Powered By Blogger

terça-feira, 11 de abril de 2017



PCP aborda carreiras contributivas




Nesta iniciativa que hoje teve lugar no Funchal, foram apresentadas as seguintes declarações políticas pelo dirigente do PCP, Leonel Nunes.
"O PCP sempre defendeu a valorização das longas carreiras contributivas. As longas carreiras contributivas reflectem o valor intrínseco da vinculação dos trabalhadores à segurança social e dos seus descontos ao longo de uma vida de trabalho no financiamento da protecção social que lhe é devida, e no assegurar da solidariedade intergeracional.


Deste modo, uma longa carreira contributiva deverá ser devidamente valorizada no que concerne aos direitos que lhe estão associados seja em matéria de idade de reforma, seja no direito a uma pensão digna, que não poderá deixar de integrar o conjunto das reformas e pensões que devem anualmente ser revalorizadas.
Assim sendo, considera o PCP que se está não só a valorizar direitos de protecção social devidos aos trabalhadores, como a incentivar as novas gerações de trabalhadores e os trabalhadores em geral a inscreverem-se na segurança social.
O PCP defende a adopção de políticas sociais centradas no direito à reforma que adquirida ao longo de muitos anos de trabalho é um direito essencial dos trabalhadores, não sendo aceitável a imposição do regresso ao tempo em que as pessoas eram obrigadas a trabalhar até ao limite das suas vidas e das suas forças.
Não é justo, nem socialmente aceitável que depois de 40 anos de trabalho alguém seja obrigado a trabalhar para sobreviver até chegar à idade legal de reforma, num quadro marcado por elevado nível de desgaste físico e emocional, sujeito a intensos ritmos de trabalho e quando cumpriu 40 anos de descontos para a segurança social.

 O PCP apresentou na Assembleia da República um Projecto de Lei que valoriza as longas carreiras contributivas.Com esta proposta, o PCP propõe o direito a uma pensão de reforma sem quaisquer penalizações ou reduções, independentemente da idade, aos trabalhadores com 40 anos de descontos. É um contributo fundamental na valorização do trabalho e dos trabalhadores, na defesa da dignidade de todos aqueles que têm uma vida inteira de trabalho e um passo de progresso e justiça social."
Texto e foto: PCP

2 comentários:

Anónimo disse...

este grupinho ganha a vida a conta de quem trabalha

Anónimo disse...

Oh meu Deus... Mas este partido faz o quê, sem ser dispersar votos?!