Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Novo Governo


'A MADEIRA A CANTAR'

Antes, era na edilidade funchalense. De futuro, a nomenclatura passará a ouvir cantar os reis nas Angústias. Era o Funchal, agora é a Madeira a cantar.



O povo está perplexo, a começar pelos próprios militantes social-democratas mais informados. Mas os novos capatazes não dão explicação nenhuma para o arraial de salsada que marca a preparação da nova temporada política na Tabanca


A construção do executivo Albuquerque e as escolhas para cargos no parlamento fazem recordar os tempos do PPD municipal: concursos para o povo cantar, piano bar no Teatro, altares de São João, fecho de umas ruas ao trânsito e pontapé para a frente.
Já nos perdemos no meio da bagunça que tem agitado a Região no último ano, processo da sucessão no Laranjal. E nem sequer queremos recordar os solavancos daquela corrida dos delfins, espécie de carro do Négus a galgar à louca o empedrado das vielas impossíveis que subiam até à Rochinha.
Como se tem visto, aquilo é uma 'renovação' parlamentar a dar nas vistas, com Tranquada, Miguel de Sousa e Jaime Filipe - sem esquecer os anúncios pagos por Miguel de Sousa para literalmente enxovalhar Albuquerque, na campanha interna. 
Quanto ao governo, é Pedro Calado que representa o espírito de mudança, depois é Pedro Calado que nem sequer entra para o governo, à pega com Sérgio Marques, que por sua vez, depois de ter feito campanha picuinhas fixa no Delfim favorito, ultrapassa os apoiantes deste último e impõe-se como número 2 do governo. E Albuquerque não explica ao povo isso de Calado, aquilo de Sérgio.
Depois é a economia que fica com este, que entretanto se divide por uns quantos membros do executivo, que finalmente cai nas mãos de Jesus - e aquela gente sem uma justificação que aplaque os receios de hecatombe.
...Mais competências que vão para este e depois voltam para trás para aquele, informação prestada aos órgãos do partido depois de até cães e gaivotas da capital saberem tim tim por tim tim o que se passa lá dentro - um festival de barracada e insegurança.
E são nomeações que não lembravam ao diabo, um desfile de nomes e caras como no charme da passagem de vedetas pela night mais in. E ainda uma recuperação de chefes de gabinete que eram da confiança anterior. Agora surge Bruno Pereira outra vez na ribalta, e, se as suas qualidades não são chamadas para aqui, os votantes no PSD mereciam uma simples enunciação de argumentos para explicar a reviravolta.
Se o espectáculo da chamada de nomes ao palco é anedótico, aquilo lá dentro é um túmulo ao nível de explicações para cada trapalhada. Compreende-se: nem eles sabem o porquê daquilo, acontece porque sim. Ganharam, fazem legitimamente as trapalhadas que querem e não têm que se explicar a ninguém. O povo votou neles... 
Tal como o 'outro' dizia. O povo legitimava-o nas urnas, então podia chamar maricas, bêbedos, cubanos e nojentos a quem lhe apetecesse, ou pôr na rua do emprego quem olhasse um pouco mais acima.
Esse, o 'outro' que, sem o menor escrúpulo, gasta até aos últimos cêntimos do erário com uma viagem lá por fora, saindo como entrou no PPD em 1974: um desconhecido.
Sai e não se percebe que alguém esteja interessado - a não ser o Bloco de Esquerda - em pedir investigações para se saber o seguinte: com tanta 'obra' feita à custa de tanto dinheiro lisboeta e europeu, como é que ficamos ainda com 7 mil milhões para pagar? Quem é o responsável pelo descalabro financeiro de 40 anos?
Pois, disto não se ouve Albuquerque falar. Não nos disse ainda como é que vai arranjar perto de 500 milhões para assistir anualmente ao serviço da dívida (geramos 800 milhões de receita...). Ou por que pontas irá combater a situação de 23 mil desempregados. Ou a pobreza extrema que alastra nesta terra - enquanto o 'outro' come e bebe nas Europas e Albuquerque continua inebriado pela ascensão ao poder. Deliciado a ver como as pessoas se põem em bicos-de-pés a ver se vêem também a imagem na tv e nos jornais, com cargo de destaque na nova nomenclatura.
Que visão mais embaciada! Aquela importância! Uma provinciana escadaria político-social a roçar o céu e que afinal cabe em tantas autarquias do continente. 
Mas, se lhes dá gosto e gozo, aproveitem. Afinal, a Tabanca do 'outro' não se encontrava em vias de extinção, está para durar.

28 comentários:

Anónimo disse...

Uma Vergonha estes Tachos.
Indivíduos que andaram a Enxovalhar o Albuquerque por todo o lado,!
O Bruno tanto choramingou lá conseguiu... não tinha Emprego,etc..
O Albuquerque tem que explicar aos Militantes
estas escolhas, julgo que terá que repatriar independentes para as Próximas Campanhas Eleitorais.

Anónimo disse...

Não é de agora, mas mantenho a opinião: é aqui neste pedacinho de liberdade que se podem ler as melhores análise políticas cá do burgo. Definitivamente o Diário emigrou. Tem contas para pagar que não lhe permitem noticiar com acutilância e competência. É triste, mas é a verdade. O Diário optou por fazer de conta que nada de significativo está em curso. Os madeirenses mereciam mais do Diário. Lamentável!!!
Quanto ao processo de composição deste governo, enfim, é o "Santana Lopes cá do sítio" no seu melhor... pelo menos até que a "dialéctica democrática" se esgote na sua própria insuficiência governativa. Há outra explicação pela manutenção da estrutura anterior e as opções políticas que se vão conhecendo? Não! Não há! Não existe qualquer renovação!

Anónimo disse...

E a Confiança Política que é determinante para os Diretores Regionais, já não é necessária para Brito e Jesus e Lilia Bernardes? Ou então já estão convertidos até ver... Sim porque os amigos destes, estão para os lados do Éden...e a boca por vezes foge da confidencialidade dos gabinetes...

Anónimo disse...

Nesse descalabro financeiro pactuou o futuro Secretario Regional que antes no Orçamento ajudou a esconder o Buraco do Meio Chefe. Bonitinho . Mas como ele tem pouco jeito para falar...nao diz, não justifica e pronto. Dizem que foi Passos Coelho a impor o Secretário...mas não terá efeito nenhum pois Passos Coelho vai perder para Costa... Estratégia apeada...

Anónimo disse...

quem não soube gerir a quinta das rosas vai saber gerir o jardim do atlântico?

é o governo do cheiro.

fulano gosta de por todos em sentido quando passa cheira-me que dá um bom secretário da educação.

cicrano gosta muito de melões de regar à noite cheira-me que dá um bom secretário da agricultura.

este é só pose, fatinhos e manias, não fosse o coito e aquele escritório já tinha fechado há muito. cheira-me que é o gajo ideal para rainha de Inglaterra.

fala-se em acordos comerciais

"Acordo Comercial entre a Madeira e a Colômbia? "
http://placacentral.blogspot.pt/


oohhhh povo povo.....não te cheirou à distancia onte te estavas a meter?!!????



Anónimo disse...

Há muito que eu dizia que o Albuquerque é pior que o jardim. A Madeira não renascerá nas cinzas, amigo Calisto, antes pelo contrário, agora das cinzas ficará pó e desaparecerá.
Quando será que o Diário se torna imparcial?
Já reparou que antes o Jaiminho era mau, era filho do Jaime, não prestava, todavia o diário agora já diz que um parlamentar experiente e com todo o mérito. Isto é um escândalo a adjetivação que os jornalistas usam para descrever.
Já alguém reparou na morte da JSD?

Anónimo disse...

o Dr. Albuquerque ainda vai convidar o Dr. Cunha e Silva e o Dr. Manuel António vão ser candidatos a deputados da Assembleia da República e o Dr. Alberto João ao Parlamento europeu...

Anónimo disse...

Caro Calisto, desta vez chegou a todos, e bem, com toda a razão!
Aos 6 comentários anteriores, concordo.

Anónimo disse...

Este blog não era para encerrar quando o Alberto saisse do governo?

Eu, o Santo disse...

Anónimo das 12:22.
Que convide AJJ para diretor regional de assuntos parlamentares ainda acredito.
Os outros dois não podem ser pois são concorrentes ao cargo de presidente do PSD-M nas próximas eleições, sendo que um deles é extremamente detestado pela população.

Para ser sincero com os nomes que estão a ser difundidos para chefe de gabinete e diretor regional, parece que MA quer ir para o hotel onde todos os dias há bacanais só com machos... Alguém consegue conceber outra justificação racional?

Anónimo disse...

Onde andavam estes diretores e Secretários iluminados pelos MA na altura da campanha eleitoral e nas internas do PSD também foram de porta a porta e à Saída das Igrejas. Isto é uma vergonha Dr. Miguel Albuquerque, desta maneira não é RENOVAÇAO mas sim CONTINUAÇÂO Dos mesmos com TACHOS garantidos ESTA TUDO NA MESMA . PSD Miguel Albuquerque e Rui Abreu, NUNCA MAIS GANHA ELEIÇOES. Daqui a SEIS MESES o Resultado vai ser piores que nesta Eleições da Coligação Mudança
Abre o Olho MA RA

Anónimo disse...

Sr. Calisto, a nossa ilha está a ser pilhada, por pessoas que deviam tratar do futuro dela, mas que estão a precaver os seus futuros pessoais. O país está perdido, o Passos Coelho sabe que vai perder e está a fazer tudo para que alguém se lembre dele quando a bomba rebentar novamente nas mãos do PS. Juros negativos? Já pensou no que isto significa em economias terminais? A renovação foi apenas uma apólice de seguro para a elite política da madeira. É muito triste...

Anónimo disse...

O Tachista do Bruno Pereira já tem lugar garantido. Isto é uma Vergonha dar Cargos Direção a quem apunhalou Miguel Albuquerque pelas Costa. Já agora arranjem uma Presidência para o Manuel António e Cunha e Silva. Porque assim os estacionamentos do Instituto do Vinho ficam garantidos.

Anónimo disse...

Há um futuro vice-presidente de bancada que em 2012 escrevia barbaridades no Facebook... sobre "pó branco"... a propósito não sei bem do quê... mas eu cagora começo a imaginar... e fico com muito receio que ele sabia do que falava.

Anónimo disse...

...MFA diz que tem como objetivo reconquistar as Câmaras perdidas pelo PSD-M nas últimas autárquicas ...chama paro o governo BP responsável pela perda da maior autarquia da RAM. Boa! "Fantástico melga"!

Anónimo disse...

Anônimo das 13:28, agora fiquei curioso

Anónimo disse...

Calisto se as eleições fossem hoje............

Anónimo disse...

O que esteve mal aqui foi o processo ter transpirado para o exterior.
Todas as formações de governo devem passar por convites e recusas, avanços e recuos, etc. Nada de dramas. Bruno é mto operacional e outros de outras listas vão contribuir para a competência do governo e maior unidade do partido. Agora parece já ser moda dizer mal do Albuquerque ...É bom estar sempre do contra? Parece que da prazer...

Anónimo disse...

A indicação de Bruno Pereira prova que o cargo de diretor regional não depende de confiança política. O resto é conversa de tachistas.

Anónimo disse...

Tenho que concordar com a maioria dos comentários : o futuro governo está em roda livre. Maus tempos se adivinham, e a renovação foi-se. Depois de Outubro novo 'ajustamento' nos espera. Ainda por cima com um governo fraco. Haja estômago.

Anónimo disse...

Fdx, o Bruno??? Não tenho nada contra ele, aliás, até o considero simpático. Mas porra, dar um tachão a um gajo que (embora sobre ameaças) apunhalou MA. Um gajo ou é homem e mantem-se firme ou é um rato.

Anónimo disse...

Nem falo do Bruno, falo de todos os outros que nem competência para estar na rua a falar terem estes cargos. Este governo é o pior que há memória e ainda nem tomou posse, nem quero imaginar o dia 21 como será. Isto parece um filme de terror.

Anónimo disse...

A ideia de que um serviço de 500 compara com receitas de de 800 é demagogia.
Isto porque, desde que haja credibilidade há refinanciamento da dívida.
o orçamento passa a ser de 1.250 onde se inclui um refinanciamento de 450.
Dessa forma, o "custo" real da dívida, no ano em questão é de 50 e gradualmente vai-se pagando...
Já Sócrates dizia ser assim do alto da sua catredra de Paris.
Então agora, com o dinheiro a custo zero, tudo é mais simples.
Não sabemos até quando.
Mas o que é importante é que o refinanciamento seja sempre inferior à dívida ou seja, se o défice orçamental for inferior a zero ou seja, de houver um saldo orçamental (1 ou 2%) que se vai aplicando na redução da dívida.
O problema da Grécia é que nem ai chega...

Anónimo disse...

Ó anónimo das 17.21... muito bonito o seu raciocinio do refinanciamento da dívida, mas falta-lhe uma coisinha: quem vai autorizar esse refinanciamento e a que custos para a Autonomia ? Por exemplo, passar a gestão da Zona Franca para Lisboa como já se fala nos meandros do Ministério das Finanças ??? Vamos ter nos próximos 4 / 6 anos a mesma bomba ao retardador que foi o atual governo de Passos Coelho. Com ou sem refinanciamento....

Anónimo disse...

Anônimo das 14:40. Vou citar para que analise e conclua. Em 16/7/2012 tal personagem escrevia assim (citação): "O tonto do viciado armado em sumidade que vá cheirar uns riscos a ver se apanha uma 100% pura e deixe de aparecer a falar do que não sabe, nem nos maçar colibris tontos (plágios completos), crónicas bacocas e comentários absurdos e ocos".
Que dizer desta preciosidade? É para ter receio, não é?!

Anónimo disse...

Ainda há gajos a defender a dívida. e que tal tu pagares a minha parte?
Se calhar até acha que os dirigentes dos bancos são parvos... "vamos refinanciar a divida a gajos que não a conseguem pagar se os juros subirem! para depois ficarmos a arder... e os gajos subirão os impostos para nos salvar!"
Explica-me lá como é que nesta história o povo madeirense aparece beneficiado?
E que tal em vez de apoiares esquemas danosos (i.e., defenderes a "continuação"), criares ideias para aumentar a riqueza da região (i.e., apoiares a "renovação" ou a "revolução")?

Anónimo disse...

Anónimo das 19:18, afinal de contas, quem e sobre quem é que foram ditas essas palavras? Isto de escrever coisas à toa estamos todos fartos e isso cheira a mais uma treta!

Anónimo disse...

Anónimo das 21:07, pergunte ao Mário Gouveia ou ao Jose C F Minas. Vá lá... investigue!