Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2012

Politicando



BLOCO ACUSA DIREITA MADEIRENSE DE APOIAR NOVOS CORTES AOS TRABALHADORES



PSD-M e PP-M mostram-se preocupados com as jantaradas do 'João' e de Albuquerque para desviar atenções, denuncia Roberto Almada 









Numa altura de crise asfixiante, o governo da República, com a particular conivência de social-democratas e populares madeirenses, ataca mais um direito dos trabalhadores retirando-lhes dinheiro precisamente quando eles estão doentes.
A denúncia vem do Bloco de Esquerda. 

Novas regras para o pagamento de prestações sociais foram publicadas quarta-feira para entrar em vigor já este domingo, 1 de Julho, e Roberto Almada convocou a comunicação social tendo em vista divulgar a gravidade que vê em mais uma investida política da direita.

Almada indignado com a direita insular. (Foto DN)

São regras "gravíssimas", considera o líder bloquista, por permitirem cortes em subsídios consagrados. Designadamente, o corte de 14% no subsídio de maternidade e paternidade e cortes também significativos nas baixas por doença.


Machadada de morte

O chefe do Bloco de Esquerda na Madeira recorda que o seu partido em S. Bento votou contra todos os cortes nas prestações sociais. "Não é admissível, na situação de calamidade social em que se encontram o País e a Região, que o governo da República PSD-PP dê uma machadada de morte na vida dos trabalhadores, cortando em subsídios que são mais do que justos", protestou sexta-feira em conferência de imprensa.
Almada exemplificou: nas baixas por doença, os subsídios descem de 65% para 50% do vencimento para baixas inferiores a 30 dias e para 60% as baixas entre os 30 e os 90 dias.
"Nós consideramos este diploma gravíssimo", afirmou Almada aos jornalistas, "porque são os trabalhadores, quando adoecem e quando mais precisavam do apoio do Estado, vêem esse apoio cortado."


Preocupados com a 'Maria das Couves'

O líder bloquista não aceita que o PSD-M e o PP-M "andem por aí preocupados com questões acessórias, como o 'aniversário do João' e o Albuquerque e a Maria das Couves, quando, em vésperas do Dia da Região e da Autonomia, deviam estar preocupados com estes ataques que se fazem aos trabalhadores, às pessoas que perdem subsídios e a capacidade de sobreviver quando estão doentes".

"Ao invés", acusa Roberto Almada, o PSD-M e o PP-M, "andam por aí em jantares e jantaradas, desviando as atenções daquilo que é essencial e que também será sentido pelos trabalhadores da Madeira e do Porto Santo."
Que os madeirenses acordem! - alerta o Bloco. "Este PSD e este CDS-PP que apoiam o governo da República e que, no caso do PSD, faz tudo para destruir o Estado social na Região, esses partidos devem ser penalizados, aposentados compulsivamente, porque essa gente já não representa a maioria dos eleitores", entende Almada. "É que, continuando por este caminho, atirarão a Madeira no abismo, sem qualquer possibilidade de resgatarmos a Autonomia política da nossa Região que está amordaçada e asfixiada."

Argumentos difíceis de rebater - acrescentamos nós.

Sem comentários: