Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de maio de 2015

'EM ENTREVISTA' NA RTP-M


CARLOS PEREIRA JÁ FALOU
COMO 'CHALLENGER' DE ALBUQUERQUE




Mais do que se assumir como futuro e incontestável presidente do PS-M, desenlace reconhecidamente inevitável, Carlos Pereira mostrou esta noite na RTP que será o adversário mais complicado que alguma vez surgiu diante do PSD. Pelas circunstâncias e por ele próprio. Com um contrapeso que não deve ser desconsiderado: o ainda líder parlamentar socialista percebeu que as coisas mudaram no lado da maioria; aceita que deve proceder a uma radical adaptação de postura no combate político; e está perto de encontrar a chave para essa adaptação, para lidar com a onda Miguel Albuquerque.
Carlos Pereira brilhou no 'Em Entrevista' conduzido por Virgílio Nóbrega tanto pela sua leitura dos fenómenos financeiros que levaram a Madeira a cair no conhecido buraco, como nas propostas apresentadas para solucionar o problema. Muitas dessas posições estão viradas em cima da mesa desde há muito tempo, já que Carlos Pereira nunca deixou de ser interventivo nas questões que domina 'de olhos fechados', as financeiras - fazendo observações à governação de Jardim e propondo caminhos sempre que se lhe ofereceu ocasião.
Hoje, a propósito do lançamento do seu livro 'A Herança', o ainda pré-candidato à presidência do PS escalpelizou as questões mais delicadas da situação regional, mostrando abertura para discutir com o governo regional soluções que salvem a Madeira do colapso.
Para Carlos Pereira, a nosso ver, o maior desafio coloca-se no plano político-partidário. Não temos a menor dúvida de que está ali o senhor que se segue a Victor Freitas. Mas há sempre um dificílimo 'depois' no caminho dos líderes do PS-Madeira. Sempre foi assim, quem não se lembra? Ao longo de décadas, os líderes foram eleitos  praticamente sem oposição. Mas raramente seguraram o partido, de verdade, mais do que um ano, vergados às pressões e dissidências domésticas que 'ajudavam' aos maus resultados eleitorais.
Carlos Pereira diz que apresentará na semana que vem a moção para debater em congresso. Insiste em pôr a trabalhar pelo partido militantes e simpatizantes, sem destrinça. Quer uma organização interna diferente. E, obviamente, conseguir para o partido o impacto junto dos eleitores que pretende seja muitíssimo acima do tradicional.
Qualidades para disputar ombro a ombro as próximas eleições regionais não lhe faltam. Em Outubro há 'treino' preliminar. Nas autárquicas de 2017 já se terá uma ideia formada. Antes desses voos de altitude, curiosamente, aqui mesmo ao virar da primeira esquina, há trabalho decisivo a fazer. Julgamos que, se não começar a caminhada ao leme de um partido liberto de vícios antigos, mas completamente liberto, acabaremos por assistir a um filme repetido.
Para não falar da restante oposição, aguerrida e experiente, ainda por cima 'reforçada' com os novos movimentos de cidadãos que depois se tornam em partidos.
Somos de opinião que Carlos Pereira tem garra para fazer a necessária 'limpeza' partidária, passe a dureza da expressão. Em excelente forma e com boa imagem esta noite na TV - e quem o conhece bem sabe ser esta a sua imagem natural -, Carlos Pereira não parece disposto a pegar no PS para brincar às lideranças. Mais do que líder consumado do partido, quis deixar a ideia de 'challenger' de Albuquerque, à espera do encontro em ringue. Mas sem agressões antes do tempo, antes jogando para ter o público do seu lado. 

14 comentários:

Mao Tse Tung disse...

Sr. Calisto. Gostaria só de lhe lembrar o seguinte:
"Em 2009, Carlos Pereira, já na altura deputado do PS-Madeira, era desejado pela direcção de então como candidato à Câmara Municipal do Funchal. Já o tinha sido em 2005.
Carlos Pereira reflectia sobre o assunto e fez entretanto chegar ao PS-Madeira, uma lista de projectos que a sua empresa tinha previamente apresentado em cerca de duas dezenas de Câmaras Municipais pelo país. O objectivo dessa lista era que o PS, através da influência da estrutura nacional sobre os autarcas socialistas, pudesse favorecer a empresa do Carlos Pereira na aprovação desses projectos.Isto é muito grave! Isto é inaceitável! Esse documento foi a Lisboa, ao largo do Rato, e felizmente... levou nega.Dias depois, Carlos Pereira dizia não estar disponível para ser candidato" (comentário no Facekook do antigo dirigente do PS-M, Duarte Paulo Brazão Gouveia, 17/4 às 22:25 horas)·
Comentários:
Agostinho Soares (antigo secretário-geral do PS-M, com João Carlos Gouveia em líder): " É verdade que no Secretariado da última presidência de Jacinto Serrão, todos conhecem a existência do documento e isso gerou grandes problemas na elaboração da lista de candidatos ao parlamento regional nas eleições de 2009, onde Carlos Pereira figurava"
Agostinho Soares (antigo secretário-geral do PS-M, com João Carlos Gouveia em líder): "Algumas das situações narradas (esta da narrativa faz-me lembrar outras situações e outras personagens) não correspondem ao acontecido, como a referência a dezenas de câmaras - quem conta um conto acrescenta um ponto - ou o facto do documento ter ido ao Largo do Rato. Eu já não sou militante do PS desde Novembro de 2013, e mantive-me em silêncio durante muito tempo, respeitando essencialmente os amigos que lá se mantiveram, mas lamento dizer que entendo ser esta uma situação não apenas do âmbito da ética, mas sobretudo das relações entre o Estado (e daqueles que o assaltam através dos partidos) e a economia. O intervencionismo que faz parte da idiossincrasia dos partidos comunistas e socialistas (onde abundam os capitalistas anti-capitalismo e os elitistas anti-elitismo) permite este trânsito permanente entre o mundo empresarial, o poder legislativo e o poder executivo. Percebi que os defensores do Estado alargado têm boas razões para defendê-lo quando ganham relações de poder no mundo da política: quanto mais Estado, mais negócios e mais benesses a ganhar e a distribuir".
Lamento meu carto sr Calisto que embora conhecendo isto - e seri que conhece - deliberadamente omita estes atestados de "seriedade" a favor deste Cartos Pereira.

Mao Tse Tung disse...

Sr. Calisto, já uma vez foi desafiado a tentar investigar o que se passa com uma obra de milhões anunciada pela EEM para a Calheta - ainda no tempo de João Cunha e Silva. Desafiado a saber quem anda à volta do gamelão, quantos milhões vão ser distribuídos (ou foram!) em comissões, quais as empresas que concorrem ao concurso, qual a empresa que vai ganhar (ou já ganhou), que ligações existre entre esta "teta" e antigos políticos do poder laranja, afastados pela renovação?
Pelos vistos você não é capaz

Toupeira Manhosa disse...

Sr. Calisto, explique-me por favor o seguinte: o antigo deputado europeu, Nuno Teixeira (deputado por acidente) é funcionário do Governo Regional. Dizem que reassumiu o seu lugar ao lkdo do seu antigo patrão Cunha e Silva. Como é que esta "mente" brilhante segundo o Diário de hoje vai ao estrangeiro participar em iniciativas da SDM e do CINM? Ganha por dois lados? Explique-me isto porque também quero ter direito a esta teta... E você não queria também, caro sr. Calisto?

Toupeira Manhosa disse...

Sr. Calisto:
- Quando é que os membros do Governo Regional disponibilizam as declarações de rendimentos entregues obrigatoriamente no Tribunal Constitucional?
- Quando é que os deputados da ALRAM disponibilizam as declarações de rendimentos entregues obrigatoriamente no Tribunal Constitucional e as divulgam a exemplo da Assembleia da República e do Parlamento Europeu?
- Quando é que a AMRAM disponibiliza as declarações de rendimentos dos autarcas regionais entregues obrigatoriamente no Tribunal Constitucional e respectivos salários?

Anónimo disse...

O único no Governo que sabe de tudo o que se passou, passa e vai passar-se - literalmente - é o Secretário das Finanças. Logo, é muito simples, basta contar ao Presidente e este decidir se transmite a todos os outros Secretários. Se assim não for, a anterior estrutura governativa até se vai rir de tanta ingenuidade e voluntarismo e continuar a partilhar os despojos. Esta terra é pequena de mais para o que se passou no PSD. As pessoas conhecem-se, são cúmplices e estão comprometidas uns com os outros. Alguém teve ilusões? Lindo mas esqueçam, a Madeira não é um mar de rosas, literalmente...

Anónimo disse...

Podem dizer o que quiserem mas este rapaz vai ser um caso sério. Preparado - mais do que a maioria dos quadros do PSD - urbano, boa presença e grande capacidade política. Finalmente a Madeira tem um líder na oposição á altura dos tempos que se vivem. Vai ser bom para todos a dicotomia Albuquerque/Pereira, isso só enriquece o debate e a democracia. Agora ele tem que limpar, limpar os matarruanos que por lá andam e devolver nível ao PS, limpar os ratos do costume e, principalmente, limpar aqueles vaidosos do Éden que não valem um voto além da fraca inteligência do eterno putativo candidato. Feita a limpeza, este rapaz pode dar que falar.

Anónimo disse...

vai cair como todas as estrelas do PS que vieram antes deste

Anónimo disse...

E a editora é a tal que organiza o Festival literário com grande orçamento . De onde vem o dinheiro?

Anónimo disse...

E a Câmara que é independente ( devia ser) foi palco para este lançamento socialista. Porquê?

Anónimo disse...

E os colaboradores dessa Editora são todos do PS?

Anónimo disse...

Mas quem é que ainda não percebeu que o PS acabou na Madeira?!

Anónimo disse...

A Câmara é do povo.... Porque é que o povo patrocinou o lançamento desse livro?
...Asneira cafofoniana. Mais uma.

Anónimo disse...

O Cafofo recusa-se a voltar a dar aulas aos pequenos do Campanario. Se para isso for necessário transformar a CMF numa sala de estar do PS, numa rave party house para aderentes do BE ou num canil/gatil do PAN, é o que fará. Aturar pequenos do Campanario é que não.

Anónimo disse...

Temo que o PS Madeira,a curto prazo,seja o terceiro partido da oposição.Aliás,penso que o JPP teve mais votos nas útimas eleições.
Não é preciso perceber muito de politica para antever um futuro negro para esta nova liderança.
O Carlos Pereira não cativa as pessoas.O eleitorado não se revê na sua imagem.A população não vai com a cara dele.Ás vezes é assim.Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
Caro Calisto e caros comentadores.respondam-me a uma pergunta.Como é que alguém que levou uma banhada do Albuquerque para a Câmara do Funchal,vai ganhar eleições regionais?
É preciso tirar um curso?
O Carlos Pereira,jamais ganhará uma corrida eleitoral com Albuquerque.Mas a malta do ps vai cantando e rindo porque está feliz e contente com 4 deputados na assembleia regional.Sim...4.VITOR,CARLOS,JAIME E AVELINO.Fica-lhes bem um smart for four.A Sofia,coitada,vai ter de alugar um tuk tuk