Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2012

Cultura, Culturas



ISOPLEXIS - UM NOTÁVEL ARBUSTO MADEIRENSE




Isoplexis sceptrum



Hoje quando chegámos ao Poiso logo pela manhã, a chuva fina começava a refrescar as árvores ressequidas por mais uma semana de tempo quente e seco. Depois dum café de cevada e duma sandes de ovo frito, subimos até ao Pico do Areeiro sempre acompanhados pela chuva. Um prazer que não tínhamos há muito tempo!
Já no topo do terceiro pico mais alto da ilha constatámos que o estado do tempo nunca é do agrado de todas as criaturas. A nossa satisfação e a alegria das plantas contrastava com a desilusão dos turistas que pretendiam fazer a caminhada Pico do Areeiro – Pico Ruivo e com o incómodo dos guias de montanha que tentavam oferecer um percurso alternativo em terras da beira-mar. 
Descemos para o Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, para onde tínhamos programado passar o dia a regar as jovens plantas indígenas. Mas, ao contrário do que tinha acontecido nas últimas semanas,  logo nos apercebemos que este sábado era dia de descanso.
A água continuava a cair do céu e as plantas estavam em festa. Não foi necessário gastar energia para elevar a água da nascente, nem estender mangueiras para matar a sede. Fomos andando por ali, molhados da cabeça aos pés mas com o coração quente de alegria. 
Cientes de que a chuva, suave mas persistente, tinha encharcado o solo, decidimos fazer uma visita ao Parque Florestal do Ribeiro onde nesta altura do ano, entre outras espécies endémicas da Madeira, destaca-se o Isoplexis (Isoplexis sceptrum), um lindo arbusto de flores alaranjadas, que nos recebeu com muita simpatia e posou sorridente para a foto.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal






Sem comentários: