Powered By Blogger

terça-feira, 30 de agosto de 2016

A NOSSA ALDEIA






Logo de manhã, senti uma volta no estômago de susto, ao dar com a foto de fundo na 1.ª do DN. Olha, os fuzileiros portugueses resgataram mais náufragos migrantes, oriundos da Mauritânia ou da Argélia, e parece que os trouxeram para as Desertas. Uf, nada disso. A imagem mostrava Marcelo a saltar nas rochas do Bugio, da Deserta Grande ou onde raio foi, para dar alguns dos seus célebres afectos também às cabras e aos coelhos que, coitados, andam a monte nos carreiros escabrosos lá dos penedos. Com o País pendente de mais esta digressão presidencial, que termina com a já tradicional afirmação de soberania verde-encarnada nas Selvagens, pudemos ainda perceber que Miguel Albuquerque, depois de um dia ter mandado Cafôfo borda fora de um pesqueiro no Caniçal só porque o Mayor funchalense estava de sapatos azuis, aparece como aparece nesta foto tirada nas Desertas. Ora repare o Leitor, para não me chamarem mentiroso.





(Foto JM)


Muito contestado foi o mesmo Mayor do Funchal por ter trazido técnicos do Porto com a missão de estudar à lupa as ruínas dos incêndios, deixando os especialistas madeirenses de braços cruzados. Ora adeus, o homem sabe o que está a fazer. Com esta jogada de intercâmbio mediático, foram fotografias do Mayor em jornais e entrevistas nas TVs, à chegada dos ditos técnicos. Mais um basqueiro de microfones e câmaras durante os delicados trabalhos. E na despedida do grupo, uma cerimónia de todo o tamanho para o edil dizer simplesmente 'obrigado' aos rapazes do Rui Moreira - obviamente com repórteres de ponta a ponta da sala, em harmonia com a importância do solene acontecimento. Dizer 'obrigado' às vezes é muito importante, principalmente quando há holofotes. 
Pergunto: se tivesse posto os técnicos de cá a fazer o seviço, quantas fotografias isso daria ao Paulo?


(Foto DN)


Por falar em perspicácia política. Podem dizer que Carlos Pereira se impinge diante das câmaras que cobrem as agendas diárias para mostrar que existe. Que se uma pessoa não ler o Diário uma semana julgará que o homem emigrou. Que o líder do PS-M não consegue acertar com uma iniciativa que marque a agenda política da aldeia, nem que seja por umas horas. Que perante uma situação em que há dois protagonistas perfilados no topo da actualidade insular, Albuquerque e Cafôfo, mestres no jogo do 'jornalismo', o chefe socialista devia ignorar este quotidiano bacoco de Marcelos e lutas de galos ilhéus, impondo-se com uma política para as autárquicas de fazer calar a assistência, com nomes e projectos capazes de interessar eleitores e povo em geral, sem receio de queimar seja quem for. Podem dizer ainda que o líder do PS-M caiu na ratoeira de imitar os mestres das revistas de cabeleireiro, onde ele perde por 100-0 quer com Albuquerque quer com Cafôfo. Podem até lembrar que o bom general escolhe o terreno da batalha, e que se Carlos Pereira atraísse a soldadesca ao terreno da competência económico-financeira, era ele a dar 100-0 aos tais actores de cabeleireiro. Podem dizer tudo isso. Mas esquecem-se de um pormenor: Carlos Pereira está a construir um álbum de fotografias que faz favor! Não sei se já tem selfie com Marcelo, mas poses bem enquadradas, embora forçadas, com secretárias e secretários de Estado, chegando a ministros e até ao Costa, ui, é uma colecção a potes, para passar à D. Posteridade. Mesmo que digam que o PS-M não pode continuar a pautar a sua actividade de oposição em função das fotografias do líder.
Que quero dizer com este arrazoado? Esperem pelas eleições, quando num debate de campanha o nosso Amigo Carlos puxar do álbum de fotografias e lançá-lo em rosto aos desarmados adversários. E o povo: ah ele até tem uma fotografia com a ministra Constança? É fatal: as sondagens mandam logo o PS-M para os píncaros.
'Apareço, logo existo'.
Mais nada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Calisto, agora é que disse tudo: "(...)se tivesse posto os técnicos de cá a fazer o seviço, quantas fotografias isso daria ao Paulo?"

Na mouche!

Via Pública disse...

Poderia dar menos fotografias, mas essas poucas valeriam muitos mais votos que estas com a malta do Porto. Caso saiba (e eu creio que deve saber porque acho que é mais do que obvio) a massa eleitoral do "mayor" não é do Porto, mas sim da Madeira!

Essa mesma massa eleitoral tem olhos na cara e vê que vieram pessoas de Cuba fazer o trabalho que muitos desempregados da Madeira poderiam fazer! Estas muitas fotografias também servem para que o povo superior vejo como o careca os considerou de incapacitados!

Eu, o Santo disse...

Concordo.

Anónimo disse...

Via Pública:
•••admitamos que o valor orçamentado para as obras baseado nos pareceres dos técnicos da CMF juntos com os da CMP foi X (valor tornado público por Cafofo). Caso o valor orçamentado para as mesmas obras fosse só e só elaborado pelos técnicos da CMF, provavelmente o valor seria 2X ... Cafofo (e não só) conhece a "prata da casa" ... ou será que é preciso ver alguém preso?!

Anónimo disse...

se fossem os tecnicos de cá será que havia louvor? Desaforo esta desconsideracao pela competencia regional.

Anónimo disse...

Não se percebe o porqué desta malta, a quem faz impressão a solidariedade da CM do Porto, não se ofender com a solidariedade monetário dos portugueses do Continente?!Para quando um post sobre os milhões de fora que impossibilitam a afirmação dos milhões da Madeira de colaborarem na reconstrução?!

amsf

Via Pública disse...

Nesta fase dos trabalhos/projectos não se faz orçamentação. asseguro-lhe que os técnicos que aqui vieram não vieram orçamentar nada.

Anónimo disse...

Quando o único objectivo de um político e parecer bem na foto não podemos esperar mais da figura isto de estar belo e fofo para o retrato cansa muito.