CEMITÉRIO INGLÊS DO FUNCHAL
- BARRACAS E LIXO
O cemitério inglês do Funchal, localizado na extremidade ocidental da Rua da Carreira, foi construído em 1808 e ampliado em 1852 e 1889. É propriedade da Igreja Anglicana.
Hoje, excecionalmente, o portão estava aberto e resolvi entrar para rever algumas árvores, que já não observava de perto há cinco anos.
Em má hora entrei, porque o que vi deixou-me indignado. A monumental magnólia está a secar, as plantas de alguns canteiros foram substituídas por calhau, o lixo amontoa-se à beira das campas e as construções abarracadas colam-se à capela e aos muros.
Saí com a certeza que o desleixo está vivo no Cemitério Inglês do Funchal.
Cemitério Inglês do Funchal – 30.06.2015
Texto e fotografias: Raimundo Quintal
5 comentários:
Havia uma carta de património do Funchal,onde se encontrava este cemitério, o que lhe fez o Domingues Rodrigues? alguém sabe o seu destino? da carta?
Mais importante ainda que a carta de património é a linda coerência de certas famílias inglesas que por aqui vivem na Madeira, e que se dizem de bem mas de bem nada têm porque nem mecenato à própria Igreja fazem.
Devem estar à espera que Sua Majestade Britânica se digne a mandar uns trocos na qualidade de Chefe da Igreja Anglicana para terem uma remodelação das campas dos seus antepassados de borla.
Com os melhores cumprimentos,
.:.ACIIRM.:.
o Cafofo quinta feira arranja , ele arranja tudo desde que não digam mal.
Os ingleses são como os chineses, não morrem!...nem vão aos supermercados.
•••enquanto uns visitam cemitérios outros visitam "shoppings" ...museus ...etc. Gostos não se discutem ...até porque há muita variedade... cemitérios de judeus ...de ingleses ...museus "disto e daquilo"...
Enviar um comentário