Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Vamos a eles!


O MARÍTIMO FOI CAMPEÃO DE PORTUGAL
PRIMEIRO DO QUE O BENFICA







Amigos nossos simpatizantes de outros emblemas sorriem quando apostamos na vitória do Marítimo logo à noite em Coimbra, na Final da Taça da Liga. Ficamos sem perceber onde está a piada. Se é por causa dos resultados registados este ano entre os verde-rubros e o grande Benfica, pois manda a lógica interromper o ciclo da Águia. Porque, a jogar nessa jurisprudência, nunca mais valeria a pena o Marítimo enfrentar o adversário de hoje.
Não vemos mesmo onde está o espanto. O Marítimo até foi Campeão de Portugal 4 anos antes de o Benfica conseguir o almejado título.
Podemos recordar a listagem:

1922 - FC Porto
1923 - Sporting CP
1924 - SC Olhanense
1925 - FC Porto
1926 - CS Marítimo
1927 - Belenenses
1928 - Carcavelinhos
1929 - Belenenses
1930 - Benfica
1931 - Benfica

O Marítimo é um dos grandes de Portugal há muito tempo, como continua a ser. Logo, está na hora de o fazer lembrar ao mundo. E que bonito cenário das serenatas e do Mondego para incluir na sua História mais um título nacional!
O grande Benfica que tenha paciência, até porque já é campeão, mas hoje o dia nasceu verde-rubro e verde-rubro continuará pela noite dentro.   

11 comentários:

Anónimo disse...

o carcavelinhos e o olhanense também ganharam esse "campeonato" de 2 jogos!!!...que anedota

Luís Calisto disse...

Para quem não sabe, o Carcavelinhos era o clube mais popular entre os bairros de Alcântara e demais Lisboa ocidental, um dos que em Portugal arrastavam mais gente aos campos de jogo. Clube mais antigo do que alguns que andam de gravata por aí. Que foi reforçado muitas vezes pelos ingleses da linha, que trouxeram o futebol para o continente. O Carcavelinhos foi o clube que deu origem ao Atlético Clube de Portugal, conhecem?
Quanto ao Olhanense, era na altura o rei do Sul de Portugal, de Setúbal para baixo.
E quanto aos 2 jogos, bem, o Campeonato de Portugal era para... campeões. Campeões do Norte, de Coimbra, de Lisboa, do Sul, da Madeira. Não era para todos.
Nos dois jogos que couberam ao Marítimo em 1926 (depois das vitórias no campeonato da Madeira para o acesso), foi tudo muito simples: 7 no Porto (que tinha sido duas vezes campeão e só levou 7 porque Syskas esteve em tarde de inspiração) e 2 no Belenenses... que fugiu do campo para não levar uma dose como os outros levaram.

Anónimo disse...

Ganhar ao benfica do colinho limpinho-limpinho? sonhar não custa....
Seja como for muito maritimista vai festejar na mesma, visto que até apoiam mais o benfica que o próprio Marítimo.

Anónimo disse...

O anónimo das 13.35 parece que ainda está com azia! lol
Luis

Anónimo disse...

VIVA O BENFICA! :)

Anónimo disse...

Não é azia lampiãozeco, são factos...

Miss Take disse...

Até pode ser que não seja assim mas, vamos ganhar!! Mariiiiiiitmoooooo!
Só por ter chegado à final é já uma grande alegria a até acabar o jogo tudo pode acontecer, entretanto toca a desfrutar da possibilidade de ganhar a taça.

Anónimo disse...

a vitoria no campeonato da madeira de 1926 foi conseguida de forma ilegal com a mão frente ao união...o arbitro desse jogo foi enganado e deixou de apitar...isso o sr. calisto não escreve nas histórias dos "maravilhas"....isso e os roubos de igreja patrocinados pelo alexandre rodrigues nas tascas do mercado que valeram inumeros campeonatos da madeira....

Anónimo disse...

Se é verdade o que diz o anónimo das 14:52, ainda bem que foi assim, senão a Madeira nunca teria tido um campeão de Portugal em futebol.

Luís Calisto disse...

Caro Senhor das 14.52

Esse Marítimo-União de 1926 tem servido para desfazer fora de campo o que o Marítimo faz l+a dentro. O pior é que a História não pode ser distorcida.
Nesse jogo, o União fez um golo e pôs a barca Gavião à frente da sua baliza (quase não havia ainda camionetas do tamanho de uma baliza). O Marítimo batalhou e encostou os adversários à lancha... Até que um lance muito rápido deu, não a vitória, mas o empate ao Marítimo. Mesmo que houvesse TV à época, só com 200 repetições para ver que a bola tocou na mão do José Pequeno.
O União detinha uma equipa fortíssima. Com o azar de o Marítimo ser superior. Tanto assim que, dado o empate, seguiu-se um prolongamento... em que o Marítimo encaixou 3 golos na baliza contrária. Sem resposta. Que roubo de igreja!
Quanto a contar esta história nas Maravilhas, claro que já contei o que investiguei, e contei sem complexos.
Também hei-de contar um dia como é que o União ganhou 7 anos seguidos o campeonato da Madeira. Nessa altura, como que por magia, o União era campeão e não conseguia ganhar o bota-fora para ir representar a Madeira na Taça de Portugal.
É que essa prova era apitada sempre por árbitros de fora, que não conheciam nada da Madeira. Não conheciam as tascas do mercado. Por isso o Marítimo é que ia quase sempre ao continente.
Com árbitros de cá, conhecedores das tais tasquinhas, o União era sempre campeão! Mistério.


Anónimo disse...

Quem se mete com o Benfica leva(mesmo que voçe passe dia e noite a escrever).entendeu?