Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de maio de 2014

VIDA MUNICIPAL


CAFÔFO 'DESPACHA' SECRETÁRIAS
DOS VEREADORES QUE SAÍRAM



Secretárias dispensadas e dificuldades para arranjar vereadores para pelouros delicadíssimos - assuntos na ordem do dia municipal 

O ambiente carregado que há muito se instalou nos corredores e gabinetes da Câmara do Funchal não há maneira de se dissipar. Mas parece que os executivos e colaboradores que ganharam a recente guerra, com direito a ficar nos cargos, vivem apostados em alimentar o mal-estar. Já é gosto de complicar.
Esta tarde, a origem do clima irrespirável era a notícia de que as secretárias dos vereadores que apresentaram a renúncia receberam 'guia de marcha' para os lugares que ocupavam antes. 
Cumprindo ordens superiores, o director dos Recursos Humanos, João Neto, chamou as profissionais em causa ao seu gabinete, na torre dos Paços do Concelho, e deu-lhes a nova: a partir de agora estão dispensadas do serviço de secretariado, pelo que voltam imediatamente aos lugares de origem.
Trata-se de um procedimento que não é anormal. Mas há muitas maneiras de conviver em sociedade e na vida pública. O lugar de secretária constitui um pulo de prestígio na carreira, que insufla o brio profissional de cada uma. Os vereadores, quando entram em funções, têm direito a escolher o staff. Acontece que muitos têm sido os casos, como agora com a 'Mudança', em que o executivo eleito escolhe uma secretária da vereação anterior, o que consiste numa impagável manifestação de confiança com reflexos infalíveis na produtividade da pessoa distinguida. Mas é lícito a escolha de novas secretárias, ninguém está a dizer o contrário.
O que não cai bem é, sem uma palavra prévia do presidente da Câmara ou, vá lá, do seu chefe se gabinete, uma pessoa - 'olhar pelas pessoas' é olhar para todas as pessoas - uma pessoa ser chamada para receber friamente a novidade da sua dispensa. Há secretárias nesses lugares há 15 e há 20 anos, o que revela competência e dedicação.
Eram comentários sobre esta desfeita profissional que corriam nos corredores e secções da Câmara, sabendo-se que havia lágrimas expostas e contidas algures nos Paços. Até que a mensagem chegou ao 'céu' e então saiu uma determinação: que as secretárias se apresentem amanhã no gabinete do presidente. Para um louvor arrancado a ferros, presume-se.
Perguntava-se baixinho: como é que eles sabem que os futuros vereadores não quererão trabalhar com estas secretárias?
Associado a mais este 'espalhanço', corre um inevitável burburinho: que a ideia é criar lugares vagos para os novos vereadores poderem meter mais boys e girls no apoio à equipa executiva.
A modos que o que resta da Mudança não se dá senão a criar problemas. Dar origem a falatório parece promessa feita a algum santinho. E isto depois da encarniçada polémica em torno dos nomes entrados para a equipa de apoio ao próprio presidente!

Vereadores, precisam-se

A expressão sorumbática do presidente, que não passou despercebida na reunião de vereadores de hoje, foi portanto premonitória para o que se passaria na parte da tarde.
Quando devia exultar de satisfação, já que recebia o que tanto ansiava, a renúncia dos 3 elementos da vereação a quem pedira que saíssem - Filipa Jardim Fernandes, Gil Canha e Edgar da Silva -, Paulo Cafôfo passou uma reunião inteira de "moral em baixo", como nos relataram mais de um vereador.
É capaz de ter a ver com as dificuldades em colmatar as lacunas resultantes das 3 saídas. Garantiram-nos que Maurício Marques não faz a menor tenção de entrar. Assim como alguns dos seguintes na lista. Ora, a lista foi composta de 11 elementos efectivos. Daqui a nada será preciso recorrer aos 11 suplentes. 
Com sinceridade, gostaríamos de estar enganados. Porque está em causa um município com a importância deste. Cafôfo tem nas mãos para entregar os mais importantes pelouros da Câmara - obras e urbanismo, habitação, área social, finanças. A lista foi constituída com gente capaz de assumir essas delicadas competências. Agora, na selecção de nomes para candidatar, há 7 meses, ninguém neste mundo poderia adivinhar o tsunami que chegaria ao fim de 6 meses. Se alguém adivinhasse, então não colocariam na lista elementos para encher, como todos os partidos fazem.
É humano que Paulo Cafôfo esteja preocupado. Mas, como tudo fez para 'livrar-se' dos 'obstáculos', terá soluções na manga.
Fácil não será, porque, se o fosse, teria avançado já hoje com os nomes dos novos vereadores, para fazer esquecer automaticamente os que saem. Não pediria mais uma semana de espera.
Que as musas inspirem Paulo Cafôfo.

6 comentários:

Anónimo disse...

O problema deste presidente é que tem como seus dois principais conselheiros duas pessoas que têm o dom do "toque de midas" ao contrário. Os seus currículos comprovam que em tudo o que tocam... dá bode.

Anónimo disse...

Se fue!

Anónimo disse...

Só os vereadores tinham o direito de aprovar a continuidade ou não das secretárias. Intromissão descabida do Presidente, cada vez mais afofo.


Mauricio não aceita, pois a vereação iria absorver, e ficar sujeito a críticas... (é melhor criticar do que se expor e fazer) Mas era uma oportunidade para mostrar o que vale! Assim não vale...

Anónimo disse...

Sr Calisto, pegando na ultima frase do seu texto "que as musas inspirem Cafofo" acho que isso só no filme "Missão impossível II" porque a mulher que o aconselha nas decisões, de "musa" não tem nada e as outras 2 cabeças que pesam e decidem por ele nunca seriam "musas" pois são dois parasitas da política rasca!
Acho que este Senhor só tem uma solução - rezar para que deus o ilumine e lhe de o dom da liderança, ou o discernimento de ser homem e se demitir....

Anónimo disse...

ao anonimo das 22:40

Na cozinha:
- Mamãe, o bolo já está pronto?
- Não sei filha, olhe você. Só não vai me abrir o forno, que o afofo te queima os cílios!

afofo: Bafo de ar quente que sai do pastel ou do forno.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10.45.

Trata-se obviamente de Cafofo e não de afofo.
A rapidez da escrita deixou cair o C.
Só o Cafofo não cai e continua com afofos