Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de junho de 2012



ORGULHO DA MADEIRA






Nos manuais de botânica este arbusto endémico da Madeira está registado com o nome de Echium candicans.
Na literatura anglo-saxónica aparece como “Pride of Madeira”, os alemães chamam-lhe “Stolz Madeiras” e nos mercados de flores da Holanda é vendido como “Trots van Madeira”. Traduzidas para português, as designações inglesa, alemã e holandesa têm exatamente o mesmo significado: ORGULHO DA MADEIRA.
ORGULHO DA MADEIRA é um nome bem mais bonito e com uma carga significativa muito mais forte do que  Massaroco, o seu nome vulgar em português.
Este arbusto da família das Boragináceas, que vive nas clareiras soalheiras da Laurissilva e nas terras altas para cima do mar de nuvens, para além de produzir belíssimas flores azuis e excecionalmente rosadas, desde Abril até Julho, tem uma indomável vontade de viver. Sobrevive aos ataques do fogo e consegue germinar nas fissuras do betão e no alcatrão.
Há cerca de trinta anos, venho defendendo que o ORGULHO DA MADEIRA tem beleza e nobreza para funcionar como marca do turismo da Madeira, e que deveria ser muito mais utilizado como planta ornamental ao longo das estradas nas áreas de média e grande altitude.
Nos últimos anos os folhetos promocionais têm divulgado imagens desta espécie exclusiva da Ilha da Madeira, mas ainda não houve sensibilidade para assumi-la como emblema. Teimosamente o governo regional continua a manter a  “estrelícia dourada” (escultura inspirada numa espécie originária da África do Sul) como galardão para premiar personalidades e instituições que se destacam na atividade turística.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal


Echium candicans

















Sem comentários: