Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de abril de 2015


"Madeira de Lés a Lés" reabriu 
duas veredas no Faial

O grupo “Madeira de Lés a Lés” capitaneado pelo amigo Rocha, de Machico, esteve ontem (sábado) empenhado em mais uma ação de recuperação de trilhos, neste caso na freguesia do Faial, concelho de Santana.
Logo pela manhã os 15 participantes subdividiram-se em duas equipas.
Uma avançou pela levada de Água d’Alto, a partir da estrada regional Faial-Santana, e após cerca de 500 metros a desobstruir o caminho paralelo ao aqueduto, embrenhou-se na vereda que desce até ao sítio das Poças.
A segunda equipa iniciou o trabalho no miradouro próximo do Cortado de Santana, limpando o talude, que estava coberto com silvado e pejado de lixo. Progredindo vertente abaixo, os oito elementos empenharam-se na limpeza do matagal e no corte das acácias atravessadas sobre o velho caminho pedonal, que durante séculos foi a principal via de comunicação entre Santana e o Faial.
Depois de aproximadamente quatro horas de árdua atividade, as duas equipas encontraram-se nas Poças.
No fim da jornada de trabalho o grupo “Madeira de Lés a Lés” confraternizou no Jardim do Tojal, sobranceiro à Baía do Faial.
Graças ao trabalho voluntário deste grupo de cidadãos, que tive o grato prazer de acompanhar, voltou a ser possível percorrer duas veredas (1,5 Km), que proporcionam extraordinárias vistas desde a Ponta do Clérigo até à Ponta de São Lourenço.








Texto e fotografias: Raimundo Quintal

Sem comentários: