A utilização de expedientes só é desonrosa se fracassarmos. Raramente se questiona os métodos do vencedor até porque este impõe a sua versão dos acontecimentos. Não há uma entidade sobrenatural que eleve os honestos. É o sucesso que faz do vencedor uma pessoa honesta aos olhos de terceiros até que ele fracasse e aqueles que o adulavam ganhem coragem para relembrar os expedientes que o haviam elevado ao sucesso. Dito isto, considero que muito raramente se atinge o sucesso por outra via que não a da astúcia.
4 comentários:
Estas lições de moral e bons costumes começam a ser algo maçadoras. Será que por detrás de um Santo está um Hipócrates?
A utilização de expedientes só é desonrosa se fracassarmos. Raramente se questiona os métodos do vencedor até porque este impõe a sua versão dos acontecimentos. Não há uma entidade sobrenatural que eleve os honestos. É o sucesso que faz do vencedor uma pessoa honesta aos olhos de terceiros até que ele fracasse e aqueles que o adulavam ganhem coragem para relembrar os expedientes que o haviam elevado ao sucesso.
Dito isto, considero que muito raramente se atinge o sucesso por outra via que não a da astúcia.
amsf
Maquiavel concorda consigo amsf.
Calisto,
A condição de anónimo, tem por natureza quem o lê e não quem publica seja la o que for.(nao tenho pachorra para um tal de Santo)
Enviar um comentário