Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

25 & 25


O 25 de Abril vai ter o seu dia certo



A edição de hoje do JM diz que o PSD e o BE estão de acordo na extinção das comemorações do 25 de Novembro e querem a incidência na sessão do 25 de Abril. Nada mais certo. No regime anterior a 2015, cá na Tabanca, o aniversário da democracia em Portugal paradoxalmente não era festejado na data do seu nascimento, mas nos dias que davam na cabeça 'deles'. Ora 26 de Abril, ora 27 de Abril... Quanto a 25 de Novembro, claro, '25 de Novembro sempre!'
A agulha virou tanto nesta 'democracia à madeirense' que a própria RTP Espetada, paga por dinheiros públicos e que faz directos por tudo e por nada, arroga-se o direito de negar ao povo a transmissão de uma sessão parlamentar em homenagem a uma data que continua no coração de todos, o 25 de Abril - alegando a hilariante falta de meios.
Se as coisas forem postas no seu lugar, parece que não é mais do que tornar as coisas normais. Mas, no caso ilhéu, o normal às vezes é muito especial. Atendendo às fossilizadas práticas do passado.
Agora... este entendimento PSD/BE faz-nos lembrar qualquer coisa. Catarina tem andado muito por cá. Lá se foi o tempo em que certas 'coligações' eram consideradas espúrias. 

5 comentários:

RA disse...

Caro Calisto: não há nenhuma coligação espúria, caro Amigo. O BE apresentou a 20 de Abril a sua proposta (disponível em http://www.alram.pt/images/stories/XI-LEGISLATURA/I-LEGISLATIVA/ordens-trabalho/OT-39/OT39IIParteponto4.pdf) sendo que o PSD, mais de um mês depois apresentou a sua iniciativa (http://www.alram.pt/images/stories/XI-LEGISLATURA/I-LEGISLATIVA/ordens-trabalho/OT-39/OT39IIParteponto62.pdf). Além disso, o conteúdo das propostas são diferentes, pelo que não é de crer que o PSD aprove a do BE.
Por outro lado, defende o BE que a Sessão do 25 de Abril não seja apenas comemorativa, mas seja uma Sessão Solene (Ver em http://www.alram.pt/images/stories/XI-LEGISLATURA/I-LEGISLATIVA/ordens-trabalho/OT-39/OT39IIParteponto39.pdf). Além dessa diferença, que é substancial - a de comemorar a Revolução, mãe da Democracia e da Autonomia, com a solenidade que merece e não apenas assinalando timidamente, como propõe o PSD - propomos que para essa Sessão Solene seja convidado a intervir, além de todos os partidos, um Militar de Abril.
Um abraço e perdoe-me a ousadia de intervir neste espaço.
Sempre com consideração e estima.
Roberto Almada.

Luís Calisto disse...

Caro Roberto
Se há forças políticas sem margem para dúvidas, e independentemente das divergências que nos desunam, até porque não sou político, o BE é uma dessa forças impolutas, a meu ver. Como sempre foi.
Agora, com o País que temos, não se pode perder o espírito de humor, porque seria pior.
LCalisto

RA disse...

Ainda bem que temos o Humor! Se não tivéssemos, como suportaríamos a cavacal figura, e outras que tais?!
Um abraço!

Anónimo disse...

Nunca se comemorou o 25 de Abril no tempo do jardinzinho, porque a criatura é um produto do fascismo! Foi educado pelo seu tio Dr. Agostinho Cardoso um dos deputados do fascismo salazarista, por isso é natural que nunca tenha convivido bem com o 25 de abril de 74! E apenas chega a presidente do GR por influência da igreja católica do bispo Francisco Santana! Caso contrário nunca iria passar de um professorzeco de meia tigela nos salasianos ou na escola industrial!

Anónimo disse...

E alguém deu-se ao trabalho e ver/saber o porquê do 25 de Novembro? É preciso ter cuidado que lá porque o Dr. AJJ saiu pela porta pequena, isso não quer dizer que tudo o que foi feito ou escolhido no passado esteja errado. A única coisa que se deve pedir hoje é que usem a cabeça e comecem a fazer as perguntas certas: Porquê o 25 de Novembro? O que aconteceu nesta data? Porque é que optaram por comemorar o 25 de Novembro?
O AJJ hoje em dia pode ser passado, mas a história não o é e devia de ser todos os dias cada vez mais presente!