ROSA VERDE
Entre as muitas roseiras plantadas no passado mês de janeiro no roseiral do Jardim Botânico José do Canto há uma particularmente interessante pelo facto de produzir flores verdes.
A roseira das rosas verdes é cultivada em Inglaterra desde 1743 e surgiu nos catálogos dos viveiristas por volta de 1830.
Ainda hoje não se conhece a verdadeira origem desta roseira, que nos compêndios de Botânica surge com três diferentes classificações:
- Rosa chinensis ‘Viridiflora’
- Rosa x odorata ‘Viridiflora’
- Rosa ‘Viridiflora’
Alheia às querelas dos botânicos, a roseira oferecida pelo amigo Pedro Leite proprietário da Quinta da Torre nas Capelas, já começou a florir no jardim romântico localizado no coração de ponta Delgada.
Melhor, muito melhor, do que visualizar estas fotografias, é fazer uma visita ao roseiral do Jardim Botânico José do Canto e observar a ROSA VERDE ao vivo.
Texto e fotografias: Raimundo Quintal
1 comentário:
Normalmente gosto muito das suas publicações, mas essas do "josé do canto" estão um pouco desinteressantes.... Se fossem de um jardim da região... Mas esse jardim eu não conheço e não tenho dinheiro para conhecer.
Enviar um comentário