Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Produtos da Madeira

APOIAR O QUE É NOSSO


A Madeira tem condições excepcionais para produzir produtos para exportação e consumo interno, mas é preciso criar condições que estimulem a produção e a procura. A ideia de José Manuel Rodrigues, líder do CDS/PP, foi “semeada” no sítio da Caldeira, em Câmara de Lobos, zona de socalcos agrícolas, onde apresentou a proposta que o seu partido entregou na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM) de incentivos aos sectores da restauração e hotelaria que consumam produtos da Região.
Os apoios financeiros a conceder contemplam a produção regional ou os produtos transformados na Região. A lista é extensa: começa nos produtos hortícolas, frutícolas e vitivinícolas, passa pela floricultura, pescas, pecuária. “Precisamos de incentivar a hotelaria e restauração da Madeira a adquirem o que é nosso”, simplificou o líder da Oposição.
A proposta é transversal a vários domínios da economia regional, como a agricultura, pescas, pecuária, mas também a restauração, hotelaria, turismo, ambiente e serviços. José Manuel Rodrigues acredita que por ser tão abrangente e garantir o escoamento dos produtos, é um instrumento vital para animar setores que estão em declínio, ajudar a revitalizar a economia, criar novos postos de trabalho e cuidar da paisagem da Madeira, tão essencial à imagem turística. Rodrigues lembrou que apoios semelhantes estão em vigor em outras regiões da Europa e por isso não vê razões para sermos diferentes.
Outra proposta complementar, que também deu entrada na ALM, pede ao Governo Regional que reduza os custos com os factores de produção, adubos e pesticidas mas também os transportes, que para os produtores madeirenses representam mais 30% do que para o continental ou açoriano.


Texto e fotos: PP

Sem comentários: