Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de abril de 2015

AS TOMADAS DE POSSE DIA 20


SE A MESA DA ASSEMBLEIA NÃO CONSEGUIR
SER ELEITA NA PARTE DA MANHÃ
QUEM EMPOSSA O GOVERNO À TARDE?





Albuquerque precisa de uma cruz de alecrim. Mas não pode continuar a fazer as coisas em cima do joelho. Não estamos a azarar, tentamos alertar. Há-de tudo correr pelo melhor, se Deus quiser.

Miguel Albuquerque terá de ir à Romilda ou ao prof. Mamadu arranjar uma qualquer mezinha que o cure do olhado roxo. E os seus homens de mão também não fariam mal se estudassem um pouco de política. Leiam algumas dicas para principiantes na direcção de partidos políticos, o Google tem disso aos pontapés.
Estamos a fazer humor para desdramatizar, mas convém os novos capatazes dos Netos levarem as coisas a sério. E para que acreditem no que dizemos, entramos a matar: é um próprio deputado eleito pela Rua dos Netos a dizer-nos que os seus superiores partidários estão errados ao "contar com o ovo no cu da galinha" (sic). Aliás, este eleito já não é o primeiro do mesmo grupo a mostrar profundo desagrado com os nomes em cima da mesa para a presidência e vice-presidências da ALM - e ainda para a liderança do grupo parlamentar. De maneira que as eleições lá dentro podem tremer, dia 20.
Ontem, levantámos aqui algumas dúvidas sobre as datas para os actos públicos que permitirão à Região entrar na velocidade de cruzeiro.
Já sabíamos desde algum tempo que Albuquerque apontava para o dia 20 a tomada de posse do governo. Mas ninguém falava no caso da Assembleia Legislativa, a 'vaca sagrada' do regime autonómico. Foi sobre isso que discorremos em peça anterior, publicada ontem. Como num passe de mágica, o PSD explica tudo hoje, na edição do DN: o governo tomará posse de facto a 20, à tarde. E a ALM será instalada nesse dia de manhã.
Mas fomos alertados por um pressentimento: porra, e se aquele imprevisível grupo parlamentar do PSD resolve fazer das suas e nem numa manhã prolongada se consegue eleger a Mesa da ALM?! Quem é que dará posse ao governo, marcada para as 5?
"Não contem com o ovo no cu da galinha", insiste o referido deputado laranja, porque aquilo com Miguel de Sousa na vice presidência e Jaime Filipe em líder do grupo parlamentar "é tudo uma renovação do tipo mais do mesmo". Assim: "Eu não estou para colaborar nessas brincadeiras, ficam avisados."
Queremos crer que tal azia daqui lá vai aligeirar e os deputados do PSD hão-de acabar todos por ceder à razoabilidade. Mas é um risco. Quem tem a certeza disso? Se fosse hoje, garantimos que os nomes propostos pela nova Direcção do partido não passavam. Isto é, se a oposição votasse toda contra os propostos pelo PSD, teria aliados.


Cadê o diálogo parlamentar que Sérgio apregoa?

O futuro líder do PS, Carlos Pereira, reunido hoje com o representante. (Foto GREGÓRIO CUNHA)


Mas há um outro pormenor que nos faz espécie. Não seria de bom tom, e até conveniente para mostrar que algo mudou, o PSD cavaquear um pouco com os partidos da oposição sobre os actos que se avizinham? Trocar impressões sobre as datas, por exemplo.
Então! Sérgio Marques apareceu num debate televisivo ainda esta semana prometendo (e falando já quase como secretário regional) que as coisas vão mudar no relacionamento do GR com a ALM, que ele próprio irá dialogar permanentemente com todos os partidos oposicionistas!
Mas não houve esse cuidado, logo na ante-estreia, que é a tomada de posse dos órgão de governo próprio. Há partidos a dizer que sabem tudo pela comunicação social. O grupo parlamentar do PS, no caso Carlos Pereira, foi abordado, não para dar uma opinião, mas para ficar a saber - facto consumado - que vai tudo para as posses no dia 20.


Parlamento continua desvalorizado

O PP, recebido esta manhã por Ireneu. (Foto GREGÓRIO CUNHA)

Por sua vez, o PP já estrebucha, e é o próprio líder José Manuel Rodrigues a criticar a "desvalorização do parlamento" por parte do PSD. "Marcaram a tomada de posse do governo para o dia 20 e depois lembraram-se da Assembleia." 
Quanto a informações, apenas comunicaram ao líder parlamentar dos populares, Lopes da Fonseca, que a comissão permanente se reúne segunda-feira. "O resto eu soube hoje pelo diário, que fala no dia 20", conta Fonseca.
[Só para esclarecer, é de notícias em primeira mão que os jornais vivem. O seu papel é esse, cada partido que trate de si.]

Ainda bem que os dirigentes do JPP lêem
jornais, para andarem informados.

Contra o mesmo mal reclama o fulgurante Juntos Pelo Povo, que também soube da confirmação das datas hoje, pela imprensa. O novo partido santacruzense, que meteu 5 deputados logo de entrada, também denuncia a "secundarização do parlamento". "Marcaram a posse do governo e nunca nos falaram sequer do que vai acontecer com a Assembleia", diz-nos uma fonte verde. 


PTP recusa falar com o representante Ireneu

O PTP não tem nada para
conversar em São Lourenço.

Quem nem sequer vai perder muito tempo com estas encenações é o PTP, que também não recebeu o mais leve contacto para falar de datas. Uma fonte do Partido dos Trabalhadores até acha estranho constatar que está tudo marcado quando quem determina datas é o representante da República, por proposta dos partidos - e só hoje é que decorrem audiências no QG. 
De resto, o partido de José Manuel Coelho, convocado para uma audiência amanhã em São Lourenço com o representante, vai "trocar o chàzinho do Ireneu por um café na esplanada". Quando muito, uma representação partidária aparece no Palácio apenas para explicar a sua atitude à comunicação social, mas sem pôr os sapatos nas carpetes de Ireneu.
De facto!... Não é que na audiência do PTP com Ireneu, para a marcação das eleições regionais, o representante pediu a Coelho para futuramente mudar de comportamento na Assembleia, uma vez que Miguel Albuquerque já lhe garantira muito mais abertura parlamentar, com a oposição a falar no 25 de Abril e no Dia da Região, por exemplo? Ora, os representantes do PTP, ao ouvirem aquilo, insurgiram-se: mas então, sr. representante, o sr. já sabe que o dr. Miguel Albuquerque vai ganhar as eleições e ser presidente do governo?
Ireneu meteu os pés pelas mãos e lá se justificou, mas o resultado é o PTP não ter encaixado o deslize. Isso para além do desencanto que foi ouvir a confissão do inquilino colonial de que não tinha poderes nenhuns para tomar medidas contra os atropelos de Jardim e do PSD.


Rui Abreu precisa de certos cuidados

O secretário-geral do PSD depois da audiência em São Lourenço. (Foto GREGÓRIO CUNHA)

Quem está hoje de manhã no Palácio são outros partidos, um dos quais o maioritário PSD. "Está a ver?" - dirá o secretário-geral Rui Abreu quando vier ler estes arrazoados aqui para os tentar esvaziar nas várias plataformas informativas que finalmente tem ao seu dispor. "Está a querer andar com o carro à frente dos bois. Não dialogámos ainda com a oposição porque só agora vamos falar de datas com o representante."
Não respondemos. Os partidos da oposição respondem por nós. Antes de o representante marcar datas, eles já as conhecem. Pois se até os membros da comissão política do PSD - pelo menos alguns - se acham inúteis por irem amanhã pronunciar-se sobre factos consumados e anunciados publicamente!"
Mas, dr. Rui Abreu, preste alguma atenção ao modo de tratar os assuntos, não só com a oposição, mas também com os seus companheiros de partido. Como sabe, se os nomes para a Mesa do parlamento não passarem, haverá repetições de votação até se conseguir eleger os novos chefões lá da ALM, que Meio Chefe chamava carinhosamente de 'casa de loucos'. E não apostaríamos na resolução de um problema desses num só dia. Repetimos, e o diabo seja surdo: se tal acontecer, portanto sem Assembleia instalada, como há-de ser o governo empossado dia 20 à tarde? Lá vão as novas vedetas titulares dar por perdido o tempo de cabeleireiro e tornar a meter o fatinho novo no roupeiro, até ver.
Acredite que há muita gente descontente. E os senhores foram eleitos para governar, não para cometerem calinadas impunemente, todos os dias. 
Só para recordar: o voto das eleições para a Mesa da ALM é secreto.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Eu não estou para colaborar nessas brincadeiras, ficam avisados." Quem? Os leitores da Fênix? Nas reuniões da direção fica tudo sem língua

Anónimo disse...

Renovação significa substituição total dos deputados?
Os caloiros seriam as pessoas certas para todas as funções.? Desde a mesa , a liderança parlamentar e a presidência de comissões , há que haver alguma experiência. Não arranjem problemas onde não existem

Anónimo disse...

Saudosismos e muita imaginação. Os velhos do Restelo também ficaram no cais a protestar e a magicar desventuras nas viagens dos que rompiam as fronteiras seculares.

Anónimo disse...

Quando te cair em cima o serviço da dívida e a falta de euros para pagar salários vais ver, nãos os Velhos do Restelo, mas os "novos labregos" das cotas 500.

Ranger disse...

Credo, quanto agoiro. Ainda não lhes passou a azia?

Anónimo disse...

Foi esse à vontade que nos trouxe aqui!