Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Presidenciais


A PRAIA DE EDGAR É OUTRA

Voto (in)útil em Sampaio da Nóvoa, imparável vaga bloquista vs derrapagem do PCP e falta de notoriedade nacional acentuaram a falta de estilo do intenso activista partidário madeirense para tratar das flores em Belém   





Edgar Silva é um político de terreno. Um activista partidário como poucos em Portugal. O eleitorado evidentemente não lhe reconheceria perfil para calçar as pantufas e ficar em Belém a dirigir os jardineiros no tratamento dos jardins.
O resultado de ontem ao nível nacional não se deve porém somente ao estilo do dirigente comunista. Nem apenas à falta de notoriedade no Rectângulo. O voto (in)útil em Sampaio da Nóvoa foi péssimo para as aspirações de Edgar Silva. Assim como o tempo de derrapagem que o PCP atravessa. E bem assim o crescendo da vaga bloquista, na crista da moda fracturante europeia no espectro da esquerda.
A comunicação social nacional também não foi muito com a cara de Edgar. As análises levavam pouco em conta o candidato oriundo da Madeira. As tendências filosóficas das sondagens também o prejudicaram.
Vistas as coisas com frieza, Edgar Silva deu uns passos atrás na caminhada que julgávamos perto de lhe proporcionar o cargo de secretário-geral nacional do Partido Comunista. São as regras democráticas. As eleições são sempre um risco. Quem vai à guerra dá e leva. Às vezes, leva-se muito muito mais do que se dá.
Com esta aventura, Edgar adiou a carreira. Os banhos de multidão organizados pela máquina de Jerónimo souberam a pouco. O gostinho não voltará tão cedo, presume-se.  
Há porém uma leitura de resultados regionais que deixa boas recordações. Como acontecera com José Manuel Coelho na eleição anterior, talvez com mais impacto ainda, o candidato madeirense foi profeta na sua terra. O que é obra, sendo candidato dos comunistas. 
Emfim, os votos na Região permitem pôr em dúvida se o madeirense é mesmo o pior inimigo do madeirense.  

8 comentários:

Anónimo disse...

Se Edgar é do terreno e não gosta de pantufas, nas se devia candidatar.
Problema do PCP é a falta de renovação nas pessoas e no discurso .
Se Edgar podia ser a renovação da pessoa...no discurso, na homilia é o mesmo do PC do Cunhal.
Vejam o BE..a grande renovação. PCP está em queda e vai desaparecer como foram o Espanhol, o Frances, etc

Anónimo disse...

Por falar em madeirenses maldizentes, qual é a posição de Edgar em relação à chamada Revolução Bolivariana e suas consequências?

Anónimo disse...

O PC arrisca-se a praticamente desaparecer e ser substituído pelo BE. Quando morrer este eleitorado idoso que o sustenta eleitoralmente, não haverá nova geração que consiga aguentar um PC ainda soviético, ainda estalinista. E pode acontecer que, quando perceberem isso, seja já muito tarde.
Claramente viu-se que Edgar Silva não é conhecido a nível nacional, e a "cassete" não motiva.

Anónimo disse...

Falta um padre para dirigir a capela do palácio.

Anónimo disse...

Edgar só falava nos valores de Abril..cassete de Abril..gasta. Isso tá consolidado e não diz nada às novas gerações...
Se Edgar é a renovação do PCP, bem podem arrumar as botas pois não disse nada..Até no Alentejo profundo Marcelo ganhou e a Edgar quase ninguém ligou.

Florêncio de Aguiar disse...

Só lamento que uma perdonagem surreal como José Manuel Coelho tenha, mesmo assim, tido mais votos, quer na Região quer no todo nacional do que um homem vertical e que faz política a sério, pelos seus valores é certo, mas seriamente e nunca numa base da chicana como o Senhor Coelho. Que povo este que se revê mais num arruaceiro do que num político a sério, mesmo que comunista. Eu não votei nem num nem noutro mas entre os dois nem hesitaria; Edgar Silva está a anos luz de José Coelho, a começar pela educação. Quanto a Sampaio da Nóvoa qual voto útil? Até teria sido interessante uma segunda volta mas ainda bem que não aconteceu; seria demasiado duro para Nóvoa. Marcelo Rebelo de Sousa é uma personalidade nacional que não depende de estigmas e partidos, ganharia sempre. Finalmente temos Presidente.

Anónimo disse...

Coelho uma personagem surreal? E o Edgar sempre os mesmos sound bites....foi lancado as feras pelas cúpulas do PCP...nunca o PCP teve tao poucos votos....170 mil votos..

Eu, o Santo disse...

Penso que não seria um bom Presidente do GR.
1- duvido que saiba de leis
2- duvido que saiba de leis da função pública
3- duvido que tenha conhecimento de causa sobre a causa da pobreza madeirense: a corrupcao, e como se combate e vence
4- duvido que tenha "tomates" para despedir (i.e., não perdoar) corruptos.

Em face do exposto, seria uma presa fácil para os corruptos, e as vítimas dos corruptos continuariam a ser vítimas.