Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Apupos em fase de ensaio




MIGUEL ALBUQUERQUE RODEADO DE INCÊNDIOS
POR TODOS OS LADOS




Fogos

Autárquicas

Banif



A semana louca dos incêndios não acabou. Pelo contrário, foi só um começo dos fogos a que Albuquerque terá de acorrer doravante, queira ou não queira






Quase diríamos que também um fogo nunca vem só. Desta vez, os incêndios que há duas semanas chamuscaram visivelmente a imagem de Miguel Albuquerque deixaram no ar faúlhas que estão a pegar mais lume ao caso dos lesados do Banif e aos primeiros 'ameaços' de eleições autárquicas. Isso a par de alguns reacendimentos preocupantes. E sempre com as chamas a queimar os pés ao líder do PSD e presidente do executivo.
Quando tentou, com sucesso, subir ao topo da carreira política, Miguel não deve ter pensado que um dia lá teria de ser, um dia seria preciso governar. Convenceu-se de que poderia ficar todo o mandato a imitar aquele futebolista que apresenta o melhor estilo no equipar e no correr, porém revela falta de jeito quando chamado a intervir na jogada. O chamado jogador sem bola. Não. Miguel Albuquerque está finalmente convocado para governar com bola. Uma bola escaldante.
Nas últimas horas, o chefe do GR e do PSD passou por duras provações. É questão de lermos a excelente e concludente reportagem do DN sobre a manif dos lesados do Banif, ontem. À saída do Palácio de São Lourenço, onde se 'refugiara', o chefe do governo passou as passas do Algarve. Era dia de vaia. E Albuquerque foi apupado à mistura com os chefões do Santander. Perante o cerco montado, Albuquerque tentou fugir à inflamada questão Banif com a pueril desculpa de que já fizera o que lhe era possível: enviar cartas a Marcelo e a Costa. Coisa que qualquer cidadão podia fazer, já que o presidente do governo da Madeira tem hoje tanto peso em Lisboa como tenho eu ou o Amigo Leitor. Depois, lá foi arengando que não quer enganar ninguém prometendo soluções... 
Cuidado! O incêndio Banif avança em várias frentes no Funchal e a Quinta das Angústias será uma delas, quando os espoliados resolverem chamar a contas os que andaram pelas comunidades de braço dado com o Banif aconselhando quem guardara dinheiro de trabalho árduo a comprar produtos tóxicos que acabariam na lixeira da banca falida.

O PSD-M debate-se com várias frentes de incêndio. Por mais que Albuquerque e Rui Abreu queiram adiar, fingindo não perceber a coisa, o problema é que por todo o lado há gente a soprar as brasas das autárquicas. Isto agora em São Vicente foi apenas um lamiré. Apertado à margem da sessão solene concelhia, chefe Albuquerque teve de pronunciar uns elogios ao presidente da Câmara, José António Garcês, que nas eleições anteriores correu com o PSD-M do poder lá no concelho. Parece que Albuquerque afirmou mesmo que Garcês é autarca exemplar. Pelo pouco que percebemos da conversa gaga do presidente Miguel, nada está decidido ainda quanto às próximas eleições em São Vicente. Não? Seria o chefe laranja capaz de mandar os militantes nortenhos apoiarem agora quem, cavalgando um processo de dissidência interna, derrotou o seu ex-partido nas últimas eleições, aliás num ambiente de cortar à faca? O PSD cometerá a inédita gaffe de não ir a jogo? E o desastre que se adivinha outra vez em Machico? E em Santana? Como será Santa Cruz? E o Porto Santo, onde a oposição ao presidente socialista só é feita dentro do próprio PS, já que o laranjal desapareceu? 
Dou aqui um jeitinho ao meu Amigo Albuquerque: não falo do Funchal. Não falo do Funchal que é melhor. Ou será que, à semelhança de São Vicente, os crânios do PSD estarão a pensar em apoiar Paulo Cafôfo? Já dizia o livrinho maoista de instruções: se não podes com ele, junta-te a ele. 
Mas tenho de perguntar: as cúpulas do PSD têm a consciência de que o partido está dividido em dois? Admitem que em certos concelhos muitos social-democratas votarão ao contrário? Já pensaram que, fatalmente, qualquer candidato em qualquer concelho será bom para metade dos eleitores PSD e mau para a outra metade? Não se questionam ao verem que, nos concelhos ganhos por forças adversárias, praticamente não há oposição social-democrata?
Então? Que fazer para superar estes berbicachos? As eleições são já depois da Festa. Vem o Carnaval, a Páscoa, e eis uma briga sem quartel.


Ora! Albuquerque estará certamente fiado na vantagem que julga ser a inexistência da oposição. Acha que lhe serve às mil maravilhas a bagunça em que se tornou a política regional - e não apenas regional. O próprio Albuquerque vai ao parlamento e, sem dizer nada nem nada ouvir de incómodo, salvo em raríssimas ocasiões para variar, volta para os jardins do Blue Establishment convicto de que tem a situação na mão. 
Como diz o brasileiro, anda tudo 'numa boa'.
Cafôfo põe o braço por cima do Presidente da República, para 'roubar' Marcelo a Miguel Albuquerque, e vão ambos, Paulo e Marcelo, por aí pr'a lá como quem vai de uma tasca a caminho da próxima. 
Qualquer bicho careta do governo lisboeta que visita a Madeira leva logo, ninguém percebe a que propósito, com Carlos Pereira do PS ao lado, na hora das fotografias; e este esquisito protocolo repete-se ante a passividade do governo regional, que tem o papel de interlocutor do visitante. 
Cafôfo e Miguel, seja onde for, correm atrás dos media - o contrário do que acontecia outrora. Viva o boneco na TV e no jornal.
Tudo 'numa boa'. 
O PSD tem ao serviço um alto quadro que, à uma, é secretário-geral do partido e braço direito de Albuquerque nas Angústias! 
Os pequenos partidos, com cada vez menos espaço na TV e nos jornais porque não interessa dar voz a quem diz mal do governo e da Câmara do Funchal, desapareceram da actualidade oficial. 
Carlos Pereira, ao menor espirro no Funchal, anuncia que vai pedir uma reunião em Lisboa com um secretário de Estado qualquer... e depois marca conferência de imprensa para anunciar uma linha de crédito de alguns milhões, sem o menor efeito, claro está. A propósito, ando 'à rasca' com um torcicolo de tanto olhar o céu na esperança de ver os testes de avião no combate aos incêndios, que Pereira anunciou em 'antecipação' ao governo, merecendo a correspondente manchete no DN.

Albuquerque perscruta o panorama e diz: está no papo, vão ser mais uns anos a caçar e a passear. Pelo que toca à oposição, é capaz de ter razão. O PS é Carlos Pereira. Logo, há pouco PS. O PP tem líder que não é bem líder, por não ser líder definitivo, e tem um que devia ser líder e deitou tudo a perder. Um partido oposicionista que não é carne nem peixe. No tocante aos meus conterrâneos e Amigos do JPP, o 'assunto' era para estar mais risonho nesta altura do campeonato. Em todo o caso, um desgaste que se veja virá muito longe ainda e não é inevitável. Os restantes partidos, mais pequenos, estão com vida difícil.
Albuquerque diverte-se com esta oposição. O diabo é que são cada vez mais os movimentos populares bem sucedidos, que põem paulatinamente os políticos carreiristas na rua. Em todo o lado, em todas as latitudes. E a Madeira não tem sido excepção, conforme documentos juntos. 

Albuquerque não deixou passar a cena dos apupos, ontem, sem acusar o toque e vociferar: esses que andam nas redes sociais não sabem do que estão a falar. Possivelmente tenha razão. Mas precisa de se convencer de que também já ninguém acredita nas lamentáveis dissertações do 'cronista' Miguel semanalmente (ou quinzenalmente?) num jornal diário. Gastar aquele espaço com agradecimentos de cima a baixo a quem trabalhou nos incêndios e a descrever o que o governo fez, como se não fosse obrigação do governo trabalhar - isso seria artigo aceitával se assinado por um presidente de junta de freguesia. De um presidente de governo esperava-se que dissesse coisas novas e grandiosas, que deixassem o povo confiante. 
Se V. Ex.ª reparar, o governo tem visitado bombeiros, tropas, polícias, GNR, voluntários, desalojados - a todos agradecendo a postura nos incêndios. E dessa gente toda não vimos uma alma tomar a iniciativa de agradecer o que quer que fosse ao governo.
Voltando à vaca fria, seria útil a Miguel Albuquerque se ele, mesmo durante o jazz ou o chá no palácio, desse um pouco de atenção às redes sociais. Usando o iPhone, por exemplo. É que as coisas estão a mudar. Velozmente. Esconder fragilidades partidárias e governativas na 'comunicação' oficial, ainda por cima com a gente a pagar, já não é suficiente, nem pouco mais ou menos.

Acordem os oposicionistas tradicionais ou avancem independentes à luta, o PSD-M não tem grande futuro. Este PSD-M. Na verdade, não foi o PSD de Albuquerque a ganhar o partido, foi o PSD de Jardim a perdê-lo.
O próprio partido laranja arde em lume brando. Dali sairá incêndio de proporções consideráveis. Depois dos próximos pequenos fogos de percurso, tipo Hospital, ferry, reflorestação, banana, gado na serra, prevenção perante as possíveis derrocadas do Outono, desemprego, pobreza - a grande fogueira, alimentada por esses lumes, vai manifestar-se nas autárquias do ano que vem, podendo atingir proporções descomunais no congresso laranja que se seguir. 
Fica já lavrado aqui: se Miguel Albuquerque conseguir apagar os incêndios que lhe cercam o mandato e, saindo 'vivo' desta calamidade governativa-partidária, levar o seu partido à vitória, então ele é um grande político e a gente é que não percebe nada disto. Não teremos pejo em o reconhecer na altura. Serei o primeiro a reconhecer publicamente que Albuquerque não é só estilo, também sabe jogar com a bola nos pés. 
Mas, se querem que antecipe uma opinião empírica, arrisco sim senhor: não acredito nada na recuperação do PSD-M.

26 comentários:

Anónimo disse...

"as cúpulas do PSD têm a consciência de que o partido está dividido em dois? Admitem que em certos concelhos muitos social-democratas votarão ao contrário? Já pensaram que, fatalmente, qualquer candidato em qualquer concelho será bom para metade dos eleitores PSD e mau para a outra metade?"
Já antes era assim, a diferença é que havia AJJ e ninguém discutia.
Hoje em que qualquer gato sapato chega a secretário, diretor ou membro de gabinete, é normal os outros (mais capacitados e competentes) se sentiram revoltados e não se coibirem de o demonstrar.

Anónimo disse...

A oposição quer ir á boleia. Seja de quem for. Seja aonde for. Estamos num tempo de vencedores. Todos os políticos instalados ganham sempre.

Anónimo disse...

ao anónimo das 00.48. Absolutamente, os casos sa saude e da educação são gritamtes. sendo areas socaiais e que mexem nas pessoas serão o contributo para o fim deste desgoverno. paradoxalmente são areas onde existem bons profissionais sem aproveitamento.O flop migelista vai ter um preço cuja primeira fatura vem em outubro do proximo ano. LOL

Anónimo disse...

Ainda vai haver mais instabilidade, cuidado com a pessoa que colocaram na ALM, um arguido a dirigir os serviços, os trabalhadores descontentes com a falta de humanidade, ameaças e total desprezo pela vida humana. Investiguem este senhor, impede os auxiliares de fazerem horas extras ao fim de semana e feriados, por necessidades financeiras e coloca uma empresa de segurança a fazer esse mesmo trabalho, com custos orçamentais elevados!! Tribunal de contas investigue este caso e outros na ALM, o dito veio para a ALM ocultar as ilegalidades e fazer outras.

Anónimo disse...

e na oposição o Sr Calisto não acha que a problemas

CDS briga entre o continental e os Madeirenses
PTP brigam por não haver dinheiro para pão
Bloco briga por egos
CDU parecendo tudo bem a sempre briga
Ps nem preciso dizer
JPP- está mais difícil que eles pensaram e desta vez não vão ter apoiado de nenhum partido

Anónimo disse...

ò comentador das 10,58 , complemente lá o raciocínio , O PS que foi tomado de assalto por um cubano , que tem consciencia que não consegue ser eleito lider e arranja umas marionetes para colocar á boca de cena , foi assim na concelhia do Funchal e agora pareçe pretender fazer o mesmo no PS regional

Anónimo disse...

Sinto que pelo menos na agricultura e depois do que aconteceu esta semana
nomeadamente no proderam que estamos abandonados para nao dizer desprezados
o que o futuro dira nao sei
o presente e muito desanimador

Eu, o Santo disse...

O futuro da Regiao e do PSD-M esta dependente do candidato da Oposicao nas proximas regionais. Um bom candidato vence os laranjas.
O candidato ideal tem as seguintes carateristicas: historico de combate politico e cidadania; nao estar queimado pelos laranjas; pessoa de bem; competencia profissional; boa aparencia; idade entre 40 a 50 anos; conhecimentos de direito administrativo e penal; vigor fisico; e ter carisma e capacidade de inspirar a populacao.

Anónimo disse...

Um dia a coisa tinha de começar a rebentar.Muitos e muitos anos,sempre virado para o mesmo lado, mais as mazelas que já não dão para esconder,foram moendo.Desemprego, pobreza, exclusão e dívidas loucas, o que é que estão à espera? O povo já não vai em cantigas como já foi,já não dá para esconder nem disfarçar.Só Deus sabe o que vai na casa de cada um,desânimo, frustração,
esperança perdida,vidas acabadas, desigualdade maior.Precisamos de competentes e de gente de bem.

Anónimo disse...

Na educação vem próximo o resultado das opções tomadas. ALBUqueque vai perceber quando os resultados saírem. Na altura peça responsabilidades aos boys.

O visconde do eixo Arco de S. Jorge-Estrada Monumental disse...

O dr. Albuquerque continua a surpreender-me pela negativa. Pensava que ele tinha algum feeling político. Não tem nada. Um zero. Esta fragilizado, está baralhado, é um teórico, é um bluff, não tem competência para o cargo mantendo o comportamento que teve até hoje, sofreu dois revezes eleitorais apesar de ter tentado disfarçar - o PSD perdeu votos e mandatos nas suas eleições - está a destruir o PSD, continua a perseguir por via dos capangas pessoas que estiveram ligadas ao jardinismo, como se isso fosse um crime e quando não há ninguém mais do que ele e das novas vedetas dos "renovadinhos" que tenham sido mais protegidos e tachados pelo Jardinismo. Comecemos pela Assembleia...
O dr. MIG está a ser queimado politicamente por falsos colaboradores próximos que tratam dos seus negócios. É vítima da má-lingua e da intriga de gente que o rodeia e que se diz amiga dele. Nao tem coragem para tomar decisões que todos reconhecem ser urgentes. Tem que remodelar o governo até Dezembro, antes das autárquicas para dar ao partido uma nova dinâmica, sob pena de perder pelo menos 5 a 6 das 11 câmaras da RAM porque se prepara para arrebanhar o presidente de sao vicente que saiu do PSD porque queria o tacho que acabou por ganhar e bem.
O dr. MIG tem que criar uma task force sem as más companhias que o rodeiam, tem que escolher um grupo de 4 a 5 pessoas, seus conselheiros políticos, amigos dele, com experiência política e que tenham a coragem de dizer não à sua frente, e começar a olhar para a política de forma diferente.
Se não fizer isto vai ter um fim político triste. Quem o vai enterrar são os capangas que chegaram ao poder a reboque dele, os incompetentes que andam no grupo parlamentar, uma casta medíocre de dirigentes locais que apresentaram como ponto único do programa, ajustar contas e demitir os "jardinistas" das freguesias ou dos concelhos quando os pais, os tios, os avos, os irmãos mais velhos destes miudos foram todos do PSD jardinista.
Tenho pena e lamento mas o dr. MIG vá pelo caminho errado. Deixe de estar dependente daquele grupo que o mantem refem deles, avance com essa task force de conselheiros que podem não ter nada com a estrutura dirigente do PSD - era bom que não tivessem. Mas que sejam pessoas da sua confiança e que tenham a dignidade de lhe dizer não sempre que entenderem dever dizer. Verá que tudo melhora. O erro do dr. Jardim que acelerou o seu fim começou quando deixou de falar com as pessoas da sua confiança, quando deixou de ouvir opiniões de quem apenas o queria ajudar, para fazer tudo como queria e bem entendia e decidir unilateralmente tudo e sobre tudo. Enterrou-se e nem deu por isso. Hoje mete dó ver a que ponto ele chegou depois do que fez pela RAM, com todos os seus erros e virtudes. Uma tristeza. Acorde dr. MIG, não queira este mesmo destino.

Anónimo disse...

Na minha opinião, Machico e Santa Cruz estão perdidos. Em Santana apenas uma pessoa consegue destronar o Dr. Teófilo.

Anónimo disse...

Lamentável. O Presidente teve a faca e o queijo na mão. Tinha uma equipa leal desde 2011 e deixou cair a mesma, para infiltrar elementos pouco confiáveis que só esperaram a oportunidade. Onde anda a sua equipa de elite que conheciamos desde o início. Sinceramente posso estar errado mas já não vejo muitos e isto é um sinal claro que algo vai correr muito mal (deixou de ouvir quem queria o seu bem). Pena pois tomava como um homem inteligente.

Anónimo disse...

Muito bem dito senhor Calisto. O presidente Albuquerque não vai conseguir manter o barco à tona da água empurrando os problemas com a barriga.

Anónimo disse...

Pura verdade, andam a fazer perseguições dentro do PSD e a dividir o partido e esqueceram se de quem votou para ele lá estar,ou faz uma limpeza ou está derrotado,o principal inimigo está dentro do governo e é da maçonaria,cuidado com este senhor sem malícia, outro falso é o Tranquada G.com estes no governo o M.A.nao precisa de inimigos está feito.

Anónimo disse...

Há muita memória curta por estas bandas, já esqueceram que PSD Madeira ganhou eleições por uma margem mínima? Aquele pessoal do Porto Santo salvou Miguel Albuquerque e companhia (3000 votos salvo erro) e dentro do partido, sim aqueles que apoiaram o Miguel estão revoltados já são superiores a esses mesmos 3 000. Mas alguém julga que PSD Madeira vai ganhar as autárquicas? Uma das bandeiras do Miguel Albuquerque era reconquistar os concelhos, vou esperar sentado haver se ele convoca novas eleições internas do partido Saudações de Esquerda Nova

Anónimo disse...

Onde anda a linha da frente de 2011 que era verdadeiramente leal ao Presidente como o Pedro Calado, Rui Santos, Daniel Borges, Virgilio, Celina Alverno, Alcino Ferreira, Ricardo Nunes, André Correia, Duarte Dória, Sidónio, João Ramos, Prof Coelho, Rui Tem Tem, Pimenta, Roquelino Ornelas, os Ornelas de Câmara de Lobos, etc. Foram todos colocados na prateleira depois de serem usados. Muito triste mas uma lição para o futuro. Que aprendam com o Jaiminho

Anónimo disse...

Da minha parte o Albuquerque perdeu todos os créditos ao elogiar o José António Garcês - presidente de São Vicente-...este senhor é um desastre em rigor financeira, usa e abusa dos dinheiros públicos como se fosse dele...faz obras que nem constam em orçamentos, e depois obriga o PSD (oposição) a votar nas alterações dos orçamentos e planos de actividades, para incluir obras já realizadas...entre outras coisas... Também não será por acaso que este senhor passeia por São Vicente no BMW serie 4 e a sua mulher, num Mercedes classe A...., carros adquiridos há menos de 1 ano!!! ahhh povo enganado!!!

Anónimo disse...

Será que o Miguel e o Rui poderão contar com os da linha da frente de 2011-2014, o Pedro Calado, Rui Santos, Daniel Borges, Virgilio, Celina Alverno, Alcino Ferreira, Ricardo Nunes, André Correia, Duarte Dória, Sidónio, João Ramos, Prof Coelho, Rui Tem Tem, Pimenta, Roquelino Ornelas, os Ornelas de Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz, Porto Santo, Funchal, etc, etc,etc, todos aqueles que nem numa prateleira foram colocados depois de serem usados. será que haverá o desplante para pedir novo apoio aos mesmos? sem dúvida aprendam com o Jaiminho.

Anónimo disse...

Parece me que o Anónimo 29 de agosto de 2016 às 16:24, está querendo salvar o dito cujo da companhia acima mencionada e transcrevo Pedro Calado, Rui Santos, Daniel Borges, Virgilio, Celina Alverno, Alcino Ferreira, Ricardo Nunes, André Correia, Duarte Dória, Sidónio, João Ramos, Prof Coelho, Rui Tem Tem, Pimenta, Roquelino Ornelas, os Ornelas de Câmara de Lobos, etc. Estes sim foram usados e abusados, só que deste lado da barricada estão mencionados como personna no grata por isso podem procurar outro que os ature, aqui já não fazem falta, comecem mas é arranjar curricúlos para outros poleiros, já vem tarde demais, apoiaram um incompetente e demagogo do Miguel Albuquerque Saudações partidárias.

Anónimo disse...

Se cometeram algum erro foi o de acreditar que haveria uma verdadeira Renovação.

Anónimo disse...

Sobre os comentários dos apoiantes de 2011 a 2014, este tipo de texto recorda-me a campanha interna e o candidato do regime, à eterna e canina defensor do ex-regime, apenas permita-me que cumprimente. Olá Rafaela...

Anónimo disse...

Antes demais não sou Rafaela Fernandes senhor Rui Santos dono de St Antonio, o meu IP situa se propriamente dito na passadeira entre a sede do PSD de St Antonio e a Junta de Freguesia da mesma, sim aquela que vossa excelencia pretende adquirir e regista la em seu nome mas não irá conquista la, porque de resto vossa excelencia já manda em tudo, senão vejamos, na sede do PSD, vossa excelencia tem uma marioneta ( Rui Tem Tem ) = com ambição de secretário regional das fotocopias influenciado pelo trabalho que efectua, segundo colocou seu irmão no CF Andorinha para receber aqueles apoios que são tão poucos como deve calcular e por ultimo garanto lhe que não irá ganhar as proximas eleiçoes autarquicas ou irá negociar novamente seu lugar da assembleia municipal pela Junta de Freguesia ? Seu querido amigo Miguel Albuquerque ainda nao lhe disse que não aposta em candidatos derrotados ? Como vossa excelencia ? Saudações partidarias (auditorias as contas da junta de freguesia St Antonio).

Anónimo disse...

Sem dúvida. Penso que já aprenderam a lição e já viram que o Presidente é um flop

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Foram "meninos". Podem começar a procurar alguém mais competente que os lidere

Anónimo disse...

O rui Abreu mais conhecido como pernas de espaguete é o culpado do estado do PSD. Muito mal educado esse senhor. O psd é um partido sem massa crítica fui morta.