.
Por isso, o mais certo, é que ainda nao está defenido quem vem.Para acabar com um problema é apresentar a soluçao de imediato.E a soluçao, neste caso, é apresentar de imediato os novos vereadores.

Anónimo disse...

O rei vai nu eheheheh

Eu quero aplaudir disse...

"Mudam os porcos mas o chiqueiro é o mesmo"

Anónimo disse...

Sr Calisto, segundo as minhas fontes os três vereadores que sairam, na segunda-feira dissseram ao Presidente que por razoes de respeito para com todos os outros vereadores, incluindo os da oposição, apresentariam formalmente na reunião de quinta-feira a sua demissão,mas que estavam dispostos desde segunda-feira a passar as pastas a quem o Presidente indicasse. Ninguem pediu nada, ninguem os procurou para passarem as pastas, denotando que até na saida e substituição de elementos da sua suposta equipe o Sr PResidente nao sabe liderar. Querer agora atirar para quem sai as responsabilidade de atrasar mais uma semana é no minimo desonesto. Sr Calisto não sei quem são as suas fontes, mas se são os assessores do Sr PResidente da Camara, parece que estes continuam a lutar contra a propria "mudança", nem na saida de 3 elementos que supostamente eram da mesma equipe têm o minimo de elegancia!

Luís Calisto disse...

Obrigado pela achega, que fica devidamente registada.

Anónimo disse...

Já se passaram quase 24 horas desde que asseguraram ao senhor Calisto que o presidente Cafofo já tinha a equipa pronta. Onde está essa equipa?

Luís Calisto disse...

Faço minha a sua pergunta. Estamos perante um parto difícil.
O Vaticano não demora tanto tempo a libertar o fumo branco!

Anónimo disse...

Vamos a nomes:
Maurício Marque, ao que parece, não está inclinado a aceitar o cargo de vereador.
O prof. Domingos, embora o seu radicalismo, será uma boa escolha para os pelouros anteriormente detidos por Gil Canha.
O caso mais bicudo será de Andreia Caetano, assessora de Cafôfo e com papel importante na borrasca que se abateu sobre a CMF. Qual será a sua legitimidade como vereadora ?