Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cultura, Culturas





CÂMARA CONVIDA BLANDY E IGNORA JARDIM




Jardim
                                                   





Inauguração de importante exposição alimenta guerra entre os rebeldes da Câmara e o chefe das Angústias; e já se admite congresso laranja para este ano!


O Museu de São Pedro, numa imagem com uns aninhos.


Há toda a lógica no convite que a Câmara Municipal do Funchal já endereçou ao presidente do Grupo Blandy, Michael Blandy, para participar na inauguração da exposição a ocorrer dentro de dias no Museu instalado no Palácio de São Pedro, à Rua da Mouraria. Trata-se de um valioso e interessantíssimo conjunto de aguarelas pintadas por um antepassado da família inglesa proprietária do 'Diário de Notícias' e por isso perseguida há 30 anos pelo chefe do executivo.
Os quadros foram doados ao município, que os mandou restaurar recentemente, devendo ser expostos e ficar à disposição dos visitantes do museu logo após a sessão oficial de inauguração.
Quem presidirá ao acto será o edil Miguel Albuquerque, de cuja agenda, aliás, depende a marcação do dia festivo.
O que significa total marginalização do 'inaugurador oficial' da Região Autónoma, Alberto João Jardim, que sempre tomou parte nos próprios eventos da iniciativa do Grupo Blandy alegando não confundir "divergências políticas" (referindo-se ao seu relacionamento com o DN) com a vida privada das empresas que investem na Madeira.

Só que a Câmara do Funchal decidiu avançar para esse acontecimento que será a exposição das aguarelas Blandy limitando-se a convidar a família doadora e quem os seus elementos quiserem ver então presentes no Museu.
Quanto ao chefe das Angústias, nem chegou a ser hipótese.


Miguelistas riem-se do nervosismo do chefe das Angústias

É com um sorriso de sarcasmo que um dos rebeldes municipais vinca bem o ostracismo a que votaram Jardim ao elaborarem o esquema para o programa inaugural da expo.
O mesmo desdém com que o referido elemento encara insistentes 'bicadas' que o chefe do governo e do PPD ultimamente dedica exactamente a Miguel Albuquerque. Como por exemplo nos bonecos do JM, esta quarta-feira.



"Nos últimos dias ele intensificou os ataques rasteiros à Câmara, o que mostra bem como anda desorientado, e esse é o caso destes bonecos, de que não se percebe patavina", afirma o apoiante miguelista. "Ele percebe que somos cada vez mais e o nervosismo dá-lhe para tentar desmoralizar-nos, o que só nos dá vontade para rir. Pois se estamos cada vez com mais força!"

Por falar em força, o mesmo municipal diz-se curioso quanto ao que "o homem" fará na festa da Herdade Chão da Lagoa, a 22 de Julho. "Quero ver se tem força para impedir o Miguel [Albuquerque] de fazer a sua intervenção ou se arranjará desculpa e estratagema para evitar que ele (Miguel) fale aos militantes presentes."


Congresso laranja antecipado já para... depois do próximo Verão??

Finalmente, o mesmo miguelista toca no assunto que interessa: "O que nós queremos é que ele cumpra os estatutos e faça o congresso para o ano, antes das autárquicas."
...O que pode não acontecer.
"Pois pode", admite. "Cheira-me até que o desespero o levará a tomar uma decisão de que ainda não falou: marcar o congresso já para este ano, para depois do Verão! Poderá decidir que não será em 2013 nem em 2014. Que será já este ano. Que é para candidatar-se a si próprio, surpreender-nos e tirar-nos tempo para crescermos mais."

E se isso acontecer?
"Venha o congresso já!", ri-se o rebelde municipal.



2 comentários:

jorge figueira disse...

Tá bonito tá...

Luís Calisto disse...

Lindo!