Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de maio de 2015

GOVERNO


MUITAS OLHEIRAS NAS FINANÇAS



O nosso Gasparinho das Finanças está a dar cabo, é um dizer, da cabeça dos seus colaboradores na delicada Secretaria Regional. Rui Gonçalves sempre lidou numa disciplina de trabalho à espartana e hoje mais do que nunca aperta com números e contas, de modo a evitar surpresas desagradáveis.
O governante do dinheiro (ou da falta dele) tem a experiência anterior, em que uma carga de loucos no governo regional mandava fazer obras à louca e dar subsídios à fartazana - e não fora o finca-pé do então director regional, os estragos seriam bem piores. 
Por algum motivo Rui Gonçalves é um ai-jesus em Lisboa nas mãos de Pedro e Maria Luís.
Isso por um lado.
Agora por outro lado, nem 8 nem 80.
É que os funcionários da Secretaria, de baixo acima, cruzam-se nos corredores com olheiras profundas de tanto trabalhar e de não dormir.
Rui Gonçalves chega umas 8 e um quarto ao gabinete e só sai lá para as 10 e meia da noite. O que obriga quadros e funcionários a uma atenção permanente durante todo esse tempo. Almoçar? Lanchar? Pelo amor de Deus, este não é o tempo de uma pessoa andar a se empanturrar. 
Enfim, mais dia menos dia, alguns caem numa fraqueza. Não é humor.
E de noite? 
Outro inferno.
Rui Gonçalves acorda sobressaltado de um sonho em que Angela Merkel trata de pressionar para um aumento das taxas de juro e o secretário regional, a jogar pelo seguro, manda um e-mail à secretária ou a quem lhe vier à cabeça ordenando que se avise toda a gente para uma reunião de emergência ao romper da aurora.
Se acaso estiver com insónia e ouvir um noticiário em que Varoufakis manda uma indirecta a Portugal, Espanha e Irlanda, sai um e-mail para um director regional às 4 da madrugada para que, logo ao abrir da Secretaria, Rui Gonçalves seja informado dos possíveis reflexos na Madeira de uma hipotética aventura grega.
Sr. secretário! A caminhada é longa. Deixe o pessoal respirar. Vamos morrer todos e o trabalho continuará por aí.
Os seus colaboradores não aguentam muito mais tempo 'pescar bodiões' em cima de dossiers que abarrotam de dívidas.

5 comentários:

Eu, o Santo disse...

O trabalho do lider é inspirar os seus liderados ao excelente desempenho. Não é trabalhar muito.
Cada vez gosto menos deste SR.

Anónimo disse...

Por falar em trabalho fiquei parvo a ver o guru santos do Manuel Antônio ao lado de Miguel Albuquerque em Londres. Este sábio do ócio e das mulheres feias, tantos sms mandou na campanha interna contra Miguel Albuquerque acusando-o de tudo, agora lambe as botas... Vergonha!

Anónimo disse...

É camacheiro. É preciso dizer mais?

Anónimo disse...

Concordo consigo Calisto.Aquela televisão,ás vezes,parece um filme de terror.
Confesso que não entendo como é que aquele senhor é diretor de um canal de tv.
Eu também gostava de treinar o chelsea,mas não tenho capacidade.
Que raio....será que ninguém,em Lisboa,se tenta indagar sobre o que se passa em santo António?O diretor não percebe de televisão e ALGUNS PIVÔT,S não se relacionam com as câmaras.Parece um filme de terror.


O Contabilista disse...

Segundo ouço falar, é no andar da antiga Direcção de Orçamento que se trabalhava até de manhã.