Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Delícias da Madeira Nova



SECRETÁRIA DO TURISMO FAZ DE DIRECTORA DA RTP-M




Torna-se cada vez mais difícil ignorar a estranha gestão de televisão na Levada do Cavalo. As calinadas sucedem-se, faz-se de conta que não se deu por elas a ver se recuperam e se emendam, mas nada feito.
Ainda hoje lê-se no antigo JM (actual 'jornal de campanha' de chefe Jardim) que a secretária do Turismo "conseguiu" fazer regressar a informação da RTP-M ao conhecimento das comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo, na antena da RTP Internacional.
 
Segundo a folha de Carrilho e Jardim, o sucesso resultou de negociações ocorridas entre a governante insular e a novel administração da televisão pública nacional.
E os directores da Levada do Cavalo? Mudos, quedos e ultrapassados?
 
A informação para África do Sul e Europa, em horas decentes, entrou na antena da RTP-i há uns 8 anos. Na ressaca da guerra que agitámos desde o Centro da Levada do Cavalo porque o canal internacional da TV oficial recusara transmitir o fogo de fim-de-ano cá na Madeira, privando as comunidades desses minutos mágicos, ganhámos alguns juros: informação regional para ocidente e oriente a horas que os madeirenses no estrangeiro a pudessem telever, sem ser de madrugada ou a horas de trabalho.
Mas como conseguem fazer isso - vetavam os homens de Almerindo - se o vosso telejornal vai para o ar às 9 da noite, já tarde na África do Sul, por exemplo?
Os Serviços de Informação da RTP-M deram a volta e criaram um bloco noticioso especial diário a transmitir na hora ideal. Para ocidente, com hora inferior, o TJ das 9 podia, e ainda pode, ser visto a boas horas.
 
Entretanto, suspenderam esse serviço especial. E que fazem os responsáveis da RTP-M, que costumam justificar a existência da TV regional com a aproximação que garante aos emigrantes? Ficam a ver as modas.
 
O certo é que quem desbloqueia o problema vem a ser Conceição Estudante. Humilhante para quem dirige uma televisão. Louvável atitude para a secretária. Não se sabe é se chefe Jardim, que tanto mal diz da informação televisiva local (para pressionar, é claro) gostará que o produto informativo 'maçónico' seja visto pelos madeirenses lá fora.
 
 
 
Eis, pois, mais uma calinada para o historial desta equipa responsável - desculpem mas há que o dizer. Depois daquela edição do TJ a fechar com o jornalista a servir de espectador perante o executante de violino em estúdio... Depois de 'directos' sobre assuntos que não estão a acontecer...
E mandar jornalistas ao aeroporto perguntar que raio vêm os turistas fazer a uma ilha infectada pelo dengue?!...
Aqui não se trata da "sabotagem" de que falou o queixinhas das Angústias, com cartas acusatórias para meio mundo, incluindo instituições que ele diz não reconhecer. Isso da sabotagem é ironia. O que está em causa não é se determinado tema serve ou não serve a estes interesses ou àqueles. Mas sim se é notícia ou não é.
Ir ao aeroporto deixar perplexos os turistas que evidentemente desconhecem problemas com mosquitos surgidos (na altura) muito pouco tempo antes - não é notícia nem motivo de reportagem, salvo melhor opinião.
- Acabei de desembarcar e já me falam em epidemias? - reagiu por acaso bem humorada uma visitante recém-chegada.
Não queríamos estar na pele da jornalista que recebeu ordens para tal aventura.
 
Mais uma vez apelamos: pés assentes no chão, senhores, porque o navio precisa de enfrentar uma tormente de intensidade crescente.
Atenção, trabalhadores da RTP-M!

1 comentário:

Anónimo disse...

seria uma solução para a RTPM a ida de Conceição Estudante para directora. como a esperiencia tem demonstrado que ela rebenta com todos os sectores onde passa , a RTPM encerrava e não havia mais conversa.