Powered By Blogger

terça-feira, 18 de abril de 2017

Cantando e rindo, Dr. Prada volta a fustigar a 'Mudança'



Vamos lá a contas - Parte II 
- Alguém mete água…

O órgão oficial de campanha do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, há cerca de 10 dias atrás, ter-se-á apercebido que não tinha uma notícia para a promoção do seu candidato e ter-se-á lembrado de fazer parangonas garrafais de primeira página com a “Câmara trava aumento do preço da água no Funchal”.
No interior, lá tenta explicar informando que a CMF dera parecer negativo à actualização do tarifário dos serviços praticados pela ARM e prometia recorrer a todos os meios para evitar que os aumentos se repercutissem na factura dos funchalenses.
Continuava a dita “notícia” que o aumento previsto para a água era de 21% (de 24,4 cêntimos para 29,6 cêntimos, por metro cúbico). No caso dos resíduos, a ARM teria proposto um aumento, pasme-se, de 330% (dos 22,82 euros para os 75,4 euros).
Ora, a ARM veio, logo no dia seguinte, fazer um esclarecimento que não teve honras de primeira página, tendo sido relegado para uma página interior.
Talvez por isso, a ARM terá comprado um espaço de publicidade um dia depois, onde, preto no branco, rebate a “notícia” da CMF.
Voltemos à água. E que esclareceu a ARM?
- que a actualização para a água prevista para 2017 fora apenas de 3% (não sofria qualquer actualização desde 2014!), o que representava menos de um cêntimo por cada 1.000 litros de água consumida ou seja cerca de 10 cêntimos na factura mensal de um agregado familiar médio;
- que se o fornecimento de água à CMF para 2017 fosse de 24 milhões de m3, o que corresponde, em média, a 646 litros por habitante (estimativa que já é superior em mais do dobro ao valor padrão de perdas aceitáveis), a CMF então, pese a tal actualização de 3%, pouparia, em água, em relação a 2015, 375 mil euros;
- que, relativamente aos resíduos, não havia qualquer aumento previsto para 2017;
- que, quanto aos resíduos, a própria CMF reconhecera, em documento enviado à ARM, a 29 de Março, que iria pagar menos 229 mil euros face à 31 de Dezembro de 2015.
Qualquer cego «consegue ver» de que lado está a verdade, quer pela objectividade da resposta da ARM quer pela ausência de resposta directa da CMF.
Alguns dias depois, vieram em socorro da CMF, tentando confundir os seus leitores. Bem, não generalizemos, a mim, tenho de reconhecer, baralhou-me e muito.
Do que se conclui, assim, que os números dos alegados aumentos pornográficos apregoados pela CMF só podem resultar de «fantasias» dos seus magos financeiros.
Mas, com esta cortina de fumo, tentam esconder o que é mais importante que é a CMF estar a adquirir muito mais água do que a necessária, sem se preocupar com a sustentabilidade dos recursos naturais (esquecendo que a água da Madeira não é um recurso infindável e que também tem de estar disponível para outros) e onerando, desnecessariamente, os seus munícipes.
Em 2 de Julho de 2015, já Cafofo reconhecia, testemunhado no DN, que no Funchal as perdas de água já eram de, aproximadamente, 60% e, por isso, a CMF adjudicara um diagnóstico de rede de água.
Alguém sabe onde pára o resultado desse diagnóstico passados quase dois anos? Se foi feito, deve estar numa gaveta.
E sabem porquê?
Porque deverá concluir que se perde cada vez mais água, o que não interessa publicitar e porque a vereação de Cafofo nada fez para contrariar esse crescente esbanjamento, investindo, como devia, nas infraestruturas de distribuição de água em baixa.
Conforme dados da base de dados Prodata, na vereação anterior da CMF do PSD, investiram-se no Funchal, em 2010, 2011, 2012 e 2013, respectivamente, 19,7, 16,3, 17,7 e 23,0 milhões de euros. Ou seja, uma média de 19,2 milhões de euros por ano.
E o que releva o Prodata nos primeiros dois anos da vereação de Cafofo: irrelevantes 7,7 milhões de euros em 2014 e ainda mais residuais 6,1 milhões de euros em 2015. Ou seja, 6,9 milhões de euros, em média, por ano. Pouco mais de um terço por ano dos investimentos da vereação do PSD!
E, não, não pensem que eu, de propósito, me esqueci do valor de investimento em 2016 para sub-valorar o investimento médio anual da vereação. Bem quis obter esse número para incluir nas minhas contas, pois estou certo que a média anual de investimento ainda desceria mais, mas, como não o encontrei em fontes dignas de crédito, preferi não apresentar um valor que não era à «prova de bala« (como os outros) e abrir um flanco para a contestação esperada dos “teclistas” camarários.
Em 4 anos, assumindo, com condescendência, a média acima (-12,3 milhões de euros de investimentos por ano), a vereação fez/fará menos 49,2 milhões de euros de investimentos na cidade do Funchal que a anterior do PSD!!!
Como em qualquer empresa, os investimentos camarários fazem-se com recurso a financiamento bancário. A dívida. Se não há investimento, não se contrai nova dívida, amortiza-se a dívida anterior, logo, reduz-se a dívida. Elementar.
Assim é fácil reduzir-se a dívida da CMF. Nem era necessário vir com as contas que aqui desmontei há uma semana.
Mas a que custo se fez/faz essa redução da dívida? A um custo muito elevado e grave para nós e para os nossos filhos. A dívida era o que era (a não a que falsamente tentaram passar!) porque nas duas últimas décadas foram feitos grandes investimentos com a preocupação de melhorar a qualidade de vida dos funchalenses, os de então e os vindouros.
A sorte é que a nossa cidade ainda funciona, nomeadamente, a água ainda chega (apesar do custo altíssimo e desnecessário) a casa das pessoas em virtude dos investimentos que se fizeram durante a vereação anterior do PSD.
Segundo os relatórios de gestão anuais da autarquia do Funchal, em cada um dos dois últimos anos da vereação do PSD (2012 e 2013), nas águas, foram feitos investimentos de 2,8 milhões de euros.
Andei à procura dos valores de investimento nas contas de 2014 e 2015, nas águas e, a muito custo, lá encontrei 550 e 440 mil euros, respectivamente.
Ou seja, a CMF de Cafofo, no que respeita a infraestruturas de águas, nos seus dois primeiros anos, não chegou a investir sequer um quinto do que a vereação do PSD investiu nos seus dois últimos anos de mandato.
Nem os peritos camarários da contabilidade criativa conseguem desmentir estes números de (falta) de investimento.
E assim vai, para o nosso mal, a Mudança, cantando e rindo. Porque, quanto a “Confiança”, estamos entendidos!

José Prada

48 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem dito Dr.Prada! Continue a ser assim!!!

Anónimo disse...

Mai nada! Agora os cafonianos vão começar a difamar o nome do Dr. Continue a dizer a verdade Dr!

Anónimo disse...

O Dr tem se mexido mais que a própria candidata ! Onde anda ela ? Deve tar a gozar o dinheiro do marido .
Pelo menos que o Dr seja candidato a presidente da Assmebleia Municipal, senão que se candidate ao partido (que não lhe tem dado o devido valor) ;)

Anónimo disse...

Qual a diferença entre um Professor e um Avogado, digam lá?
Um Professor nos educa e aos nossos filhos e o Advogado? Voces estão a pensar o mesmo que eu, não!!
Portanto bora lá raciocinar.

Anónimo disse...

Só é pena o prada não ser o verdadeiro candidato. seria muito melhor que a rubina.

Alguém com bom nome na praça, alguém que não se esconde. que cumprimenta a todos.. boa pessoa.
Provavelmente não lhe interesse e até porque poderá só ter a perder, mas o povo sim.. esse teria a ganhar.

Pode ser que para 2019 este seja candidato, embora o veja mais como secretário regional.

vá, venham lá cafofianos.. digam de vossa justiça. Sim, vocês assalariados da frente mar e dos estágios profissionais que andam a meter a todos aqueles que são amigos cafofianos

Anónimo disse...

Continue a desmascarar a careca ao cafofo !
Pode ser que ele deixe de sorrir tanto .
Saudações sociais democratas , companheiro

Anónimo disse...

Isto aqui neste Blogger quando não temos um Canha, um Dionisio, agora temos um dos Pradas daqueles que há muitos.
E porque não falar de todos os Concelhos da Região.
Já agora informar todos os eleitores do Património da totalidade daqueles Presidentes de Municipio que ao deixarem funções Municipais possuem e de aquando entraram, seria muito curioso, quem não deve não teme.
Porque só este ano se verifica tanta maldição e não aconteceu nos 3 anos anteriores? Leio este blogger há muito tempo e nunca tinha visto nada como agora.
Há 4 anos levaram uma autentica Banhada e agora não será por menos.

Anónimo disse...

Isto é tudo muito giro mas estamos a esquecer propositadamente os investimentos/transferências€€ do Governo Regional para esta autarquia em particular. Vamos lá ver estas contas em particular senhor Dr. e comparar os anos em que a CMF era PSD e os anos em que é Mudança? Pois... Também não se percebe como é possível vangloriarem-se de tamanha dívida que deixaram apesar de todo o dinheiro que o Governo foi injectando nos tempos de Miguel Albuquerque na Câmara.
Não se façam de Santos.

Anónimo disse...

Uma dúvida : Será que Carlos Pereira votará em Cafofo ou em Rubina ?

Anónimo disse...

Coitado do Pada , se for a comentar tudo o que vai mal aquela câmara , demorará anos!

Nota: O M.A que se ponha a pau , que o Prada anda a se fazer à pista

Anónimo disse...

Em 2017 na Madeira Governada pelo PSD de Miguel Albuquerque, Rubina Leal, Pradas, etc., MORRE-SE POR FALTA DE MEDICAMENTOS.
Em 2017 na Madeira Governada pelo PSD de Miguel Albuquerque, Rubina Leal, Pradas, etc., MORRE-SE POR FALTA DE MEDICAMENTOS.
Em 2017 na Madeira Governada pelo PSD de Miguel Albuquerque, Rubina Leal, Pradas, etc., MORRE-SE POR FALTA DE MEDICAMENTOS.
E é isto que interessa a eleitores como seu que tanto voto no gato como na galinha ou no boi, pois não tenho clube partidário e não sou Carneiro, penso por mim próprio.

Anónimo disse...

Parece que temos aqui alguém que queria ser advogado mas não tem capacidade intelectual pra tal!
Comentário desapropriado sem qualquer sentido , qualquer profissão merece o respeito de todos e em todas as profissões existem bons e maus profissionais ( tanto como professor como advogado) e se diz mal do Prada é porque nunca precisou dos seus serviços e do seu pai (ou se calhar perdeu alguma causa em que o advogado adversário era o Prada, e agora está ressabiado )

Anónimo disse...

Seria muito melhor candidato que a Rubina , isso acho que não há dúvidas !
Não aparece em situações falsas como a Rubina e não tem vergonha de quem é , dos seus e de onde veio!

Anónimo disse...

Referente ao comentário das 12,21h
Não há duvidas que pessoas honestas incomodam muito e existe uma grande diferença entre um Professor e os Profissionais da Politica, aqueles Patos Bravos que comem tudo.
Vejam o exemplo da RIBEIRA BRAVA e meditem
Este caso é um exemplo do que é a Politica e do que é ESTE PSD.

Anónimo disse...

Boa tentativa em tentar defender o careca , mas o que diz é totalmente falso.
Basta consultar os orçamentos da região e da câmara nos últimos 10 anos , até um analfabeto chegaria lá

Anónimo disse...

Espero muito bem que se faça à pista , é disso que os madeirenses precisam

Anónimo disse...

A Mudança há muito que passou a (Des)Confiança. Este Cafôfo anda desesperado e já não sabe mais o que inventar para aparecer... já que obra não tem nenhuma.

Anónimo disse...

No money no funny!

-A situação atual (a nível hospitalar) é melhor que a deixada por AJJ.
- Défice ZERO.


Agora diga me uma coisa, existe na oposição alguém com cabeça para liderar os destinos da região ? Acho que não . Mais, não governada por Pradas , pois nunca deram ao Ze a oportunidade para tal (e não me venha falar na secretaria Morna que nem na casa dela manda ) e espero que essa oportunidade chegue para dar um novo rumo ao partido

Anónimo disse...

Isto dá para rir!

Durante 3 anos só diziam mal do Ricardo da Rubeira Brava , agora que o PSD escolheu bem o seu candidato e teve coragem para tal o Ricardo já é um herói !

Não fez obra , não ligou à população , nada...

Anónimo disse...

O DN só vê a "verdade" de quem lhe paga.
E Câmara não só paga bem, como o Cafofo ainda lhes deu a raspadinha.

Anónimo disse...

Por favor não deitem mais água em cima da Raposa Pelada, onde anda o PAN?

Anónimo disse...

Ontem o Cafofo estava ao lado do Miguel de Sousa na Choupana.
O Cafofo já vai ao Futebol...Será para ganhar votos? Com o Nacional? Ou é amigo do cervejeiro?

Anónimo disse...

Por aqui é só renovadinhos nervosos, vão levar uma banhada geral e ainda vão perder uma Camara que era PSD.
Calma que de 7 vai passar a oito ou nove. Bando de falsos mentirosos, ou acham que vão continuar a enganar o povo como tem feito até agora?

José Francisco disse...

Comentário cheio de desonestidade intelectual. É elementar reduzir dívida, mas o Governo Regional está com dificuldades em baixar a sua e, certamente, que o problema deve ser o investimento na melhoria na qualidade de vida das pessoas. A saúde assim comprova. É elementar quando toca aos outros, quando toca aos dele, deixará de ser assim tão elementar.

Foi dito, está no programa do Paulo Cafôfo, que um dos principais objectivos para este mandato seria diminuir a dívida da Câmara Municipal do Funchal. Foi cumprido, mas pasme-se, é agora motivo de crítica por parte do PSD, na pessoa do José Prada.

Há projectos de renovação / lançamento de novas redes de água, projectos que aguardam pelos programas de investimento que o Governo Regional, por vingança política, decidiu cancelar a maioria. Mas, isto o sr. José Prada prefere ocultar, prefere apenas afirmar que a Câmara Municipal do Funchal descura as suas responsabilidades. Estaria certo, em determinado ponto, mas a desonestidade com que escreve, retira-lhe determinada razão.

O investimento do PSD na rede de águas. Foram, de facto, investidos imensos milhões, confiando nos valores avançados porque tenho pouca paciência para os confirmar, resultaram nomeadamente em termos percentuais a que poupança? Pois, novamente, o sr. José Prada oculta dados que o próprio dirá que desconhece, mas vir elogiar os investimentos feitos, que fica bem, tomou logo a dianteira.

É verdade, a rede de águas do Funchal é um problema porque apresenta perdas em torno nos 60%. No tempo do PSD, apresentava valor semelhante (vá, esta é de borla). É preciso resolver e isto resolve-se investindo na sua melhoria, saber onde apresentam as maiores fugas, atacar aí o problema. São obras difíceis de execução, a rede é antiga, o simples fechar e abrir da água, é suficiente para provocar fugas e rebentar com os canos já muito antigos.

Deixo, agora, um desafio ao sr. José Prada. Já que, aparentemente, possui tempo livre para escrutinar as contas da Câmara Municipal do Funchal, que tal analisar as contas do Governo Regional? Já que aparentemente recebe do erário público para o fazer e nunca ninguém lhe viu qualquer declaração sobre as contas do dito Governo. Nada como justificar o salário como deputado na Assembleia Regional.

P.S. Interessante, sobretudo irónico, que um deputado / advogado / cidadão / contabilista nas horas vagas, tenha sido apanhado na malha do Banif. Então, a rapidez e a celeridade com que faz as contas da Câmara Municipal do Funchal só lhe apareceu agora? Caramba, que jeito tinha dado no passado toda esta esperteza, saloia.

Anónimo disse...

Ao Anónimo 18 de abril de 2017 às 12:21, um professor ensina as coisas como são, um advogado faz um fato à medida para salvar o cliente.

Anónimo disse...

A uma duvida aqui levantada, não tenho dúvidas que O camarada Pereira votará em Rubina.

Anónimo disse...

Socorro! Socorro! Glésias, chama para o Diário e manda fazer mais uma capa de publicidade! Este blogue está a destapar a minha careca e assim não vamos lá!!!!!!!!

Anónimo disse...

Para a alminha que diz que o sr. cafôfo queria ir para advocacia e não conseguiu por isso foi para professor, esclareço-vos que o sr. Prada nem média para ir para o curso de história conseguia, por isso e porque tinha guito foi para uma Universidade Privada. Grande feito! e chegou à frente da delegação na Madeira. Só mesmo nesta terra ! Lol!

Anónimo disse...

Sr Presidente Paulo Cafofo , não precisa de se esconder pelo nome "José Francisco".
Pelo menos o Dr.Prada dá a cara , já uns vêm contrapor com mentiras para tapar a vista aos funchalenses.
"Prada ao Funchal" - Miguel Albuquerque tem medo , por isso mandou a sua cara metade Rubina, senão teria concorrência nas próximas regionais

Anónimo disse...

Sempre segundo a lei Meu caro, visto esta ser a única fonte imediato de Direito em Portuga!
Um padeira faz pão, um professor ganha e não faz nada, um advogado (profissão liberal ) trabalha segundo a sua ética deontológica. Agora se vier falar em falta de ética não temos nada a apontar ao Prada (pai e filho) , já ao Couto Pita e Tranquada Gomes temos muito a apontar . Mais uma vez , como foi dito aqui por outro, existem em todas as profissões bons e maus profissionais .

Anónimo disse...

Ou Rui Barreto hahah

Anónimo disse...

Acho que temos aqui algum ex colega de carteira do Dr que queria tar onde ele tá agr !
Por acaso , tbem fui colega dele e lembro que ele tinha hipótese de se mudar para a clássica mas não quis, logo o seu comentário tá cheio de mesquice e maldade Meu caro

Anónimo disse...

Estes psd's são uns mentirosos e ingratos que não têm respeito por quem defendeu as suas cores.
O professor Ricardo é o exemplo de um social democrata.
Força professor que este PSD já foi, já não tem mais nada para dar.
O Miguel é o Rui do Faial serão ou já são os canganheiros!

Anónimo disse...

Onde andam os magos das finanças? O Miguel Gouveia não abre o bico? O falso cenário criado pelo DN à volta do Cafofo está a cair aos bocados.

Anónimo disse...

Bem Dito!
Albuquerque que arranjo algo de mais destaque para Prada , senão este ainda vai roer a corda (espero que o faça para Albuquerque sair do Meu partido)

Anónimo disse...

Mas quem esta falar da oposicao ????

Anónimo disse...

Apelo: por favor não batam mais na Miss Campanário! Ela assim não chega a Miss Região e lá se vão os implantes e os retoque nos pneus da cintura.

Eu, O Santo disse...

O sr dr Prada está a preparar a candidatura a quê?

Anónimo disse...

E o Sr. Santo, não se candidata a nada ?

Anónimo disse...

Será que o Cafofo ao ir assistir a um jogo do Nacional, estará já também a pressagiar a sua própria descida de divisão ?

Anónimo disse...

Era bom para a região que fosse ao partido.
Mas Albuquerque deve lhe dar à presidência da assembleia de município para o calar por 1/2 anos, mas não dá para sempre

Anónimo disse...

Albuquerque, estais a pega. Hoje é o inicio do fim.
Este Prada está a emergir e vai tirar-te o tapete em 2019.
Não ao Cafofo mas ao Albuquerque
Aceita-se já apostas......

Anónimo disse...

Até que enfim que aparece alguém a dizer a verdade da CMF,Parabéns Caro Dr. Prada, Muitos dos Que Foram e Estão a Ser "Nomeados para Cargos De chefia do Governo" e nunca fizeram nada pelo PSD, nem pelo Miguel Albuquerque e Rui Abreu, deviam ser como Vocês " Dár a Cara " e não estarem à espera só do "Tacho" Já Basta, Consultem o JORAM.

Anónimo disse...

Aposto tudo !
Votaria no Meu companheiro Prada para líder da região e do Meu partido . Espero que ele pense nisso porque nós precisamos de pessoas como ele!

Anónimo disse...

Nós só queremos Prada a Presidente, Prada a Presidente , Prada a Presidente!

Anónimo disse...

Ainda não tinha pensado em sucessor para Miguel Albuquerque pois estou à espera do resultado das autárquicas, mas visto bem, o mais bem posicionado para alcançar a vitoria tanto a nível interno como externo é José Prada. Pessoa de bom trato que não tem nariz empinado (ao contrario do irmão, da cunhada e do MA) e sobretudo competente.

Anónimo disse...

Vai com calma Zé Pedro. Vai com calma.

Anónimo disse...

Onde anda o Sergio marques ?