Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cultura, Culturas



Governos nórdicos alertam os seus cidadãos, potenciais turistas, que se acautelem se escolherem a Madeira, por causa de um certo mosquito que...
Há os pilotos que à partida dos aviões de aeroportos europeus assustam os passageiros com destino ao Funchal, transmitindo-lhes cuidados e recomendações anti-aedes.
...E agora são turistas que ficam a bordo dos navios, na Pontinha, porque avisados para o dengue?
 
Seria de todo o interesse as autoridades regionais baixarem à terra e atentarem no que escreve aqui, a  seguir, o Dr. Raimundo Quintal.






Produção de mosquitos com fins turísticos​?



Pico dos Barcelos


Arcádia no porto do Funchal


Depois de vários anos de desleixo, os serviços de saúde voltaram a alertar a população para os perigos resultantes da existência de pratos com água debaixo dos vasos com plantas. No entanto, essas e outras recomendações ainda não devem ter chegado a muitos departamentos do governo regional. Ou se chegaram, ninguém lhes deu importância.
Quem ontem passou pelo miradouro do Pico dos Barcelos deu de caras com uma película de água na cobertura dum edifício público em construção. A fotografia, que partilho convosco, é semelhante a centenas de outras registadas pelos turistas. A todas pode ser atribuída a seguinte legenda: Produção de mosquitos Aedes aegypti com fins turísticos?
Entretanto, esta manhã tomei café numa esplanada do centro do Funchal com pessoas amigas, que estão de passagem pelo Funchal num cruzeiro no navio ARCADIA. Enquanto tentava motivá-los para as flores dos jardins da Madeira, insistiram em saber qual a dimensão do surto de dengue na ilha. Não tendo conseguido fugir à questão, perguntei-lhes como tinham tomado conhecimento da existência do mosquito e da doença na Madeira. A resposta saiu rápida. Tinham recebido instruções a bordo para evitarem as picadas dos terríveis insetos. E sem me darem tempo para amenizar o problema, disseram-me que muitas pessoas tinham ficado a bordo com medo.
Pessoas que não desembarcaram na Madeira com medo da dengue. Isto é grave. Muito grave!
É urgente, urgentíssimo, começar a trabalhar, com verdade, na erradicação do mosquito Aedes aegypti e na limpeza da imagem da Madeira.
Se o governo regional persistir na estratégia de tentar tapar o sol com uma peneira, o turismo viverá uma longa e profunda crise, e a fome voltará a alastrar na Madeira.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 
 

4 comentários:

jorge figueira disse...

Meu Caro Raimundo acompanho-te nas preocupações, podes crer.
Recuo a 1973, ao Porto onde nos conhecemos, quando o Orfeão Académico por altura da Queima, entoava aquela música...QUERO FICAR SEMPRE ESTUDANTE...É bom ser-se ESTUDANTE mesmo quando se atinge a idade em que devemos pôr em prática aquilo que aprendemos. Aí dá raiva quando a casmurrice e a ignorância nos afrontam. Compreendo-te
A mim pouco resta. Deixo-te apenas um voto pela raiva sentida e que é também de ironia para quem criou tudo isto: esperemos que, dada a apetência por votos, não dêem cartão de eleitor aos mosquitos. São para aí quarenta mil actos eleitorais sem perder se o fizerem!

Rocha disse...

Caro Calisto,

os Governos nórdicos estão a fazer o seu trabalho que é zelar pelo bem estar dos seus cidadãos, as Agências de turismo e companhias aereas a zelar pelos seus interesses e pelos dos seus clientes e aqui na Madeira o que os responsaveis têem feito pelo bem estar dos seus cidadãos?

Existem coisas que aqui na Madeira nunca mudarão e não importa a gravidade do problema, escrevo isto pois leio e oiço por aí pessoas preocupadas com as noticias e comentários chamados de alarmistas que prejudicam a imagem da Madeira, como se fossem esses comentários a razão do problema.

Bom era que em cada comentário alarmista o contra-argumento fosse feito com fotos, videos e relatos de acções de desinfestação,imagens que mostrassem que os nossos responsaveis governativos estavam a fazer tudo por tudo para combater o problema, dar uma imagem a quem nos visita de que estamos a tentar resolver a situação e acima de tudo dar aos residentes uma mensagem de segurança.

Luís Calisto disse...

Caro Rocha
Estou de acordo consigo a 100%.
Realmente, aqui na Madeira já não reparamos quando a nomenclatura utiliza o velho estratagema de confundir a cauisa com o efeito.

Anónimo disse...

segundo sei o mosquito será utilizado como meio de promoção da Região no exterior . Não foi a actual responsável pelo Turismo que no exercicio de outras funções quando apareceu o mosquito , que disse que nos dava um ar TROPICAL?
ora ai está promoção e de borla