Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Delírios da Madeira Nova



MURO DAS LAMENTAÇÕES



Serve às mil maravilhas. No futuro, uma pessoa passa pela marginal e recorda-se do cartaz paisagístico de outrora, uma baía funchalense sui generis, enquadrada com o calhau e o anfiteatro.
Então, a pessoa volta-se para o muro que foi do Forte de São Filipe e, mesmo sem autoflagelação, vai lamentando: por que raio este povo nos fez isto?! Sim, porque o povo é que deu carta branca a meia dúzia de loucos que não descansaram sem escaqueirar a Madeira, e no caso a capital.
Vamos então lamentando e atirando palavrões contra o muro, esse muro que, como diz o Prof. Raimundo, é a Madeira Velha empoleirada na Madeira Nova.


Um trabalho digno de se ver.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fosse qual fosse a solução haveria criticas. O habitual nesta pequenina terrinha...

Anónimo disse...

Amigo Luis, engraçado era saber porque razão estás ruínas estavam com construções em cima? Por cima deste patrimônio histórico importante houve alguém que decidiu fazer um parque de estacionamento e uma praça. Ligar ao patrimônio? Ligar à cultura? Não! Foi completamente ignorado. A obra foi no tempo do Dr. Albuquerque na CMF. Em relação a isso não há críticas?

Luís Calisto disse...

Lamento apontar-lhe um erro, caro comentador. Chegam-me dados a recordar que o parque de estacionamento foi feito no tempo de João Dantas, e não de Miguel Albuquerque. Este entrou como vereador de Virgílio Pereira em Janeiro de 1994. Tanto já havia parque de estacionamento nessa altura que ele foi inundado quando das cheias de Outubro de 1993.

Vicentinho disse...

Caraças! Por "azar" não foi do tempo do Albuquerque!

Anónimo disse...

Qual é a lógica desta muralha ? Porque erguê-la em cima de um viaduto, com a particularidade de o varandim do dito viaduto estar por detrás ?
Se era para conservar e reconstruir parte do muro do forte de São Filipe (à semelhança do que fizeram com o Pilar de Banger), porque não na novíssima frente mar, a poucas centenas de metros ?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 21:45, se fosse ali onde sugere também seria criticado. Aliás, tudo nesta terreinha é criticado.

Anónimo disse...

Para o anonimo que chama amigo Luis (11.37), rapaz não sejas tonto antes do estacionamento existia lá um grande edifício com garagens não me lembro o nome talvez Socarma

Não tentes jogar areia para os olhos do povo a historia é muito mais antiga que a governação do AJJ

Anónimo disse...

Oh Vicentinho, Albuquerque nem foi capaz de recuperar o Lido, e quer governar a Madeira. É só piano...