Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012

Futebol



AS CONTAS PARA PORTUGAL SEGUIR EM FRENTE


Saiba tudo sobre o que nos reserva o futuro


Enviaram-nos este interessante texto sobre a situação pontual no Grupo B do Europeu, onde Portugal se debate com a necessidade de vencer neste domingo a complicada selecção holandesa.
Os cenários são variados. Tudo pode acontecer.

'Fénix' faz uma vénia ao 'Sol' para reproduzir a excelente e útil peça.
Está tudo aqui, sobre o futuro no Euro dos lusitanos.


Para que as contas não nos surpreendam, há que jogar bem com os pés e a cabeça, contra a Holanda.



Como está, neste momento, a classificação no grupo B


A vitória de quarta-feira sobre a Dinamarca deu os primeiros três pontos à selecção no Europeu. A derrota dos holandeses aos pés dos alemães fará com que qualquer equipa do grupo possa seguir em frente para os quartos de final ou cair eliminada, e nessa luta poderão misturar-se várias contas, números e golos.
Finda a segunda ronda de encontros do grupo B, a selecção portuguesa ergueu a primeira base da fundação, de pontos, que lhe poderá permitir prosseguir em prova no Europeu.
A vitória sobre os dinamarqueses deu três pontos a Portugal, que assim ficou à frente dos nórdicos no segundo lugar do grupo, que possuem igualmente uma tripla de ponto, mas perdem agora no confronto directo. Na frente está a Alemanha, com seis pontos, e no fundo continuam os holandeses, ainda sem qualquer ponto somado.
Os pontos que sustentam esta classificação abrem assim várias perspectivas para a última jornada, mas com uma certeza comum: qualquer equipa pode qualificar-se ou ser eliminada.
A certeza portuguesa garante que Portugal seguirá para os quartos de final se pontuar com os holandeses e a Dinamarca perder com a Alemanha. Uma derrota também pode apurar a selecção, caso os dinamarqueses percam também. Mas a Holanda não poderia vencer por mais de um golo de diferença pois, nesse caso, seria a laranja a seguir viagem para os ‘quartos’.
Porém, até uma vitória sobre a Holanda poderá nem chegar. Para que tal acontecesse, teria de ser construído um cenário que acabasse com a Dinamarca a vencer a Alemanha por 3-2, 4-3 ou 5-4. Qualquer um destes resultados significaria que tanto os nórdicos como os germânicos terminassem a fase de grupos com seis pontos e um saldo de golos de +1.
Assim, uma vitória de Portugal faria com que terminassem três equipas com seis pontos cada. Neste caso, o regulamento da UEFA para o Euro define que se olhe para os golos marcados apenas nos jogos disputados entre Portugal, Alemanha e Dinamarca: assim, bastaria o tal 3-2 para os dinamarqueses, por exemplo, para que, nesta luta, os nórdicos acabassem com 5 golos, os germânicos com 3 e Portugal apenas com 3, mas em desvantagem no confronto directo com a Alemanha.
Se a selecção nacional vencer por 3-0 a Holanda, por exemplo, e a maanschaaft perca com a Dinamarca sem marcar qualquer golo, então seriam os alemães a ficar pelo caminho.
Os critérios de desempate estabelecidos pela UEFA:

       a) Maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas empatadas;  

b) Maior diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas;

c) Maior número de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas;

d) Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas. Se este procedimento não levar a uma decisão, os critérios e) a i) são aplicados pela seguinte ordem;

e) Maior diferença de golos em todos os jogos do grupo;

f) Maior número de golos marcados em todos os jogos;

g) Melhor posição no ranking da UEFA;

h)‘Fair-play’ registado na fase final do torneio;

i) Sorteio.









Sem comentários: