Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cafôfo achincalha profissionais madeirenses








TÉCNICOS DA INVICTA NO FUNCHAL:
NÃO HÁ TÉCNICOS MADEIRENSES?






Em primeiro lugar, e para evitar equívocos, uma palavra para o espírito solidário da Câmara do Porto e dos seus técnicos que aceitaram vir cá trabalhar. A observação que vou fazer nada tem a ver com essa parte.

Sem perceber patavina de recuperação de prédios queimados e muros desengonçados pelas chamas, arrisco apostar que na Madeira há quadros técnicos capazes de pegar no cenário negro do Funchal e zonas atingidas nas cercanias, estudar a situação e traçar um plano para restauração ou para deitar abaixo o que for preciso, avançando finalmente para um plano de reconstrução.
Recuso-me aceitar a ideia de que não temos no Funchal e na Madeira profissionais capazes de assumir o pós-incêndios com a sua competência e os seus conhecimentos.
Espero não estar a ofender os que vieram ajudar. Pelo contrário. Calculo que esses nossos amigos não gostariam mesmo nada de ver Rui Moreira de braço dado com técnicos de Valência ou Madrid a estudar, em plena Invicta, problemas das suas competências - deles, técnicos do Porto.
Nos meus tempos de abnegado trabalhador, eu não admitiria que me encostassem à parede com um barrete de burro e um garrafal atestado de incompetência debaixo do braço, como Cafôfo está a fazer aos nossos técnicos - engenheiros, arquitectos e afins. 
Às tantas, estou a dizer uma grande asneira; se calhar, só mesmo os do Porto sabem dar a volta a estas ruínas. Mas... como é que se fez na Madeira tantas e tantas vezes, em situações idênticas a esta?


Se é lícito enxovalhar os técnicos insulares, subalternizando-os ou pura e simplesmente ignorando-os, como estamos a ver (não ouço a Câmara falar nos técnicos de cá), então por que não fazer tudo pela 'medida grande' e, concedendo umas férias no Campanário a Cafôfo, trazer também Rui Moreira para orientar os técnicos que enviou para cá, até por conhecê-los melhor? 
Pois, o importante para o Mayor funchalense é o mediatismo da coisa. Se a ideia é ganhar antena de TV, resultou: acabo de ver diversas peças com ele num mesmo TJ que, somadas essas peças, ascendem a mais de 5 minutos!
Imagino o festival impresso, amanhã!...
O sucesso é o retrato.

47 comentários:

Anónimo disse...

e será que os técnicos madeirenses teem capacidade de resposta para uma situação como esta??!!

Anónimo disse...

Porra, Isto é que é duvidar dos Madeirenses. De certeza absoluta que este senhor não têm orgulho na sua terra.
Que gentinha ressabiada.... Fico desiludido e triste com os supostos " Madeirenses" que colocam em questão as capacidades das suas gentes. Tenha vergonha na cara.

Anónimo disse...

O estudo da estabilização de taludes promovido pelo GR não vai ser feito por um técnico do exterior?
O que é que o LREC anda a fazer?

Anónimo disse...

É só "Fogo de Vista", para tapar as responsabilidades e negligências que o sr. cafôfo teve no desenrolar dos incêndios, porque não esteve na coordenação do Plano de emergência municipal e protecção civil, que determina que o comandante desse plano tem de estar a coordenar todas as operações no quartel dos BMF. O sr. cafôfo preferiu andar à frente das televisões a dizer que a situação estava controlada! Foi o que se viu! O MP já deveria ter aberto um inquérito para averiguar estas negligências e incompetências!

Anónimo disse...

Decida-se Sr. Calisto. O seu artigo anterior elogia tempos passados em que o Marques do Pombal foi buscar pessoas fora, em que o Odinout veio para a Madeira resolver o problema dos aluviões. Nesse mesmo artigo crítica a câmara por não ter ido buscar alguém de fora.
Logo de seguida presenteia-nos com este artigo, onde deita abaixo precisamente o que defendeu umas horas antes!
Está cada vez mais como umas canas ao vento, uma hora vira para um lado, para logo de seguida virar pra outro.
Cada vez mais esclarecedor o seu fio condutor, ou melhor, com tanta curva, o emaranhado condutor. Única coisa comum, o ódio

Anónimo disse...

Cafofo foi arranjar um chefe de gabinete á Marinha Grande , e agora vai buscar tecnicos porque os nossos não prestam ,
é mesmo complexo de inferioridade de vilhão

Luís Calisto disse...


Sr ou Sra das 22.48

Esse arrazoado estaria espectacular, brilhante mesmo, a apanhar-se nas couves, só que o cavalheiro - ou a dama - finge que não sabe ler a modo.
O artigo anterior a que se refere não é assinado por mim, mas por Maria Silva. Logo, não me estou a contradizer. O que eu assumo é que o seu patrão dá uma 'roda' de burros aos técnicos da Madeira. E prepare-se porque isto é para bater uns tempos.
Mas não se preocupe. Não levo a mal a sua tentativa. O que me aborrece solenemente no seu texto pedante é dizer "os aluviões". Aluvião é palavra feminina. Os pontapés na Gramática irritam-me! Assim, 20 reguadas nessas unhas e toca a escrever 100 vezes "as aluviões".
Para que se foi meter em coisas de que não percebe patavina?
Sem ódio, LC

Anónimo disse...

Boa Calisto. Chega-lhe! Comparar a Madeira nos tempos em que não havia engenheiros militares (atenção, na altura do Brigadeiro Oudinot, em Portugal, todos os engenheiros eram militares) com a Madeira actual, em que temos bons engenheiros civis, muitos formados no prestigiado IST, só mostra que o Cafofo é um patranhas, um bluff, um senhor incompetente que nem sabe gerir a Câmara, muito menos incêndios!

Anónimo disse...

Cafofo fala, fala, fala... mas nunca se vê nada. Alguém conhece alguma coisa de importante que fizesse nesta Câmara e nesta cidade? Uma coisa só!? NADA! Nem o Lido foi feito por Cafofo, foi uma obra herdada da outra Câmara. Já me irrita este cromo...

Anónimo disse...

O Blandy devia ter vergonha, nunca o Diário de Noticias desceu tão baixo como agora. Aquilo não é jornalismo, é Albuquerquismo e Cafofismo ao metro por página. O Camacheiro só falta se estirar no chão, frente ao Cafofo como faziam os colonos aos antigos senhores.

Anónimo disse...

Estou a estudar fora da Madeira, mas fico desiludido com a política de verniz que graça na minha terra. Pelo menos é essa a imagem que está a passar.

Anónimo disse...

Eu acho que há muito má língua neste blogue. Então não está certo uma Miss aparecer sempre?! Se a Miss Campanário é lindíssima e as câmaras de TV gostam dela, que mostre a sua beleza.

Via Pública disse...

Então a reabilitação/reconstrução de edifícios não poderia ser feita por técnicos da Região? Não poderiam abrir concurso público para isto? Estão a declarar que todos os técnicos projectitas da construção civil da Região são incompetentes! Isto é a Mudança a destruir votos na massa qualificada da região! VERGONHOSO.

Via Pública disse...

Até acho normal que no tempo do Marquês de Pombal não houvesse nimguém na Região capaz de gerir a situação das ribeiras. Agora, a situação que se descreve neste texto não é comparável a essa.

Em pleno Século XXI não há arquitectos e engenheiros capazes de reabilitar/reconstruir edifícios históricos na nossa Região?

Com tanto desemprego nessa área, aqui na Região, e com tanta experiência que a Região tem na construção civil. Tomar isto como verdadeiro é um escândalo! A comparação que está a fazer entre os dois textos não tem sentido nenhum!

Anónimo disse...

A mesquinhez de rejeitar a ajuda externa, não lhe fica nada bem. Uma equipa de peritos para estudar os danos nos edifícios, sem custo para a autarquia é de aplaudir. Este artigo só mostra o provincianismo do seu autor.
LC= Low Credibility

Anónimo disse...

Caro Calisto. Esta do Cafofo faz me lembrar a RTP que traz gente do continente para cobrir certos eventos, quando temos profissionais da terra com capacidade igual ou superior. Cafofo deve estar a ganhar qualquer coisa contra isso. Lamentável.

Anónimo disse...

Uma governação sustentada na aparência. Uma saloiada provinciana que mete dó!

Anónimo disse...

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/605985/madeira/606017-limpeza-de-taludes-ja-comecou-e-decorrem-estudos

Anónimo disse...

Caro Calisto
Temos acima varios comentarios da mesma pessoa que tenta justificar a escolha de pessoal do continente , mostrando ao mesmo tempo um profundo desconhecimento dos problemas que ciclicamente temos e que sobre os quais ele deve ter apressadamente lido , nomeadamente sobre aluviões , algo que não é comum do lado de lá.
Lá se foram os tempos em que na Marinha Grande se fazia bom vidro , agora só vidro do mais rafeiro e em loja de chineses .

Anónimo disse...

Vilão, ou em bom madeirense "vilhão" é como descrevo o autor deste post. Uma "vilhoada" com medo de que vem de fora. Mas a "vilhoada" acaba quando a ajuda que pedem é financeira.
Sr. Gil Canha, porque não assina o que escreve? A sua escrita é conhecida, o seu ódio mais conhecido ainda.

Luís Calisto disse...

Sr ou Sra das 8.37
O post não tem assinatura nem outra indicação expressa, logo é da autoria do responsável pelo Fénix. Por outras palavra, o vilão ou 'vilhão' sou eu, e não é mentira nenhuma, no sentido em que nasci no campo, bem no interior. Independentemente do assunto em debate, em que está tudo muito claro, vejam os Leitores a esperteza saloia deste comentador: a exigir a alguém que assine o que escreve quando ele próprio se apresenta anónimo! E ainda por cima dirige-se à pessoa errada, visto que o 'escritor' do post sou eu.
Estamos bem entregues.

Anónimo disse...

Tudo estratégicas do Iglesias. Tecnicos do Porto na Madeira, jornalistas do Sol, Expresso, Público etc etc passam o tempo a vir ca à conta da C. do Funchal. Só propaganda política. A ambição deste Iglésias não tem limites.

Anónimo disse...

Nas ultimas décadas não souberam o que andavam a fazer na Madeira, dai ser bem vinda a ajuda externa. Não haverá situações tendenciais dos senhores do betão, havendo imparcialidade nos pareceres!

Anónimo disse...

Se calhar está a tocar no calcanhar de Aquiles. Porque será que os técnicos, pagos para tal, afetos ao PSD, se recusam a fazer os grandes trabalhos onde a oposição é governo? Não se esqueça que foi a máquina laranja que colocou lá esse técnicos. São departamentos jurídicos que não funcionam para não melindrar o partido e há que proteger os amigos. São departamentos de salubridade que preferem ver as águas correr estrada abaixo para dizer que o executivo não funciona. São estradas remendadas com meia dúzia de britas mas pagas como se fosse um tapete e ninguém fiscaliza. Neste momento os presidentes das câmaras do Funchal, do Porto Moniz, de Santana e de Santa Cruz não têm vida fácil e o objetivo é denegrir para fazer o pleno em 2017. Essa é que é essa!

Luís Calisto disse...

Caro Comentador
Julgo que haverá umas verdades no seu raciocínio. Sabe-se como tudo isto funcionou no transcurso de 40 anos. Mas não quero crer que esta acção de ignorar os técnicos madeirenses (todos) consista numa espécie de castigo. Em política, já percebemos que é o vale-tudo. Mas entrar pela revindicta num caso de dignidade e brio de classes profissionais nada tem de política. Acho eu.

Anónimo disse...

A Comunicação Social (democrata) está a levar o GR ao colo. A isenção já era. A empresa de imagem já está a dar resultados. Ora veja-se:
https://funchalnoticias.net/2016/08/19/cronica-urbana-rubina-em-estado-de-graca/

Cá está! Afinal quem errou foram as pessoas, e a culpa disto tudo foi do vento e do calor. Esta foi de mestre. Cafofo, a bola está do teu lado. E eu a pensar que o Cafofo já tinha isto no papo...

Anónimo disse...

Este Cafofo aproveitou os incêndios para expropiar prédios e terrenos isto não é Venezuela para tomares conta do que não é teu

Anónimo disse...

Não vejo qualquer problema em contratar técnicos do Porto, sobretudo se são melhores e mais baratos e independentes na sua avaliação, sem 'rabos de palha' pois sabemos que existem muitos interesses no sector imobiliário...

Anónimo disse...

Foi buscar gente fora possivelmente por não estarem "contaminados", sabemos muito bem como tudo se processa nesta ilha concentracionária.

Anónimo disse...


A reportagem publicada com viajem pagas gostava de saber qual foi o enquadramento jurídico dado na CMF no âmbito da Lei 75/2013 - atribuições das autarquias locais.

Era interessante saber esta situação para efeitos de análise da realização da despesa em sede do Tribunal de Contas

Alguém sabe?

Anónimo disse...

E para evitar os habituais "jeitinhos" que os engenheiros e etc. fazem aos empreiteiros e amigos do regime quando se trata de dinheiros públicos.

Anónimo disse...

A RIM não era a construtora do Regime do Cafofo porque não chamaram ?

Anónimo disse...

Senhor Calisto diga um único parecer do LREC que tenha posto em causa as decisões da Governação. E se bem se lembra quem lá está na direcção está por especial favor, não fosse meter água. Nem convém lembrar como e quem lá o colocou, que ai até um ajudante de ladrilhador do Fundão era bem vindo!

David disse...

Reclamar todos sabem...Todos são engenheiros, oi todos...
Mas na verdade ainda está para nascer aquele que iria levar a nossa terra a bom porto! Contudo, todos falam falam, mas fazer algo ninguém o fez!!! Quantos têm as terras por limpar? quando abandonaram as suas terras e rumaram à capital? Quantos recebem o rendimento mínimo de inserção social ( e deviam estar a limpar as florestas) já que estão a receber do estado (ao menos mereciam o que recebiam... era trabalho honesto e não tinham de andar a ter 50 trabalhos, e mesmo assim ainda receber do estado um rendimento mínimo garantido) etc etc etc...

Enquanto o povo não cuidar do que é seu, deixar de reclamar e fazer alguma coisa pela sua terra nada irá mudar...
Basta olhar que quando não se passa nada, é so boa vida nessa terra, quando as coisas correm mal, todos só sabem criticar, e olhar a tv e nada fazer...Enfim...é a triste realidade!!!
Foi apenas para aqueles que perderam realmente as suas vidas, trabalhos de uma vida que se perderam em minutos, e vocês todos ou a maioria preocupada com o que um dia ou disse que disse, ou fez ou devia ter feito...Todos sabem as leis, todos sabem tudo...MAS lamento, ainda está para nascer aquele que é capaz de lavar a bom porto o nosso país, a nossa terra!!! Mas ano após ano, é a mm historia, e NÓS não aprendemos.
Pergunto, o que é que fizeram durante o ano, até aos incêndios, para que numa eventual catástrofe se pudessem salvaguardar as suas casas, etc? alguém fez??? pelo menos 1 em cerca de 250milhoes de habitantes??? será que hum?

Apenas um bem haja a todos os que lutaram arduamente para salvar os bens da população, a esses sim, merecem total respeito!! Mas não venham depois reclamar que daqui a meses, que não fazem nenhum, que isto e aquilo... Verdade que podíamos fazer mais por eles, exigir treinos, correr, testes, formação em várias áreas de risco, melhoramentos de material e instalações, ocupa-los com coisas úteis, ginásio, escola, etc...é um custo que será sempre rentabilizado pois são eles que nos defenderão sempre quando o perigo se aproximar...E por favor, vejam as áreas de risco...mas ai já os grandes querem construir, ou ganhar dinheiro, e claro, não existem riscos, até ao dia, e nesse dia, não existem responsáveis, responsáveis esses que deveriam ser responsabilizados criminalmente!!!

Mas enfim...como disse, reclamar todos sabem...Fazer por melhorar ou mesmo fazer melhor NINGUEM!!!!!!

Anónimo disse...

Parece que o articulista, e outros que foram a reboque, querem fazer parecer que os técnicos da câmara do Porto são uma empresa privada que vêm fazer um trabalho que os técnicos camarários regionais podiam fazer mas que não fazem porque alguém não permite. Devem estar em pulgas para fazer o que faziam e mais este trabalho extra.
Entretanto falta fazer um artigo sobre o desprezo que os bombeiros regionais terão sentido com a vinda dos bombeiros continentais e açoreanos. E não se esqueçam do artigo sobre o desprezo que estarão a sentir os generosos madeirenses quando se recorre à generosidade nacional e mesmo internacional.
Há cada uma...

amsf

Luís Calisto disse...

Parece que os bombeiros do Continente e dos Açores vieram operar na Madeira porque os da Madeira estavam nos quartéis e em casa, sem serem chamados para combater as chamas.
Há cada uma!
Não há é pachorra.

Anónimo disse...

Tanto jovem formado em Engenharia Civil na Universidade da Madeira que está desempregado. Será que não têm capacidade para avaliar se uma casa esta em risco ou não, nem que seja supervisionados por técnicos com mais experiência.

Anónimo disse...

"Luís Calisto disse...
Parece que os bombeiros do Continente e dos Açores vieram operar na Madeira porque os da Madeira estavam nos quartéis e em casa, sem serem chamados para combater as chamas."

Peço desculpa, não fazia ideia que a câmara do Funchal tinha engenheiros sem fazer nenhum em número suficiente para fazer este levantamento numa questão de semanas (espero eu) e não de anos enquanto as vítimas ficam à espera de uma decisão sobre a viabilidade ou não de recuperar as habitações.
Até parece que estes funcionários públicos que cá estão a título de solidariedade institucional e por algumas semanas, pagos pela câmara do Porto, vão roubar as oportunidades de negócio aos gestores de catástrofes que surgiram após o 20 de Fevereiro de 2010. Suspeito é que chegará o dia em que os de fora se fartarão de "reconstruir a Madeira".

amsf

Luís Calisto disse...


Bem, bem...

O espírito do post é este: há ou não há técnicos na Madeira capazes da tarefa em apreço? Se há, e eu julgo que sim, deviam estar metidos no projecto de recuperação, com ou sem reforços do exterior. Se não há, então a opção está correcta - só me custa perceber como é que a malha urbana dos povoados e cidades da Madeira foi estudada e erguida. Mas já dou isso de barato, não tenho paciência para teorias que nada têm a ver com o tema esgalhado pelo "articulista".
E tanto penso assim que saio da pista aqui.

Anónimo disse...

Não vejo mal nenhum em recorrer a quem sabe. Há na Madeira também quem saiba? Não duvido. Os contextos explicam e justificam determinadas opções? Também não duvido. Em frente e depressa é o que interessa.Desde 20 de Fevereiro que as desgraças têm sido muitas, excessivas ( não esquecendo as anteriores) e de ano em ano, de desgraça em desgraça, chegamos a Agosto de 2016.E foi o que se viu. Há muito por fazer, é preciso muita cabeça, muito conhecimento de várias áreas e muita aceitação de todos os contributos válidos, de todos os querem agir e resolver, pensando no bem comum.
O ambiente e o clima, ventanias , temperaturas altíssimas, que não são por si controláveis por ninguém, merecem muito respeito.
Recorrer a quem sabe? Muito bem. Aplaudido. Sejam madeirenses ou não. O que queremos e depressa é uma Madeira mais segura.

Anónimo disse...

Sr. Calisto, nem ligue a esse sr. amsf (como se fosse preciso eu dizer-lhe isto). Se ele não entendeu o teor do seu artigo, das duas uma, ou é burro ou está de má fé. Como sei que não é a primeira, pois conheço bem a peça, sobra-me a segunda. E olhe que até costumo concordar com as opiniões deste senhor. No entanto, como está conotado com o Cafofo, por questões de várias ordens, é óbvio que veio defender a sua dama, mesmo perante um comportamento indefensável. Vai daí ter um comportamento que tanto criticou noutros. Defender os seus mesmo sem razão. E isto demonstra que em política são todos iguais, sejam PSD ou PS. Esses técnicos são úteis e devem aqui estar. No entanto, não vi ninguém chamar locais também eles qualificados, a participar. Compreendo que o Cafofo queira aproveitar mão de obra grátis, aliás pratica corrente na autarquia. No entanto esses técnicos não vão ficar aqui para sempre. E quando eles se forem não haverão madeirenses por dentro dos trabalhos. E a CMF terá de contratar os serviços da CMPorto. Claro como a água.

Via Pública disse...

Esses argumentos que pairam por aí são absurdos! A CMF tinha um dos melhores gabinetes de ordenamento do território e urbanismo do país. Foi desactivado pelo vereador domingues por mesquinhice política. Agora tudo o que é referenta a essas áreas é adjudicado directamente a entidades externas.

Via Pública disse...

Os que sabem e aqui vivem, que emigrem! E que venham sempre outros de fora aqui fazer o trabalho. É isso que está disposto a aceitar!?

Anónimo disse...

caro Calisto
concordo com o comentario da " Via Publica " de facto alguns comentarios anteriores levamtam a duvida sobre quem os faz :
! ou é um comentarista nascido no continente e chegado á poucos anos á Madeira com uma mão á frente e outra a traz ; a tentar justificar a sua contratação , passando ao mesmo tempo um enorme atestado de imcompetencia a todos quantos cá habitam e trabalham.
2 ou então são aqueles habituais coitadinhos que sempre estiveram habituados a pensar que a galinha do vizinho é melhor que a sua .

Ou a finalizar temos nova jogada de aprendiz de Socrates , os tecnicos são de fora fazem os relatorios , eu influencio , depois eles vão embora e estão demasiado longe para serem quetionados.

acredito nesta ultima possibilidade , é só ver qual o staf politico que acompanha permanentemente estes tecnicos.

Anónimo disse...

O Dr Cafofo ainda não tem 3 anos de CMF. Se a CMF tinha um dos melhores gabinetes de ordenamento do território e urbanismo do País, é de ficar espantado, de boca aberta, quando se olha para o nosso território.Não estou aqui para duvidar da excelência desse gabinete mas a questão é, o que é que esse gabinete fez, que ordenamento praticou? O resultado que está à vista de todos , certas zonas são um autêntico caos urbanístico, se passou pelo gabinete que era dos melhores do País, então era excelente em quê? O povo já está ficando mais atento. Muita desgraça seguida abana.

Via Pública disse...

Se conhecesse a história da cidade, saberia que a cidade tem 2 grandes problemas que condicionam a qualidade da cidade.

1. A orografia.
2. O crescimento acelerado e descontrolado nas décadas de 60-70, derivado do êxodo rural.

Os técnicos fazem o que podem, não há milagres e eles não são os únicos intervenientes.

A CMF tem uma longa história em termos de planeamento, esse know tem vindo passado através de gerações sucessivas de arquitectos e engenheiros e sempre funcionou independentemente dos políticos que lá passaram. Aliás, se realmente soubesse da história da cidade e dos seus técnicos, saberia que o Funchal foi das primeiras cidades do país a ter PDM.

Mandá-los parar e encomendar o trabalho de fora é um ultraje.

Anónimo disse...

Já existe uma petição na Internet para eleger a Miss Campanário, Miss Casino Las Vegas 2016.