Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Notícias e 'notícias'



PLANO ESTRATÉGICO
PARA A 'OPUNTIA TUNA'


O que vai ser debatido esta tarde neste histórico edifício é tema digno de um Conselho de Estado.

Caros Leitores, não costumo arranjar desculpas para a perda de credibilidade que a chamada Informação vai perdendo com o passar do tempo. Os grandes culpados de isso acontecer são os jornalistas, e por razões que não vale a pena escalpelizar agora. Assumo essas culpas, na quota parte que me cabe.
Muitas vezes, porém, são factores exógenos a enterrar ainda mais o jornalismo na lama da descredibilização. Objectivando, para não se perder mais tempo, veja-se o caso do governo regional e o exemplo mais actual, já que vai acontecer estar tarde no Golden.
Se eu escrever aqui que a Secretaria de Humberto Vasconcelos vai levar em frente o projecto de um plano estratégico para o tabaibo, o que é que o Leitor diz?
- Lá está o escriba a brincar outra vez com coisas sérias, e depois quer que a gente acredite naquelas porcarias que ele escreve.
Não é assim? 
Damos razão aos Leitores que nos vilipendiassem desta forma. Quem é que, no seu perfeito juízo, acredita que um governo em funções, devidamente eleito pelo povo, se presta a gastar dinheiro num plano dedicado a uma planta que dá frutos interessantes, sim, mas que se cultiva espontaneamente nas rochas escabrosas voltadas ao mar e em bermas de caminhos de cabras do Porto Novo, Caniço de Baixo, e afins - sim, quem é que acredita que um governo reunisse tanta gente numa Secretaria para discutir esse tema?
Não estamos a falar de uma comissão de internados num manicómio a preparar as festas dos santos populares, falamos do governo da Tabanca.
Perante a informação em apreço, sem dúvida que, aos olhos do Leitor, quem está a inventar planos para o tabaibo é o profissional que tem a obrigação de dar a notícia. 
Alguns irão ao ponto de nos acusar de fazer ficção só para queimarmos o secretário Humberto! 
Obviamente que, neste caso, usei algumas defesas. Deixei primeiro que o assunto fosse plasmado nos jornais oficiais, porque aí vem tudo certo, consoante a vontade do Blue Establishment. E ninguém pia. É verdade porque sim. Mas, mesmo em segunda mão, publico isto com pinças, usando na manchete o nome científico da tabaibeira, na esperança de que o Leitor, não percebendo o 'latim', resmungue um palavrão para os seus botões e passe à frente sem ler esta peça, salvando-nos de outra saraivada de vocábulos irreproduzíveis. 

Não foi uma vez nem duas que, em rapaz, comi meia dúzia de tabaibos por um escudo quando os homens os vendiam à volta do mercado, montando até barraquinhas para o efeito. Na força do calor estival, a doçura e aquela frescura do tabaibo, que maravilha! Havia um fenómeno subjacente ao serviço: os vendedores abriam o tabaibo com sabedoria, alguns deles sem luvas, apesar dos terríveis espinhos, a gente tirava o fruto direitinho, mas, chegados a casa, havia sempre um desses espinhos ariscos enfiado num dedo, para se desalojar uma semana depois. 

Muito, muito a sério, talvez tenhamos contribuído para esta ridicularia do governo que é fazer um plano para o tabaibo. À força de fazermos humor com planos estratégicos de outros frutos, bastas vezes dissemos que só faltava um plano assim para o tabaibo. Será que eles não entenderam o humor e tomaram o texto irónico como proposta séria? Estarão a fazer de revindicta - "ai queres brincar com o tabaibo, julgas que temos medo?" 
Bem, estamos p'ràqui a dizer estas coisas e às tantas o Humberto junta-se ao Jorge Carvalho e ao Eduardo, montam um plano executivo conjunto cheio de empreendedorismo e, num futuro próximo, temos aí escolas a funcionar para turistas e alunos madeirenses, proporcionando alpinismo na encosta do Pináculo com o pretexto da apanha do tabaibo mais umas sessões de asa delta com voos rasantes de foice e sacola nos Reis Magos, a ver quem apanha mais frutos.
Com esta gente, nunca se sabe o que há-de sair dali. E tanto assim é que já nem vamos brincar a pedir planos para a nêspera ou o tremoço.

Terminamos com um pedido aos Leitores. Dois. Primeiro: acreditem que hoje não estamos a gozar com o serviço, o governo arranca esta tarde no Golden com um plano para o tabaibo. Mesmo. Segundo: para a próxima, sejam mais condescendente com os jornalistas, porque às vezes a descredibilização vem de gente responsável, eleita e religiosa.
E que viva a 'Opunia Tuna'!


À última hora, conseguimos esta prova de que, desta vez, não somos nós a 'inventar', é o governo com mais uma das suas ridicularias próprias da filmografia de Woody Allen.

16 comentários:

Anónimo disse...

Realmente há cada uma.....este Governo é tão preocupado com a cultura dos tabaibos e outros frutos enquanto assiste-se a um terrível recrudescimento do desemprego na Madeira.
Qualquer dia vão transplantar a Mostra do Brigalhó do Curral das Freiras para a Praça do Povo dar a provar aos estrangeiros o sabor do brigalhó. Acho que foi há dias a Mostra do Brigalhó no Curral.
O povo quer é festas. Junta-se meia dúzia de barracas, meia dúzia de "artistas musicais" afetos e com contrato vitalício com o PSD-M e assim por diante. Estas festas crescem quais cogumelos.
Mas o pior mesmo é que vamos ter de "aturar" este Governo até ao fim, pois já viram a Oposição na Madeira...entre este Governo e os líderes da Oposição venha o Diabo e escolha todos pregam a maior das moralidades mas quando chegam à governação.
O anterior Governo cada esquina era uma inauguração, este atual sem dinheiro vai visitando escolas, jardins, veredas. Há dias vinha uma notícia Secretário inaugura exposição....parece que se for o secretário ou o presidente a exposição tem mais credibilidade.
Quais as verdadeiras mudanças deste Novo PSD-Madeira? No Parlamento órgão de fiscalização do Governo sempre que é proposta alguma comissão de inquérito ou audiência quase sempre essas pretensões da Oposição não têm qualquer consequência.
Qual o secretário com maior experiência? Dizem por aí nos cafés 5 estrelas da nossa urbe que uma das secretárias será a cabeça de lista do NOVO PSD à Câmara do Funchal com a tarefa HERCÚLEA de destronar o atual inquilino e seus mordomos.

Anónimo disse...

Calisto...demorou mas la conseguiu falar do seu secretário favorito. O que eu leio no cartaz não tem nada a ver com que diz. Porque não fala dos produtos biológicos que são cada vez mais procurados?

Anónimo disse...

ahahahahahahahahahahahahahahahahahah... imagino uma coisa ao nível de um sketch do Gato Fedorento. Com a diferença que uns são são comediantes profissionais e outros fazem palhaçadas para gastar o nosso dinheiro.

Anónimo disse...



já estou a ver qual vai ser o próximo plano estratégico a ser apresentado,...

"plano estratégico da bagas de eucalipto e seus benefícios para chá"

Anónimo disse...

De facto o Calisto tem razão. O jornalismo... É que o Sr (se ainda é jornalista)fez a notícia da maneira que fez e como entendeu. Da mesma maneira que queria que os jornalista do Diário fizessem as notícias da maneira que o senhor queria. Pois, se fosse um outro jornalista, com mais visão poderia até estar a falar de produtos biológicos, ou daquele Bio qq coisa que vai haver.
Da mesma maneira que o Calisto apenas aprova os comentários que entende.
São olhares diferentes, e o Calisto sempre teve o seu.

Anónimo disse...

conheço muitos que criaram os filhos com ajuda dos tabaibos , mais para o calisto isto não passa de brincadeira

Anónimo disse...

E viva os planos do Humbertinho! Qualquer dia o Sousa Lino também propõem um plano estratégico para a caça de gambusinos e para o avião cargueiro! Ou então para a macarronada! Se o trabalho desta gente se resume a fazer palno estratégicos,também quero saber onde me inscrevo para o tacho! É na rua dos Netos?

Anónimo disse...

Sr. Calisto, palavrões por hoje basta o do outro na Assembleia da República...
Será que vai constar da próxima Nota do Dia??????

Luís Calisto disse...

Caro comentador das 18.53
Neste post acho que não há palavrões. Expediu um foi na peça dos parquímetros, acho que me deixei levar pelo da Ass. República. Mas, ao reler o texto, emendei logo. Estava forte...
Quanto às Notas do Dia, temos de andar atentos, a ver se aquilo sai lá.
E obrigado pela pertinente observação.

Jorge Figueira disse...

O interesse pela agricultura biológica não estará relacionado com sistemas de apoio da Europa? Não sei, por isso pergunto. Quem ouve as pessoas responsáveis parece que, face as exíguas produções que temos, 3.500 tons de cebola é uma miséria, os agricultores vivem à custa do dinheiro Europeu.
Quando os tabaibos garantiam receitas, a banana exportava-se, e as "semilhas" e cebolas abasteciam o mercado.

Anónimo disse...

Governo de cabeças ocas!! A Madeira falida e continuam preocupados com o tabaibo!! A Madeira continua a ser a anedota nacional, por isso continuamos a ser mal vistos em Lisboa!! Vejam o que os Açores fazem!!!!

Anónimo disse...

Governo de cabeças ocas!! A Madeira falida e continuam preocupados com o tabaibo!! A Madeira continua a ser a anedota nacional, por isso continuamos a ser mal vistos em Lisboa!! Vejam o que os Açores fazem!!!!

Anónimo disse...

em Marrocos fazem o óleo mais caro do mundo através dos Tabaibos aqui é motivo de gozo de quem nunca levantou uma palha

Anónimo disse...

Mas aqui onde existe industrias? Qual o know how deste governo para a industria, ou outro setor de desenvolvimento da Madeira? Industria de usar os dinheiros publicos?

Anónimo disse...

Os Acores? Coitadose. Vejam só o que pedem à Agricultura....

Anónimo disse...

Caro Calisto! Parece que os assessores do Golden estão a dar um ar da sua graça por aqui. Força lá. Já pensava que andavam de férias há 1 ano!