Powered By Blogger

terça-feira, 26 de maio de 2015

REVOLTANTE


PRODUTORES DE BANANA 
ESCANDALOSAMENTE EXPLORADOS
PELO MALABARISMO DA GESBA 




A banana paga ao agricultor madeirense a 46 cêntimos e vendida a 2,89 euros no Jumbo? A quanto é que a GESBA vende a banana ao kg à cadeia de supermercados Jumbo? Atenção que a GESBA na realidade paga 6 cêntimos, porque o restante (40 cêntimos) é subsídio da IFAP.
Ou seja, a GESBA PAGA 6 CÊNTIMOS AO AGRICULTOR e vende a quanto às grandes cadeias de Agricultura e do Governo Regional? Até quando?! 
Uma imagem vale mil palavras.

Nota do Fénix - Este texto que nos enviaram a explicar o oportuno documento fotográfico obtido por um jovem madeirense num 'Jumbo' de Coimbra fala por si. Nem sequer conseguimos tecer longos comentários, com o estômago embrulhado desta maneira perante a exploração que uns quantos engravatados fazem a quem anda em cima da terra a rebentar a saúde a troco de uns míseros cêntimos. Será que os cavalheiros da GESBA também recebem uma ninharia quando vendem o produto? Nesse caso, seria mais um Robin dos Bosques ao contrário. Mas cheira-nos mais ao eterno malabarismo comercial, com prejuízo dos mesmos. E o sr. secretário da Agricultura, quando se digna aparecer pelos lados da banana? Está com vergonha da enxada? Ninguém o vai pôr a tirar regos ou mantas. Até porque não sabe.

16 comentários:

Anónimo disse...

E quem me garante que não é a rede de supermercados "Jumbo" a dobrar ou triplicar ou mesmo quadruplicar o preço em relação ao que compra??

Anónimo disse...

Não precisava ir tão longe, aqui a banana vende-se a quase 1.40 nos supermercados, é muito lucro apenas para quem o faz chegar e coloca à venda. Tanta banana que existe por aí, tanto desperdício e tão cara para tão baixo rendimento para os agricultores!

Anónimo disse...

Se pagam essa miséria por quilo ao produtor, porque é que a banana é sempre vendida nos supermercados da Madeira a 1,39 ao kilo, muito mais cara do que muitas maçãs que vêm de fora e têm de pagar transporte marítimo?

Quem souber que responda.

Luís Calisto disse...

Sr. das 11.58
Pois aí estaria o caso do Robin dos Bosques ao contrário de que falamos na peça.

Anónimo disse...

Qual o espanto? sempre foi assim!

Anónimo disse...

A secretaria da agricultura ainda não fez nenhum esclarecimento? Ou será que o assessor de comunicação do secretário ainda não arranjou ninguém para lhe fazer o texto e assinar como seu?
Ao que consta fotógrafo já arranjou ......

Anónimo disse...





Falta de concorrência . A Gesba existe para assegurar fundo maneio ?????? não com pena dos agricultores . Aquilo que pagam ao agricultor é uma vergonha . Deixem o mercado funcionar !!!

Anónimo disse...





Um vendedor de ferragens e tampas de sanita da rua do Sabão , outro do Norte da Ilha e ainda outro da M. Mar . mandam e desmandam na querida GESBA. Cobertores, pencas , penquinhas , passeios e passeatas etc!!! É aquilo que temos.

Anónimo disse...

E a Grafibrava?

Anónimo disse...

É melhor começar comprar directamente ao produtor ....

Anónimo disse...

O betinhos de São Vicente está para a Agricultura assim como o azeite para a água. Não liga, foi por ser amigo do nosso presidente única e exclusivamente por isso. Uma questão de amizade pessoal.
Grandes amigos. O salgado também tinha amigos assim: Fieis até....dizer chega.
Não pensem no Secretário, ele não existe, aquilo foi colocação por gratidão ou caridade.

Anónimo disse...




Afinal o betinhos é o H G . Desculpem eu não sabia!!! tem piada||||

Vicentinho disse...

isso de culpar o Betinhos de todo o mal que vem ao mundo também já é exagero. Daqui a uns dias é ele o culpado da crise também.
Quanto ao preço da banana é só alguém pagar mais aos produtores e comprar a banana, depois vendendo-a aos supermercados. Fazem filmes com tudo, até com o que é normal. Farto deste filme de perseguição.
Ninguém quer que o Estado dê lucro, mas todos querem que o Estado pague tudo o que houver. Há que haver moderação tanto nos temas como nos comentários.

Anónimo disse...

Ainda ninguém reparou no negócio das paletes da GESBA? Confirmem os valores e pasmem-se!

Miss Take disse...

Sr. "Vicentino", li o seu comentário 3 vezes e 1/2, dedisti e não percebi.

Anónimo disse...

história de uma vida de promoções:

- entrega os portos aos sousas. enterra a marina do funchal para teres de construir a do Caniçal: e és nomeadA para a GESBA.

- lixa os agricultores da banana. enterra qualquer fabriqueta que tente processar o excedente para teres o desgraçado ainda mais pobre: e és nomeada presidentA do SESARAM.

agora vais lixar os velhos e doentes. provavelmente abrires as "portas" a um hospital privado e dpois vais ser nomeadA para quê?

cuidado! desta vez não esqueças que ao tramares o serviço de saúde, um dia podes ser tu a precisar.