Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Congresso do PS-Madeira



DESAFIO DE CARLOS PEREIRA
É ENCABEÇAR A LISTA NAS NACIONAIS


O problema do PS-M é mobilização,
fixar todos os socialistas do mesmo lado da
 barricada. A moção pode ser bonita,
mas ninguém liga a essas partes chatas.

Mostrar coragem para encabeçar a lista e assumir pessoalmente os resultados que os eleitores decidirem dar-lhe: só dessa forma, e se obtiver números agradáveis, Carlos Pereira terá a força de que precisa para meter o PS-Madeira na ordem de uma vez por todas. Porque é disso que se trata. Se se ficar por palavras sábias, mas longe do arame farpado, não demora nada está liquidado 


Não vale a pena o novo líder do Partido Socialista aparecer no congresso decidido a refugiar-se em generalidades. Se o fizer, verá o seu reinado acabar precocemente, como aconteceu com todos os seus antecessores, à excepção de Emanuel Jardim Fernandes.
A grande missão de Carlos Pereira é mostrar aos eleitores que as coisas mudaram. De facto e com provas à vista. 
É que... 
Dizer que o PS deixou de ser um partido de protesto para se tornar em alternativa de poder é bonito, lógico, mas teoria redonda e batida. Há que avançar. Dar passos. Na verdade, ainda não se viu nada que indicie mudança naquele partido. Nem no discurso nem na acção. 
Que mudou no PS com a substituição de Victor Freitas por Carlos Pereira? No essencial, nada.
Para complicar mais a vida do novo presidente socialista, sobram para ele uns berbicachos que não sabemos como poderá resolver. Paulo Cafôfo irá dar o apoio à nova Direcção do PS que deu nos tempos de Victor, que foi praticamente nenhum? A concelhia do Funchal está de boa fé? Como dar a imagem de dinâmica a um grupo parlamentar que não foi escolhido por ele, Carlos Pereira? Quando se verá a mobilização de militantes à volta do novo PS? Quando se sentirá uma vaga de fundo de independentes? 
É que mostrar um actor respeitado e uma médica conceituada num acontecimento de socialistas convenhamos que é pobrezinho, quando a fasquia colocada foi outra.
Carlos Pereira preencherá muito tempo no congresso deste fim-de-semana repetindo princípios genéricos que todos conhecemos. A tal abertura à sociedade civil de que aliás há escassos sinais. Falará da estratégia do PS enquanto oposição. Da redução dos juros da dívida regional. Das políticas sociais. Da reforma política e das relações externas. E de mais temas constantes da moção de estratégia. Tudo muito importante. Mas isso assim não passa de mais um congresso. Igual a tantos outros do PS. Igual a tantos de outros partidos que advogam os mesmos princípios.
Para quem vê as coisas cá de fora, só será reconhecida uma determinação de mudança se Carlos Pereira deixar o calhamaço dos propósitos e das intenções na sua mesa do congresso e for à tribuna falar cara a cara com os congressistas, bem como com os madeirenses que seguirem os trabalhos pela comunicação social. Se disser às variadas sensibilidades do partido, ainda hoje latentes na área socialista regional, que tomará todas as medidas necessárias para virar o partido do avesso. Porque transformar aquilo tudo de alto a baixo é a única receita com hipóteses de sucesso. 
Carlos Pereira terá de explicar muito bem no congresso que, apesar de ter feito parte dos insucessos dos últimos anos do partido, concorreu à liderança não para enriquecer o currículo e fazer as próximas listas do parlamento, mas para disputar em 2017, de igual para igual, a presidência do governo. 
...E terá de dizer que as suas decisões no partido não serão tomadas 'na retranca', com tacticismo, para manter o lugar de líder à custa de contentar os mais incómodos - mas tendo em vista atirar-se declaradamente à conquista do poder na Região. E quem quiser embarcar no projecto que embarque.
A verdade é que ainda não se percebeu a disposição de Carlos Pereira para assumir as necessárias rupturas internas. Pode estar à espera do congresso para o fazer. Mas cá fora seria importante se aparecessem uns sinais.
Possivelmente, o novo chefe socialista mostrará, na constituição das listas agora durante o congresso, que não hesitou em proceder a uma renovação profunda. Porém, depois disso tem outra etapa: anunciar-se como cabeça-de-lista para as eleições à Assembleia da República.
Por esse caminho, desarmará já os eternos conspiradores. Poderá proceder às mudanças que entender importantes. Porque merece respeito quem se arrisca a um mau resultado pessoal, directo. Se trabalhar bem, tem caminho aberto para 2017. Se em Setembro-Outubro acabar por averbar um desaire à moda PS-Madeira, não há volta a dar: venha outro.
Agora, ficar fora da lista, para não se expor, é pouco. Fatal, para quem conhece a mobília da casa. Pode durar dois anos como líder, até às autárquicas. Inglório.  
É bonito dizer que o que se deve discutir é o projecto, não as pessoas. Mas todos sabemos que as coisas não funcionam assim. Neste caso, se Carlos Pereira não se discutir a si próprio no congresso, impondo a acção em vez de se ficar pela reacção, a sua liderança chega a Outubro 'pelas peles'.

19 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Pereira está mais à vontade a fazer oposição sobretudo na área económica. Não é bem um arrumador da casa. Depois tem um fardo bem pesado Cafofo & Iglesias C.Lda que ainda contribuem mais para a desarrumação.
A oposição da Camara faz tudo para que eles se aguentarem até às eleições de setembro. São uma mais valia para ganharem votos como foi nas europeias.
Outubro temos eleições no PS.

Anónimo disse...

Se for cabeca de lista Tem de ir para Lisboa. Eleitores querem Verdade e Transparência

Anónimo disse...

Excelente artigo. De facto, apesar se ter havido uma melhoria substancial no discurso, muitas das "palermices" que se apontavam ao Victor Freitas continuam ainda hoje enterradas no PS Madeira. One men shouw, Carlos Pereira, ainda não percebeu que as pessoas que levaram à vitória nas autárquicas por exemplo no Porto Santo, se afastaram completamente do PS Madeira. Muito discurso técnico e politicamente à deriva, Carlos Pereira fala realmente dos problemas mas não os resolve (Porto Santo, PSL etc..). Diz que o PS Madeira não é um partido de intervenção..!? E por este andar nem de governo.
Sempre pensei que este líder fosse mais humilde e que entendesse o que se passa à sua volta..mas enganei-me. Carlos Pereira por este caminho, com este PSD, e este JPP autárquico tem os dias contados, é uma questão de tempo. Pode sempre fugir para Lisboa já em Outubro.

Anónimo disse...

Concordo. O PS Iglesias/Cafofo - que funciona em roda livre como estrutura autónoma - os chamados patos bravos socialistas têm um objectivo. E só não vê quem não quer.

Anónimo disse...

Seria muito positivo começar com uma limpeza no partido. Faz algum sentido, Vitor Freitas, a imagem vivida da ignorância e do fracasso em toda a linha, ainda por lá andar?

Anónimo disse...

Dr Carlos Pereira, muita atenção aos trabalhos do Domingues Rodrigues e e sua Equipa no processo de revisão do PDM Funchal, nesta terra tudo se sabe, nao deixe o seu partido cair em desgraça com negócios de especulação imobiliária. Muita atenção!

Anónimo disse...

O Carlos Pereira, especialista em contas, a sua maior ambição é ser cabeça de lista nas próximas eleições....ele quer ser parlamentar na Assembleia da República, ganha um pouco mais e tem outras benesses.No máximo a liderança de Carlos Pereira durará 2 anos....nem sequer sonha um dia ser presidente do Governo Regional da Madeira presidente de todos os madeirenses e portosantenses,,,,ele quer presidir aos seus interesses isso sim, até já me confidenciaram quem vai substituir este homem bem falante é uma senhora de nariz empinado cuja primeira letra do nome começa por M. Um líder tem de ser humilde, saber ouvir o povo. Há dias uma senhora disse-me o Carlos Pereira é um senhor na política é muito em visto na sociedade madeirense....ter um curso muitos conhecimentos de que serve quando não temos humildade e quando a ambição é desmedida.....Este líder nem vai saber arrumar a casa eliminar algumas fações que estão agora em hibernação....Até já me confidenciaram que o próximo candidato à liderança do PS-Madeira é um senhor de Lisboa com funções governativas na edilidade funchalense. Mais depressa o PS-Madeira entra em implosão do que será alternativa de poder. Não basta o líder debitar meia dúzia de boas intenções, é necessário ações concretas....o PS-Madeira tem de deixar de ser um partido de bastidores, ir para o terreno, ouvir as pessoas, os "vilões" como alguns que se acham "gente importante" costumam apregoar.

Anónimo disse...

Se o Carlos Pereira,algum dia ganhar as eleições, eu nesse dia ganho o euromilhões.É quase patético colocar este lider,sem nenhum carisma nem próximidade com o eleitorado,ao lado do Miguel Albuqerque.
Imaginem só a diferença, que será assistir a uma arruada no Funchal, com Albuqerque de um lado e Pereira do outro.Façam esse exercicio.Tenho dito.

Anónimo disse...

Eu,por uma questão de principio, não faço análises de carácter a ninguém.
Limito-me a constatar factos.´
Este novo lider do PS,nas últimas eleições autárquicas,passou a vida no Apólo e arredores,a dizer mal do Paulo Cafôfo,dizendo que era um tonto(aliás,para ele,somos todos uma camada de tontos.Só ele e o prémio Nobel da economia são espertos).Curiosamente, no dia em que o Cafôfo ganhou a Câmara,ele foi o primeiro a chegar-se à frente para aparecer nas cãmaras de televisão.Sintomático.
Mas há mais.Nas últimas eleições regionais voltou à carga,brindando o candidato da coligação com os mesmos mimos-É UM TONTO.Este posicionamento intrigou muita gente.Como é possivel que ele tenha aceite ser o número 2 da lista do TONTO?Deve ser porque é mais TONTO que o número 1.E até aceitou fazer uns rascunhos para o programa de governo do TONTO.façam uma breve reflexão sovre estes factos s.f.f. e depois cada um que faça uma análise ao carácter da pessoa em causa,se tiver pachorra para isso.Obrigado pela atenção

Anónimo disse...

Caro Calisto.Voçê fala em -ETERNOS CONSPIRADORES INTERNOS?-E ele foi o quê nos últimos tempos,quando soube que não ia para o Parlamento Europeu?

Anónimo disse...

Carisma e arruadas é que é importante? Estamos bem estamos, quando o que é valorizado é isso. Acrescente-se já agora a festa, o amiguismo, a poncha, a coca, as mulheres, o compadrio...

Anónimo disse...

os continentais do PS tem de ser banidos , Iglesias , Vilhena , Jaime Leandro entre outros

Anónimo disse...

O Domingues rodrigues vais colocar em desgraça o PS Madeira!

Anónimo disse...

Enquanto, social democrata,esfrego as mãos de contente.Aquilo vai de mal a pior.O Carlos Pereira é,sem dúvida, pior que o Victor Freitas,porque não fala com ninguém,nem percebe nada de estratégia politica.só tenho pena, que não chegue a tempo eleições regionais,para levar uma daquelas banhadas como levou para a Câmara do Funchal.Como diz o anónimo das 14.41,o Pererinha foi goleado, mas o Albuquerque é que é TONTO

Anónimo disse...

Ao anónimo das 14.58

...e aviões para o norte da ilha,para lá do véu da noiva.Também funciona.Não funciona?

Anónimo disse...

Técnicamente bom.Politicamente...mau.Fraco,muito fraco.

Anónimo disse...

Tecnicamente, "técnicamente", não leva acento.

Anónimo disse...

Se não leva acento,então é bom, polititamente.

Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira disse...

O desafio da do Dr. Carlos Pereira é não ficar a falar sozinho num Partido Socialista da Madeira. O outro é justificar o facto de ser socialista, apregoar aos sete ventos que os Madeirenses já fazem muitos esforços económicos financeiros, mas continuar a vestir-se com marca da Avenida da Liberdade (Hugo Boss).

S o senhor não tivesse a mania que tem o rei na barriga e se fosse mais bem educado e menos mesquinho, talvez até desse um bom líder da oposição.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Alto Comissariado para Independência e Implementação da República Madeira