Powered By Blogger

sábado, 16 de junho de 2012



ESCOLA 'PROF. ELEUTÉRIO DE AGUIAR' JÁ NÃO FECHA


A boa nova foi-nos transmitida como verdadeira: a Secretaria da Educação recuou e continua com o projecto dos Louros em funcionamento



Falta de segurança e de dinheiro para obras: argumentos para a decisão de fechar a escola, há um mês. Afinal, parece tudo ultrapassado. 


Noticiámos há cerca de um mês que o governo, invocando razões de segurança, decidira fechar a Escola Prof. Eleutério Gomes de Aguiar, nos Louros. Ficando a promessa de reabertura assim que chegassem verbas necessárias às obras de restauração.
A questão colocou-se, na altura, aos pais dos alunos, durante uma reunião nas instalações da referida escola. Conforme descrevemos, esse debate ficou marcado pela revolta dos encarregados de educação perante a solução temporária para colocação das crianças que frequentam o ensino especial (surdos-mudos): a Escola Ribeiro Domingos Dias, acima do Jardim Botânico.
Tal alternativa, muito longe do actual estabelecimento, foi mal aceite. No entanto, a representação da Secretaria da Educação pediu aos pais que se pronunciassem sobre a hipótese de as crianças continuarem nos Louros, à mercê de um possível desabamento no maltratado edifício da 'Eleutério de Aguiar', onde apenas o anexo se apresenta em boas condições. Obviamente que a resposta foi negativa.
Na altura, alguns dos presentes prontificaram-se a dar ajuda monetária e trabalho para que se procedesse à recuperação do prédio de forma que os alunos entrassem nos Louros logo no início do próximo ano lectivo. Proposta descartada: a despesa prevista era incomportável.
Recorrer a uma das escolas das redondezas também era impossível, dado o número de alunos da escola necessitada de obras.
Os pais continuaram a luta.


Agora, chega-nos a informação agradável de que o governo já consegue manter tudo como está.
O que não sabemos é como será resolvida a situação da segurança dos alunos... sem o dinheiro para as obras. 

Sem comentários: