Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Serras

VACAS NA SERRA: ALERTA IMPORTANTE


Não percebemos da matéria, mas o texto que se segue, chegado há pouco ao Fénix, é suficientemente esclarecedor quanto aos cuidados necessários e urgentes nas alturas da Madeira



"A foto que segue ilustra uma situação que ocorre na serra, na zona do Rabaçal, até quase aos Lamaceiros no Porto Moniz, assistida por todos quantos circulam naquela estrada. Centenas de vacas (e a manada cresce ano após ano) pastam naquela área, não obstante a retirada do gado ocorrida há anos ter, irremediavelmente, banido o pastoreio desregrado da serra. 
Todavia, o gado (ovino) que, pela nossa orografia, não tem condições para ser apascentado, viu a sua área de pasto a crescer naquela zona. Só naquela zona.
Acontece que, para os observadores mais atentos, as vacas alimentam-se de espécies endémicas, sobretudo da urze, na ausência de melhor pasto (a foto ilustra-o). A urze, para os desconhecedores, é parte da vegetação de altitude, é a mais importante espécie a revestir o solo, a prevenir da erosão, a captar a água dos nevoeiros e a criar condições para o surgimento de outras espécies, pelo microclima que oferece, pela formação de solo que promove, daí chamar-se de pioneira. 
A foto mostra as vacas a comer urze. 
Quem vai à zona do Rabaçal, da levada da D. Beija e imediações, observa que as urzes estão literalmente aparadas pela acção daqueles animais. 
Para além disso, parte das vacas estão lazarentas, apresentando um cenário indigno a quem nos visita, além de oferecerem perigo por andarem livremente na estrada. 
Pode não ser inocente a homenagem ao anterior director regional por parte de criadores de gado daquela zona. A investigar! Então como se explica que associações produtoras de gado homenageiem um timoneiro que foi dos maiores opositores do gado na serra? 
Fez as pazes com as associações de criadores de gado, ou a situação das vacas naquela zona oferece compensações a alguém? 
Quem é o dono das vacas? 
Em surdina, há quem afiance que 80% daquelas vacas são pertença do ex-director. Quem poderá averiguar? Até quando se irá permitir aquele pastoreio com gado ovino, comprometendo a regeneração da flora? Quem é que tem interesse na manutenção daquele gado? Penso que o Dr. Raimundo Quintal era a pessoa certa para denunciar aquela vergonha. Fica feito o meu desabafo, penso que o Fénix pode ter matéria aqui para denunciar mais esquemas à antiga, ainda persistindo nos nossos dias." 


 - Agradecemos o alerta e reenviamo-lo a quem de direito

8 comentários:

Anónimo disse...

Deixem o gado em paz.Eu gosto de ir ao Paúl e ver aquela bicharada toda.Será que,quem lhe enviou o texto,come erva em casa?

Anónimo disse...

Se não têm dono, vão para a Segurança Social . Os lares agradecem

Edumadeira disse...

Não come erva em casa mas bebe água e sem água não há vida.

Anónimo disse...

Sem ter nada a ver com vacas e urzes, venho apenas informar o amigo Calisto que aquela material do Humberto da agricultura seguiu, hoje correio verde. Foi com tudo, desde matéria do tempo do armazém de medicamentos, passando pela consultoria do Dom António ( o da maçonaria) ex chefe de gabinete na CMSV até ao mais quente do chefe de gabinete actual.
Agora vamos ver se a Procuradoria lhe pega ou a provedoria de Justiça, sim, porque era matéria boa demais para um orgão comer só!
Cmp
K-trovoada

Anónimo disse...

Que tal juntar a esta manada animais da raça Hereford e Aberdeen Angus, grandes raças bovinas para melhorar o rebanho existente, mais tarde um produto DOP, vamos a isso Humberto.

Anónimo disse...





Os Verdes que comam pontas de silvado, carqueja e mato giesta . Eu gosto de carne e se possível sem hormonas e antibióticos. É possível coexistir floresta pessoas e animais desde que haja regras , alguém tem que liderar para que se entendam todos!! E mais não disse.

Anónimo disse...

isto de moldar a ilha a nosso gosto algum dia vai falhar.(já falhou algumas vezes)

Anónimo disse...

Deixem lá as vaquinhas.