DO CORTADO DE SANTANA
AO TOJAL NO FAIAL
Depois da reabertura operada no dia 25 de Abril pelo grupo pedestrianista “Madeira Lés a Lés”, ontem voltei acompanhado por duas amigas à vereda que liga o miradouro do Cortado de Santana ao sítio do Tojal, perto do Fortim do Faial.
Na semana passada não tínhamos conseguido retirar todo o lixo acumulado por baixo do miradouro e ficaram por fazer alguns degraus com o objetivo de tornar mais seguro o percurso de aproximadamente 750 metros de extensão, vertente abaixo entre os 500 e os 250 metros de altitude.
Começámos pelo lixo. Enchemos mais dois sacos!
Aos utentes do miradouro recomendamos mais civismo. À câmara de Santana sugerimos a colocação dum recipiente para o lixo naquele local diariamente visitado por centenas de turistas, que se deliciam com a notável vista da costa norte entre a Ponta do Clérigo e a Ponta de São Lourenço, com o promontório da Penha de Águia em posição de destaque.
Depois da operação de limpeza descemos a vereda, cortando aqui e ali algum silvado, melhorando o piso, desfrutando da paisagem e inventariando a flora.
As acácias, da Austrália, e os agapantos, da África do Sul, dominam o coberto vegetal da vertente sobranceira à Baía do Faial. Entre as exóticas invasoras vivem faias-das-ilhas (Morella faya), que estiveram na origem do topónimo Faial, murtas (Myrtus communis), urzes-molares (Erica arborea), urzes-das-vassouras (Erica platycodonsubsp. maderensis), malfuradas (Globularia salicina), ensaiões (Aeonium glandulosume Aeonium glutinosum) e núcleos dum jasmineiro endémico da Madeira e das Canárias (Jasminum odoratissimum) com pequenas flores amarelas muito aromáticas.
Texto: Raimundo Quintal
Fotografias: Céu Viana, Dina Teixeira
2 comentários:
Bem aventurado quem acampa com duas amigas nessa idade.
Grande encontro regional no hotel da AFA estavam Miguel Sousa, Avelino Agrela, Jorge Sousa, Bruna Melin , luis miguel de sousa Secretaria do Ambiente Susana prada , estavam a tratar da energias alternativas ou das corais !!!!
Enviar um comentário