Powered By Blogger

sábado, 30 de junho de 2012

Politicando





JARDIM DESESPERADO AMEAÇA MIGUEL ALBUQUERQUE COM SANÇÕES NO PPD


...E os apoiantes da pré-candidatura do presidente da Câmara reagem desafiando grande chefe a ir em frente com a ameaça



O ex-UI perdeu definitivamente esta postura de estadista, aliás artificial. Ao sentir fugir o poder, ameaça com sanções o presidente do Funchal, por agitar o PPD com a candidatura antes do tempo. Os miguelistas reagem com sonora risada: "Será interessante processar o Miguel e o Manuel António, que anunciou a sua candidatura também antes do tempo, logo a seguir à do Miguel." Suprema zombaria!



Como se esperava, chefe Jardim utilizou a reunião do conselho regional PPD, nesta manhã de sábado, para desancar na pré-candidatura de Albuquerque à liderança do partido, aproveitando a sua intervenção para criar um clima escaldante com vista ao jantar do 'João', à noite.
Nas conclusões do encontro - que, como já é velho, ele já leva redigidas para a reunião -, o 'doutor' das Angústias incluiu solene aviso aos que puseram no terreno uma "estratégia de divisão interna", ou seja, o presidente da Câmara do Funchal e seus apoiantes directos. Pela leitura dessas conclusões, fica assente que ninguém se deve admirar se os "órgãos competentes do partido" avançarem para uma sanção a quem optou pela "agitação fora de tempo" com o propósito de trair e destruir o PPD por dentro.


Com Albuquerque ausente, Rubina Leal ouviu as ameaças

Antes, na sua própria intervenção, o grande chefe da Rua dos Netos fora mais directo no ataque à facção partidária laranja que está a pôr em causa a sua liderança. Claramente, afirmou-se disposto a dinamizar um castigo interno a quem avançou com uma candidatura "antes de tempo", Miguel Albuquerque. Punição extensiva aos militantes do laranjal que têm alimentado a 'traição' da linha municipal com a sua presença nos tão mediatizados jantares de apoio: no 'Almirante', em S. Jorge, em S. Vicente e agora na 'Parreira'.

Nem João Cunha e Silva faltou à reunião hoje, dia de anos do... do... Oh diacho!

Miguel Albquerque estava ausente, mas Rubina Leal, que compareceu no comício-festa da 'Parreira' mesmo depois de admoestada em plena comissão política, ouvia entre os demais conselheiros as ameaças jardineiristas que também a atingiam.
Para mais, Rubina Leal não comparecerá logo à noite no jantar do 'João', marcado pela F(l)lama para o 'Lagar', o que vem consubstanciar nova desfeita ao chefe supremo das angustiadas araras.

Se Albuquerque for processado, Manuel António também será...

Ainda na sua intervenção, o patrão dos Netos retomou as acusações de deslealdade por parte de quem lhe pretende disputar o poder laranja, bem como a das cedências miguelistas ao CDS-PP, com a versão de que os jantares de apoio a Miguel assentam basicamente em militantes populares.
Precisamente por fazer "agitação antes do tempo" e porque tomou parte numa acção do PP em tempo de eleições - Setembro de 2011 - é que Miguel Albuquerque deve sofrer sanções partidárias, no ver do grande chefe.

Um elemento de cúpula da pré-candidatura miguelista, poucos minutos depois do termo do conselho regional, dizia-nos achar 'óptimo' que o líder do partido vá em frente com a instauração de um processo visando condenar Albuquerque. "Penso que seria um acontecimento interessante: já viu o que eram processos ao presidente da Câmara e a Manuel António, que também anunciou formalmente a sua candidatura antes do tempo?"
Mais diz aquele miguelista: "O próprio João Cunha e Silva certamente também será processado, porque, ao saber do avanço do secretário do Ambiente, posicionou-se na corrida."
E a pergunta cínica: "Será que a sanção do Miguel será mais pesada do que a do Manuel António e a do vice; quando a 'culpa' é a mesma?"

Os apoiantes de Miguel Albuquerque não perdem o sorriso irónico perante as atoardas desesperadas de um líder "assanhado e louco" por não ser capaz de enfrentar as novas realidades.
"Acabou-se o tempo de ele mandar acima da vontade de todos e dos próprios estatutos do partido", desafiam eles.

"Castigar apoiantes de Miguel? Mas eles não são do PP?"

Quanto a castigar os militantes que vão aos jantares apoiar Albuquerque, uma das nossas fontes municipais estranham: "Mas ele agora vai punir os militantes... do PP?"
Suprema zombaria! O ponto a que chegou o velhote das Angústias, gozado entre os seus! Triste humilhação de quem não soube sair enquanto era tempo, há uns 15 ou 20 anos!

"O próprio líder do partido afirmou que logo à noite (sábado), haverá militantes de vários partidos no jantar da Fama", insiste o miguelista que ouvimos. "Então em que ficamos? Ele vai alegar que não se trata de um jantar do PSD. Mas quando fala de militantes do PP no apoio ao Miguel, o que aliás é falso, também não se refere a um jantar do PSD, mas no jantar de apoio a uma candidatura. O homem não diz coisa com coisa."

Cada vez mais degradante e árido, aquele estragado laranjal.


4 comentários:

Anónimo disse...

E ao Gabriel Drummond ? Não vai haver punição pelas declarações ao afirmar sobre a criação de um novo partido e criticas feitas ao PSD/M ?

Luís Calisto disse...

Quem deve ser processado nesse caso é o grande chefe, porque mandou Gabriel avançar com tal baboseira. Já agora, ambos.

jorge figueira disse...

Há em tudo isto dois aspectos distintos:
1º as questões internas do partido só a ele dizem respeito e, aí, tudo parece reconduzir-se aos estatutos. Diz a história que há sempre uma interpretação dos ditos cujos ao agrado do Chefe. Convém ter presente que já houve um pronunciamento (em verdade foi um NIM) pelo não ao Congresso antes das autárquicas;
2ºvê-se, agora, o inconveniente de nunca se haver separado o partido do governo. O folclore da sucessão entretém, é verdade,mas aquilo que causa mossa é: morrer gente de malária, o desemprego, salários em atraso etc...A incapacidade que o governo manifesta "nestes nadas" confrange.

Rix disse...

Sanções?
Quem mija fora do penico,sujeita-se a isso.