Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012

Cultura, Culturas



RDP ANTEVÊ ACONTECIMENTOS... DA VÉSPERA



Está visto que no grupo RTP/RDP, da conhecida TV-Golfe, tudo pode acontecer, mesmo o incrível

A corrida foi na sexta à tarde, mas no sábado de manhã o comissário Pimenta ainda aconselhava os automobilistas sobre como deveriam portar-se no trânsito à hora do acontecimento.


Conta-nos um leitor da 'Fénix':

"Viajava eu tranquilamente de carro, na manhã desta sexta-feira pela baixa do Funchal, com a rádio excepcionalmente sintonizada na RDP-Madeira. O comissário Pimenta desbobinava informações sobre a corrida das mulheres, marcada para 'esta tarde'. A condutora da entrevista, Noémia Gonçalves, colocava perguntas de interesse para o público. Se esta tal rua iria ser encerrada por causa da corrida. O comissário a explanar que não só essa tal rua fecharia, mas também aquela e aqueloutra.
E mais recomendações sobre o trânsito com as condicionantes para a tarde.
Pensei estar a perder a razão. Diabos, a corrida das mulheres foi ontem, sexta, como é que fazem mais uma hoje, sábado? Será que não couberam as mulheres todas na corrida de ontem? Será que as mulheres, mesmo com 70 e 80 anos, estão com tanta força que conseguem duas corridas em dias seguidos?

Transtornado, parei o veículo e liguei para a rádio. Foi quando me disseram que... o programa era gravado. Tinha ido para o ar na véspera, sexta, e repetia-se no sábado. Logo, tínhamos ali o homem da PSP a dizer como ia ser... um acontecimento da véspera.

Veja-se: um programa na rádio oficial, de actualidade... gravado. E gravado com antena aberta aos ouvintes. Veja-se a salgalhada. Degradante!

Bem, peço aos senhores que mandam naquilo que ao menos ponham legenda na rádio para percebermos que o programa é gravado, repetido... como as televisões fazem."


Achamos que este leitor - e ouvinte - exagera no protesto. Como toda a gente percebeu já, não há impossíveis naquela casa, para desgosto dos trabalhadores.
Neste caso, sabemos que o processo do 'gravado' vem de há mais tempo. Lisboa disse: cortar-cortar. Os cabeças pensaram: olha, uma boa maneira de cortar e poupar dinheiro é gambém gravar na sexta o programa de sábado... e assim não temos de pagar subsídio de fim-de-semana aos trabalhadores. Já fica feito.

Pois. Eles também estão 'feitos'.



Sem comentários: