Powered By Blogger

sábado, 13 de agosto de 2016

PERGUNTAS ABRASADORAS








Muitos cidadãos têm dirigido ao Fénix mensagens com perguntas escaldantes a que não posso responder substancialmente, porque se respondesse meteria os pés pelas mãos. Desconheço as respostas e faltam-me conhecimentos para os esclarecimentos pedidos.
Alguns exemplos de dúvidas que o pós-incêndios está a criar nas populações:






* Será que Miguel Albuquerque insiste na sua teimosa posição de chefe de operações impenitente, fazendo finca-pé na eficácia da estratégia de combate aos fogos? Quando é que faz o mea culpa? É simples: não podemos ficar outra vez, em situação de catástrofe, nas mãos de quem viu tudo normal nestes dias de fogo e, já em tempo de rescaldo, continua dizendo que fez tudo muito bem. Ninguém aceita correr esses riscos, porque nenhum cavalheiro, por mais votos que tenha recebido nas eleições, tem o direito de jogar com a vida dos outros. O homem vai ter de se explicar.




* Luís Nery, da Protecção Civil, será demitido ou não, depois de ter enganado o presidente do governo ou então ter deixado, impávido e sereno, Albuquerque errar no timing do pedido de reforços? O senhor não tem condições para continuar no cargo. A população não acredita em nada do que diz ou faz! O que é grave e fatal quando estamos a falar de quem preside à protecção de nossas vidas e haveres.



* Por que se demora Paulo Cafôfo a explicar a ausência, durante os incêndios no concelho funchalense, do vereador com o pelouro da protecção civil municipal? Por que nem sequer toca no assunto? A sua arrogância vai ao ponto de achar que os munícipes que lhe pagam o ordenado não têm o direito de saber o porquê do comportamento inaceitável de Domingos Rodrigues? Finalmente, passa-lhe pela cabeça que terá um resto de mandato tranquilo se não demitir o vereador 'baldas'?




* Quando é que Paulo Cafôfo dirá de uma vez por todas que se vai deixar dessas merdas do 'fica na cidade', 'rotas do futuro', arraiais de aldeia, passeatas pelo estrangeiro com os amigos da propaganda, estacionamento do 'beija e pira-te', reuniões e mais reuniões para dar parques a motos e triciclos, ou para licenciar mais esplanadas monstruosas - quando é que deixa essas porcarias de tirar retratos para nos dizer que vai continuar de colete nas arcas pelo concelho inteiro até ter a certeza de que os donos de baldios, entidades oficiais ou privados, doutores, engenheiros, patas rapadas ou o raio que os parta, até ter a certeza de que eles conservam os terreiros e poios limpos, de modo a não pôr a vida do próximo em risco? É isso que temos de ouvir, se o sr. Mayor se quiser aguentar em funções até fins de 2017. Se preferir guerra sem quartel, à semelhança dos broncos de lá de cima...




* Durante os fogos, muitos cidadãos andaram com as botijas de gás para cá e para lá, à procura de lugar seguro onde as depositar para não as terem em casa, enquanto ouviam assustadores estrondos de outras garrafas na vizinhança. Que é que se deve fazer exactamente nessas situações? As autoridades podem ensinar? Mais: pensando já no futuro, que se deve fazer desde já para não ser preciso lidar outra vez com as botijas de um lado para outro, com os inerentes perigos de vida?

13 comentários:

Anónimo disse...

Vereador domingos Rodrigues ? E os outros? o município tem 4 vereadores a tempo inteiro e 6 a meio tempo e não vimos nenhum no terreno, NENHUM. Só apareceram no momento das visitas das altas patentes da Nação. Portanto não é só o Domingos.
A não ser que como é o Cafofo que sonha com a Quinta Vigia não quis que ninguém lhe fizesse sombra!

Anónimo disse...

Foi publicado nos orgãos de comunicação social (e não foi desmentido) que o comandante do RG3, antes do fogo ter começado a descer a encosta do Funchal, e face às previsões climatéricas (vento e temperatura), reuniu as suas tropas e ordenou que se preparassem para uma catástrofe igual ou pior do que a do 20 de fevereiro. O general Luís Neri da proteção civil, não conseguiu fazer o mesmo porquê? Sim, porquê?Não me interessa nada que a senhora secretária regional Rubina Leal, esteja ou não no terreno (cumprir obrigações decorrentes do cargo, é dever e não grandeza de alma!), aguardamos sim explicações sobre um orgão que estando sob a sua tutela (ou estou enganado?), não funcionou, com consequencias configuráveis como "crime contra a Humanidade".

Luís Calisto disse...

Sim, é verdade que os outros vereadores andaram ao fresco, assim como quase todos os secretários regionais, que só apareceram a tirar fotografias a ver o rescaldo. Fala-se mais no Domingos porque a Protecção Civil municipal é dele. É o cumúlo da bandalheira, a sua ausência! A população não pode ter confiança nele nem no Nery... e sim, os outros também saíram 'queimados' deste incêndio.

KTUDO disse...

"Um dia a Madeira também renascerá das cinzas". Eis o slogan deste blog e que quero continuar a acreditar, mas confesso que a vontade cada vez mais se desvanece. Há cargos que por muito competentes que as pessoas sejam, não podem ser exercidos por muito tempo pelos mesmos protagonistas, por se acomodarem às poltronas. Não é por acaso que temos eleitos que só podem exercer 3 mandatos consecutivos. Os cargos de nomeação política como os ligados à Proteção Civil, Florestas, Pescas, Agricultura, Obras Públicas, etc., têm de ter limites temporais curtos, para evitar os comodismos e vícios.

Anónimo disse...

É impressão minha ou o Albuquerque que se saiu tao bem no 20 de fevereiro, foi um desastre desta vez?!? Na minha opinião a proteção civil regional continua a prestar um mau serviço:fe-lo no 20 fevereiro entalando o AJJ e agora entalando o Albuquerque. Por isso: demitam o Nery.
Qt ao Cafofo, não é ele o responsável por fiscalizar a limpeza dos terrenos, dos anexos clandestinos das moradias que muito contribuíram para que o fogo se propagasse para as casas vizinhas, até da manutenção do próprio parque ecológico que é sua propriedade??? Não devia ele ter implementado medidas de prevenção no seu concelho? Meu caro, ser eficaz não é apenas vestir o colete, fazer-se as câmaras de TV e esbocar um ar preocupado...
Mas uma coisa é certa, na nomeação de melhor ator, o óscar vai para o mayor...esperemos é que em 2017 as pessoas se lembrem que não basta saber representar, é preciso executar para EVITAR estas desgraças

Anónimo disse...

Na minha opinião a Dra Rubina Leal era já demitida. Assim como a Dra Susana Prada das Florestas

Anónimo disse...

Opa tenha calma e seja justo! Vir pelo caminho real não é o mesmo que vir pela via rapida. Respeito.

Anónimo disse...

Na minha opinião ouvias os resumos daqui a sias e ei evitavas fazee esta figura.

Anónimo disse...

Iglesias, respira fundo. Não está a arder na marinha grande. Tem calma

Anónimo disse...

Mas afinal o que é isto? O vereador responsável pela proteção civil da autarquia desaparece, Cafofo nada diz, só se esforça por aparecer frente às Câmaras. Segundo dizem, foi ele que enganou o Albuquerque, quando disse que tinha tudo controlado com os seus bombeiros municipais. Albuquerque e Cafofo deveriam levar cartão vermelho nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Tenho dúvidas que Cafofo possa demitir um vereador. E se o demitir ou Domingos Rodrigues se se demitir, será nomeado para vereador o próximo da lista Mudança, cujos conhecimentos e qualidade se desconhecem.

Anónimo disse...

Pelo desempenho que se sabe do actual vereador, pior é impossível.

Anónimo disse...

Um gajo quando não sabe nada, não sabe mesmo e ainda se queixa pela sua falta de conhecimento. O pelouro da proteção civil pertence a Paulo Cafofo. Além do mais, se o aeroporto estava fechado, só tenho pena de o Calisto não revelar a sua fórmula de tele-transporte para fazer chegar à região quem estava fora dela. Ora, quanto a mim, o Calisto também devia assumir a sua cota parte de responsabilidade em não ter partilhado essa informação preciosa para trazer os que não estavam na Madeira.