Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cafôfo e o pós-incêndios: estranha nomeação


O GABINETE DE URGÊNCIA 
DE REABILITAÇÃO URBANA



O Presidente da Câmara, Dr. Paulo Cafofo, anunciou, e muito bem, que uma das medidas urgentes a tomar pelo seu executivo, isto após o grande fogo que deflagrou a nossa cidade, era formar um gabinete de urgência, com vista à reabilitação urbana da cidade do Funchal. 
medida é boa, considerando que, ao longo da Historia, foram diversos os casos idênticos de criação de gabinetes desta ordem, para reconstrução urgente de cidades,  isto após uma catástrofe em meio urbano. Lembremos o caso do Marques do Pombal e a reconstrução de Lisboa, cuja destruição quase total, causada pelo terramoto de 1755, permitiu que fosse planeada e construída uma Lisboa nova e “esclarecida”, tendo o Marquês de Pombal encarregado um grupo de engenheiros portugueses e estrangeiros de traçar o novo perfil da cidade de Lisboa. Mesmo aqui na Madeira, e após a aluvião de 1803, a chegada do Brigadeiro Oudinot e da sua equipa de engenheiros para a reconstrução da cidade, foi precisamente um 
caso idêntico de intervenção urgente na cidade. 
Até aqui, tudo bem, Cafofo parecia estar na direcção 
correcta, contudo e segundo recente publicação na comunicação social, Cafofo nomeia para coordenadora ou presidente do referido Gabinete de Urgência de reabilitação urbana, a sua atual diretora do departamento de cultura da câmara, uma tal Dra Luísa Raquel Brazao!! A diretora do departamento de cultura da câmara vai ficar à frente da reconstrução da cidade Funchal?...
Sendo que o mais estranho ainda é que, pelos vistos, a dita senhora, a atual diretora da cultura, afinal é geógrafa e até já exerceu um cargo de direcção na área do ordenamento do territário, na própria câmara, no período PSD?! 
Que confusão é esta? Então cafofo anunciou que ia corrigir os erros do passado, isto em termos de 
ordenamento do território, e escolhe para esta nobre missao de reconstruçao do Funchal das cinzas, 
uma antiga dirigente que já teve responsabilidades no planeamento da cidade, e que pelos vistos atá já tinha desistido da mesma profissão e enveredado pela cultura, ocupando atualmente o cargo de diretora do departamento da cultura? 
Mas que credibilidade terá este gabinete então?!
Qual o verdadeiro currículo dessa senhora na área da reabilitação urbana? Que projectos de 
reabilitação e planos urbanísticos foram assinados por esta senhora e constam do currículo? 
Devíamos saber a quem estamos entregues, devia ser tornado público esse currículo, trata-se da reconstrução do nosso Funchal, não é brincadeira nenhuma. 
E já agora, onde param o Arquitecto Vilhena, Eng.º Danilo Matos, o atual Presidente da ordem dos Arquitectos, entre outras tantas figuras ilustres e interventivas do urbanismo mais à esquerda ou socialista?Não seria este o momento ideal para todos agora participarem, nesta reconstrução da Cidade do 
Funchal e fazerem História?

Maria Silva

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro leitor, a questão é simples e de resumo fácil. Há pessoas que para sustentarem o seu padrão de vida, tornam flexível a sua coluna vertebral. Venha o maná donde vier. E se vier de ambos os lados (de Cafofo e Albuquerque), tanto melhor.

Anónimo disse...

Não é essa senhora que nomeada em regime de substituição para o departamento de economia e cultura, abriram-lhe o concurso à medida, com formação em geografia???

Anónimo disse...

Caro a incompetência mede-se pela quantidade de medalhas e medalhitas a baloiçar na casaca... E quem melhora lidar com casacas que a Raquel Brazão ? Já a virou tanta vez e as medalhas não caem... Bico de Obra esta mulher.

Anónimo disse...


A promoção de incompetentes e agachados na Câmara Municipal do Funchal é uma caraterística deste Cafofo e do Inglesias.

Entre "burros " brilham os menos burros

Anónimo disse...

Só digo uma coisa. Foram afetadas cerca de 300 casas no Funchal. Isso é o quê? 1% dos edifícios da capital? Mas quem é que raio vai reconstruir ou reabilitar o Funchal se ele continua lá? Vão deitar abaixo e voltar a fazê-lo? Com que dinheiro? Volto a dizer, 99% da malha urbana está intacta. Vão destruir as casas que estão inteiras e construí-las noutro lado? Ninguém vai pagar reconstrução nenhuma de uma cidade inteira. Não há dinheiro. Quanto muito das casas afetadas e apenas das que não tinham seguro. Garanto-vos, daqui a um ano estarei aqui a ver o sr. Cafofo a inaugurar casas pagas por outros que não ele e a cidade no seu todo estará igual ou pior. Mas o marketing dirá o contrário. Foi assim em 2010, será assim em 2016.

Via Pública disse...

Isto é a troca de favores entre a mudança e a renovação. São aquele tipo de acordos que ultrapassam os resultados eleitorais e o povo não sabe que existem. "Scratch my back, I scratch yours!"

Anónimo disse...

Vai ser necessário é um gabinete de apoio á reabilitação da autarquia , depois da politica de terra queimada feita pelo Cubano á qual só sobreviveu a erva daninha , tal como nos incendios recentes , em que a carqueja tal como se vê nesta nomeação cresce rapido.

Anónimo disse...

No parque de estacionamento da autarquia só falta ver o carro cor-de-rosa da Barbie, quem vê por fora parece um paraíso, mas por dentro é como uma maçã podre com um lagarta pelada lá dentro.