Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Presidenciais


TEMOS CANDIDATO



Edgar Silva anunciou formalmente esta tarde a candidatura à Presidência da República. Fez uma boa comunicação em Lisboa, nos termos e nas linhas ideológicas que os Madeirenses lhe conhecem. Disse ao que ia e fê-lo com coragem, sem receio de afugentar os votos do centro. Garantiu que, caso vença, estará sempre ao lado dos trabalhadores e dos marginalizados. Prometeu vigilância aos estratagemas do grande capital e dos grupos económicos que dominam Portugal.
Também não se encolheu nas críticas directas ao actual Presidente, coisa rara nos discursos politicamente correctos de outros candidatos. 
Edgar Silva encontrará um adversário forte muito perto do seu eleitorado, Sampaio da Nóvoa, que nas últimas horas também teve excelente prestação numa entrevista televisionada. Será tudo muito cirúrgico, doravante.
Numa primeira abordagem, não é líquido que Marcelo Rebelo de Sousa, aparentemente com lugar cativo numa segunda volta, por desistências ao centro-direita, como acabamos de ver da parte de Jardim e Rui Rio - não é certo que o caminho aberto na primeira parte da corrida lhe valha desde já uma vitória final. 
Não seria a primeira vez - muito longe disso - se os Portugueses votassem à esquerda para Belém.
O País sente que precisa de um Edgar ou de um Nóvoa que chegue a Belém disposto a limpar o bolor que a partir daquele palácio empesta e ensombra a política e a vida dos Portugueses. E o País é que tem a decisão nas mãos.



3 comentários:

Fernando Vouga disse...

Conheço pessoalmente este candidato. Tenho por ele uma grande consideração. Pareceu-me corajoso e honesto. Mas isso, no vespeiro da política, não lhe dará decerto muito conforto.

Anónimo disse...

Não comungo das mesmas ideias que Edgar Silva, do ponto de vista ideológico. No entanto reconheço-lhe a seriedade, honestidade e genuína preocupação com os mais desfavorecidos. Admiro a sua dedicação e perseverança.
Pode não ter o meu voto, mas tem a minha admiração. O Edgar Silva tem algo que nós já com alguma idade, sabemos, que só se aprende com a família.

Anónimo disse...

Maria de Belem vai ganhar, a Tal pseudo maioria de esquerda na segunda Volta vai se unir e chumbar o exame do Marcelo.