Powered By Blogger

domingo, 15 de maio de 2016

15 de Maio de 1977: 39 anos depois da glória, o tempo é de exultar, não de falar em traidores




OBRIGADO AOS MARITIMISTAS
SEMPRE FIÉIS ÀS DUAS CORES

O Estandarte do Marítimo é verde e encarnado. A camisola do Marítimo é verde e encarnada. Hoje não falo para os maritimistas que, com o passar do tempo, desprezaram uma das cores, para, conforme a lua, serem só verdes, só vermelhos ou azuis, mesmo quando o Marítimo está em campo, torcendo esses 'maritimistas' contra o 'seu' clube. Este dia não é desses.



Assumo a responsabilidade de, em nome dos jogadores daquela época inesquecível de 1976-77, agradecer a todos os maritimistas de todas as gerações que fizeram o Marítimo grande e que continuam a fazer um Marítimo ainda maior. Desde os de antes de 1910 até ao dia de hoje. O triunfo naquela temporada e naquele 15 de Maio de 1977 é para todos eles, os que já partiram, os que continuam e os que hão-de vir engrandecer o Clube das Maravilhas, dentro e fora do Caldeirão dos Barreiros.


Hoje não é tempo de falar de traidores. Aqueles que se dizem maritimistas para desfrutarem de superioridade no debate futebolístico caseiro, mas que deixam escapar os verdadeiros apetites quando o 'seu' Clube defronta um grande forasteiro. Aí, voltam-se contra as suas origens, renegam às 'suas' cores e explodem de alegria com os golos na sua baliza.
Não se trata de ter simpatia por um clube continental, porque isso sempre aconteceu noutras eras. Mas era uma simpatia completamente ignorada quando o Marítimo estava em cena.
Não é dia, pois, de falar de quem despreza uma ou as duas cores em determinadas circunstâncias, hoje é dia de os jogadores daquela época agradecerem a quem esteve nesse Caldeirão escaldante a apoiar a vitória de 4-0 sobre o Olhanense e que hoje se juntam aos novos maritimistas sempre fiéis ao sentimento verde-rubro.





Festejemos a subida de divisão proporcionada pelo 1.º lugar na Zona Sul da II e o título de Campeão Nacional alcançado na mesma época.
Obrigado ao grande Presidente Dr. Miguel Mendonça, ao enorme Treinador Manuel Pedro Gomes, ao estratego Chefe de Departamento de Futebol, criador de duas gerações vencedoras no Clube, Adelino Heliodoro Rodrigues.

Obrigado, Marítimo.



12 comentários:

Anónimo disse...

Boa crónica. Aos maritimistas simpatizantes de um dos grandes,onde eu e o autor do blog nos incluímos,peço que façam como eu, nem ponham os pés nos Barreiros quando o visitante é da sua simpatia.

Anónimo disse...

Para a história ficam os intervenientes na festa:

Estádio dos Barreiros
15 de Maio de 1977

Árbitros: Mário Luís; José da Graça e José Lourenço ( AF Santarém)

CS MARITIMO: Amaral(Porfírio, 83'); Olavo, Eduardo Luís, Bira e Rui Gomes; Nelson(Noémio,71'), Ângelo, Eduardinho(Cap.), Calisto, Norberto e Arnaldo Silva.

Treinador: Manuel Pedro Gomes

OLHANENSE: João Luís(Cap.)(João Peres, 25'); Manuel Bom, Miguel, Manuel Pedro e Soares; Paulo, Toninho, Caixinha, Sanina, Balecas(Luís Carlos, 45') e Marçal.

Treinador: Janos Hrotko

Golos: Norberto (7',12'), Nelson (20') e Arnaldo Silva (82')

Cumprimentos

Verde Rubro

Anónimo disse...

e onde anda essa Alma miritimista de 1979????!!!!
então quando recebem um dos 3 grandes, especialmente o benfica é ver esses maritimistas vendidos aos grandes e "trairem " o maior das ilhas. coisa que não acontecia umas decadas atrás.

Miss Take disse...

Que saudades do Marítimo aqui tão bem retratado. Parabéns e obrigado a todos estes gloriosos, é por eles que sou do Marítimo.

Anónimo disse...

Eu sou sócio do Marítimo desde 1978, e sou simpatizante do Sporting, mas quando o Marítimo joga com os leões de Alvalade, o meu club é sempre o Marítimo! E os meus filhos que são sócios do Marítimo e sócios do Sporting por vezes querem puxar pelo club de Alvalade , mas eu todas as vezes educo-os para tirarem sempre pelo Marítimo seja cá seja lá! Assim é que se defende o nosso maritimismo! Foi triste ver os falsos maritimistas apoiarem o Benfica! E se fosse com o Porto ou com o Sporting, a minha crítica seria a mesma! Os dirigentes do Marítimo também têm de pensar que as bancadas para os sócios do Marítimo não podem ter apoiantes de outros clubes. Se querem apoiar os grandes devem ser metidos no galinheiro!

Jorge Figueira disse...

Ainda que mal pergunte: Onde é que os meus amigos deixam o Acácio Pestana em tudo isto?

Anónimo disse...

Com o estádio pronto já não haverão desculpas para a falta de organização e o desleixo que os sócios do CS MARITIMO têm sofrido.

Devem ser criadas filas de entrada e bancadas exclusivas para os sócios. Nessas bancadas devem ser proibidos artigos de clubes adversários.

Sócio que queira entrar com artigos de um adversário deve ser remetido à bilheteira e convidado a pagar bilhete para a área reservada aos adversários ou publico em geral.

Cumprimentos

Verde Rubro

Ricardo Menezes disse...

Caro Verde Rubro,

No dia que uma direção do Marítimo tiver que recorrer a esse tipo de condicionalismos, o Marítimo estará como está, ligado às máquinas para não morrer.

Julgo que o problema não está em deixar adeptos madeirenses dos grandes entrar, está na falta de identificação dos madeirenses para com o Marítimo. No Marítimo que conheci eles também iam à central, só não se manifestavam ou levavam no focinho ali e ao primeiro acorde.

Meu caro, para mim o problema começou quando o GR tomou de assalto o Marítimo após o "Inácio continua, Alberto para a rua"... Enquanto esses penetras não forem postos na rua, ninguém vai se identificar com aquela artificialidade a não ser os que querem ganhar algum com palcos e afins...

Lanço-vos aqui um desafio: Queremos o Marítimo do pelado de Almirantre Reis, queremos o nosso Marítimo. Nem que tenha que descer à terceira para renascer...

8 disse...

Como o compreendo!
Mas também compreendo como é fácil trocar um jogo que para o CSM pouco contava, por uma vitória na Taça da Liga.
Cumprimentos

Anónimo disse...

E o Acácio? E o Reina?

Jorge Figueira disse...

Não nutro simpatia por anónimos.
Não posso também deixar de agradecer ao anónimo das 12h 04m recordar o nome do REINA.
Lamentavelmente, ontem, esqueci-o e isso não devia ter acontecido.
Reafirmando que gostaria de saber quem, por uma boa causa ainda tem de esconder-se neste séc XXI madeirense, - associo a anónimos gente vil e corrupta que se limita a insultar - compreendo-o e digo-lhe: OBRIGADO PELO LEMBRETE

Luís Calisto disse...

Subscrevo a importância de recordar o nome deste maritimista (no que diz respeito às lutas em defesa do Marítimo, algumas delas arriscadas).