Divulgamos um texto do site Clube de Jornalistas
assinado por
Ribeiro Cardoso, autor de
"Jardim, a Grande Fraude", sobre a petição
a
favor da atribuição da Ordem da Liberdade ao
nosso eterno companheiro
Tolentino de Nóbrega
- bem como o link para 5 capítulos da referida
obra, com
inúmeras citações de trabalhos do
então correspondente do Público, retratando a
relação jardinismo-jornalismo.
Excertos do Livro “Jardim, a Grande Fraude” (PDF)
3 comentários:
O problema é se o Mário Gouveia discorda
Caro Calisto,
Tinha prometido a mim mesmo não dar para o peditório das relações do JM com Jardim.Bem vês, o tema faz-me lembrar aquela coisa castanha que só é inodora quando está quietinha. Porque, no mais das vezes, é tratado sem ponta de rigor. E porque o preconceito e a meia-verdade são sempre inimigos da seriedade de propósitos.
Acontece que expliquei ao Ribeiro Cardoso, quando com ele falei, que os famigerados bilhetinhos de Jardim só o responsabilizavam a ele. Uma vista de olhos às edições do JM permitiriam ao Ribeiro Cardoso verificá-lo. Não obstante, o interesse narrativo, ou de outra ordem, do autor do livro levou-o a omitir um facto que tem para mim a relevância das coisas verdadeiras, e que ajuda a explicar muito do que veio depois.
Já agora, e se me permites, aproveito para sublinhar que não me revejo nem no conteúdo, nem no tom que dele sobressai, da minha conversa com Ribeiro Cardoso. Não fiz o mea culpa que a habilidade de RC faz supor. Limitei-me a procurar ajudar a construir uma narrativa tanto quanto possível expurgada de meras aparências. Falhei, como se vê. As intenções do escrevente sobrepuseram-se à objectividade. Mas, quanto a isso, nada pude fazer.
Rui Nogueira Fino
Caro Rui Fino
Com todo o gosto junto o teu esclarecimento à peça em apreço.
Enviar um comentário