Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ferry


Assembleia da República aprova Resolução do BE que pretende retomar ligações marítimas entre a Madeira e o Continente



A Assembleia da República acaba de aprovar um Projecto de Resolução do BE que tem por objectivo retomar a ligação marítima por ferryboat entre a Madeira e o Continente, garantindo que este transporte respeita e aplica os princípios do transporte público. aqui fica o texto, na íntegra, da Resolução aprovada:

"A insularidade tem vários custos para as regiões e para as populações, desde a dependência do exterior, os custos de transporte que oneram os produtos importados ou o isolamento que só consegue ser quebrado com uma boa rede de transportes públicos.

A população da Madeira conhece bem estes custos e dificuldades acrescidas, nomeadamente no que toca à sua mobilidade. Atualmente só transporte aéreo faz a ligação ao Continente, o que deixa a região numa situação de dependência extrema.

Até há relativamente pouco tempo, a região tinha também uma ligação marítima com o continente, efetuada através de ferryboat, muito à semelhança do que acontece nas Ilhas Canárias.

O transporte marítimo trazia grandes vantagens para a população. Consistia, de facto, numa alternativa, com horários complementares, capaz de servir cidadãos que, por vários motivos - incluindo médicos - estivessem impedidos de optar pelo avião. Adicionalmente, o ferry permitia o transporte de veículos, algo que não é possível com o transporte aéreo.

Estas são apenas algumas das vantagens do transporte marítimo que já existiu entre Madeira e Continente e que foi interrompido sem nenhuma explicação do Governo Regional da Madeira.

É urgente garantir que esta ligação marítima seja reativada e que tenha um pendor verdadeiramente público, não servindo para justificar novos ajustes diretos ou concessões em benefício dos interesses que dominam a região.

Com o presente projeto de resolução, o Bloco de Esquerda propõe, por isso, que se retome a ligação marítima por ferryboat entre a Madeira e o Continente o mais rapidamente possível e que essa ligação respeite o interesse público e os princípios do transporte público a nível de qualidade, disponibilidade de horários e universalidade.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo:

1.    Retomar a ligação marítima por ferryboat entre a Madeira e o Continente.

2.    Garantir que este transporte respeita e aplica os princípios do transporte público".



Texto BE

4 comentários:

Mao Tse Tung disse...

Vale ZERO. Se não forem os governos a decidir esta porcaria não passa de propaganda para enganar os vilões da Madeira. Repito sr. Calisto: VALE ZERO!

Anónimo disse...

Acabar com o monopólio - CONTROLO TOTAL - do Grupo Sousa no Transporte Marítimo de Mercadorias, de e para a Madeira, SIM. Rasgando o Decreto-Lei n.: 7/2006, de 20 de Janeiro, que só nos tem prejudicado no que se refere à Cabotagem Insular.
Não nos abanem com o Ferry porque não trará benefícios porque será um transporte sempre deficitário que será subsidiado por mais impostos que os madeirenses irão pagar.
Enquanto andamos distraídos a discutir o Ferry por outro lado o Grupo Sousa vai-nos chupando até ao tutano.

Anónimo disse...

Não sou defensor do grupo Sousa, nem de nenhum grupo económico. Mas será que a solução na totalidade está só no ferry? Somos uma ilha. E se precisarmos de exportar produtos de rápida degradação, encaixar tudo em contentores refrigerados não é suficiente. Há que ter uma linha aérea de transporte eficiente.

Anónimo disse...

Se não fosse o Bloco de Esquerda e o Farinha não teriamos ferrys

ou não