Powered By Blogger

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O controlo deles é diferente


FOTOGRAFIA HÁ INSTANTES: 18.15




Eles aparecem nas televisões a garantir, descontraidamente, que não há nenhuma situação de catástrofe e que, pelo contrário, está tudo sob controlo. Alguém me avisa. Vou acima de casa, em Santa Luzia, e deparo-me com este cenário. Labaredas mais atrás e fumo à cabeça do galope, a favor do vento em sentido descendente, da serra pr'ao mar. Vamos acreditar neles. Eles são Miguel Albuquerque e Paulo Cafôfo. Mas não é fácil aguentar essa fé. O ar está irrespirável na baixa da capital desde há duas ou três horas.
Vejam lá isso, senhores da política - para quem está muito longe de ser necessário auxílio de Lisboa.
O controlo deles não confere muito com o que vemos. Mas ninguém lhes pergunta nada... como manda a moda.
Esperemos que a Natureza se aproxime dos bons presságios dos nossos mandantes. 

13 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Calisto, tendo em conta a demora em conseguir reunir reforços devidamente organizados no exterior, nunca menos de 1 dia, de pouco servirão esses reforços, talvez apenas em fase de rescaldo com trabalho sapador. Dessa forma não vejo em que é que podia ser util a ajuda externa. Apenas se eu assumir a questão política. Quanto ao descontrolo, a situação parecia controlada, mas a mudança de vento complicou as coisas. Longe de mim querer proteger cafofos e albuquerques, mas neste caso estão de mãos atadas e pouco mais podem fazer que ver o circo a arder. Um amigo meu canadiano, que trabalha na polícia montada sempre me disse que um incêndio florestal é sempre descontrolado na maior parte do tempo, por mais meios que se tenha, é impossível controlar. E isto é ainda mais complicado em montanha. Por vezes só se pode deixar arder e proteger nas zonas com estradas. Era isso que se tentava fazer na Rib. de João Gomes. Infelizmente a natureza não ajudou. Culpe-se os verdadeiros responsáveis, quem ateou o fogo, e a legislação que complica a limpeza de terrenos de privados que não a querem fazer e esses mesmos privados que não a fazem. Se reparar a esmagadora maioria dos incêndios começa nestas periferias e acontece disto. Junte-se calor extremo a vento que nem no inverno, e temos a tempestade perfeita. Aliás em La Palma aconteceu exatamente isto.

Miss Take disse...

Trágico, o "20 de Fevereiro" , está aí.

Anónimo disse...

Em La Palma os fogos foram combatidos por meios aéreos, aliás sucede em todas as ilhas de Canárias. Infelizmente o Presidente Albuquerque ainda não acredita na eficácia de meios aéreos seja de helicópteros ou aviões.
Na ignição do fogo em São Roque se existisse um helicóptero de prevenção tendo em conta a elevada temperatura aliada a vento forte, num 1º combate em 2, 3 ou 4 vezes seria possível debelar o fogo.O factor rapidez, seria fundamental no ataque ao fogo em São Roque.
A Proteção Civil, GR,e CMF poderiam ter recorrido aos meios de combate a fogos do Aeroporto da Madeira, que até poderiam ser transportados para o Funchal no ferry Lobo Marinho.
Gente sem visão, pacatos e inactivos. Os nossos soldados da paz estão completamente exaustos. Não estava previsto??? Demitam-se.

Luís Calisto disse...

Caro anónimo das 19.19
De acordo. A minha observação contesta apenas o facto de não se dizer a verdade. Pode-se evitar alarmar a população e ao mesmo tempo manter toda a gente avisada sobre os perigos. Só isso. E sei por que o digo. No resto, de acordo. Obviamente que os presidentes do governo e da câmara estão a fazer tudo para ajudar a resolver o problema. Exceptuando o tal pormenor, que às vezes custa caro.

Anónimo disse...

O Presidente Cafôfo só mesmo para botar faladura para a fotografia na TV, tentando alavancar a sua candidatura ao GR face ao sucesso que isso teve para Albuquerque em 2013. Um logro politico. Enfim...

Anónimo disse...

Para além da análise das 23:33, com a qual concordo, saliento que se, perante o cenário meteorológico dantesco previsto, tivessem pedido meios aéreos a Canárias, tinham duas hipóteses de travar esta desgraça.

1º Na frente de incêndio a descer pela Alegria que acabou descendo para os viveiros com muito perigo e saltando para o Monte onde se alimentou para o segundo caso.

2º Quando o incêndio estava a descer as babosas e perante a incapacidade dos meios em actuar nesse vale íngreme (analogamente à Fundoa/alegria), o incêndio ganhou muita força o que permitiu a descida para o centro da cidade.

Podem-se desculpar com as condições atmosféricas quantas vezes quiserem. Estavam avisados para as condições que aí vinham e preferiram tapar o incêndio com a peneira. Mentindo descaradamente sobre o controle da situação.

Em ambos os casos que apontei, havia tempo para os meios chegarem e atuarem. No primeiro caso, a fase grave deu-se pelas 4 da manhã. Se perante o descontrolo ao final da tarde tivessem accionado o pedido, às 4 já cá estavam de certeza. Isto para dizer que toda esta destruição era EVITÁVEL! Seja pela premissa do comentário das 23:33, seja pelo pedido de ajuda.

Para finalizar, pedia que alguém confirmasse uma informação. É verdade que o próprio Governo de Canárias se disponibilizou para ajudar, logo no primeiro dia, e que o Presidente do Governo Regional recusou essa ajuda?

Anónimo disse...

Mas e preciso ser bombeiro para saber que com temperaturas altas, vento e mato nas encostas so com meios aereos se consegue controlar um incendio? Triste de todos aqueles que perderam os seus lares, porque para os politicos que nao conseguiram gerir toda esta situacao agora e so esperar por alguns milhoes euros de ajuda e siga.

Anónimo disse...

Na Madeira e tudo culpa do vento, do calor, da chuva, do Mar!!!!

Anónimo disse...

"Um amigo meu canadiano, que trabalha na polícia montada sempre me disse que um incêndio florestal é sempre descontrolado na maior parte do tempo, por mais meios que se tenha, é impossível controlar."
Eis o que os responsáveis na Madeira ignoram e daí dizerem cavalidades como "a situação estar controlada". Demitam-se vão aprender e então, sim, podem voltar.
Onde o fogo teve origem, na segunda-feira na Alegria, houve arraial no sábado e no domingo, até a secretária por lá passou. Terão prendido o suspeito do costume?

Anónimo disse...

Quanto a meios aéreos, duvido muito da sua eficácia. Só servem um propósito político. Até em Canárias isso é assumido. Servem apenas para dar a sensação que se faz algo. Duvidam? Procurem no google. Afinal meia La Palma ardeu e tinham meios aéreos. Mentira? Google. Acha mesmo que um helicoptero teria feito diferença? E ia voar com aquele vento e fumo? Duvido. Quanto a culpados, são muitos e com vários graus, incluindo a lei que não permite a limpeza de terrenos privados. Depois do leite derramado toda a gente tem soluções...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 11:52, nem mais quanto ao local onde o fogo teve origem. Agora é apanhar um cadastrado e ilibar todos os outros.

Anónimo disse...

ALBUQUERQUE RUA ! A MADEIRA NAO É TUA !!! TUDO A ASSINAR A PETIÇÃO PARA QUE ESTE SENHOR SE DEMITE E SEJA RESPONSABILIZADO PELA SUA NEGLIGENCIA !
https://www.facebook.com/Albuquerque-Rua-A-Madeira-n%C3%A3o-%C3%A9-tua-1284005874965083/?fref=ts

Anónimo disse...

Vocês com certeza já repararam que com o Néri ao comando desta protecção civil dá sempre erro.depois de sucessivos erros ainda não perceberam que o homem não percebe boi da coisa.este sim é que se devia demitir, afinal quem facultou ao presidente os dados durante as conferências? Quem induziu em erro o governo dizendo que tudo estava sob controlo?
Sempre que acontece desgraça e o homem não está a coisa corre bem