Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Sucessão no Partido Popular


MOVIMENTO APOIA JOÃO CATANHO
PARA DISPUTAR LIDERANÇA A RUI BARRETO






Há uma sensibilidade interna que se diz muito forte e empenhadíssima em ver João Catanho a disputar a liderança contra o candidato anunciado Rui Barreto. Sem alarde, o trabalho de terreno vai adiantado. Os activistas do novo movimento dizem-se seguros de que entregar o partido às ambições do ex-deputado em S. Bento é fechar de vez uma porta na Rua da Mouraria.


É professor do Ensino Secundário e formado em Gestão de Empresas, oriundo de uma família tradicional do CDS, protagonista de um longo percurso na Juventude Centrista - e pretende evitar a todo o custo que o seu partido de sempre caia nas mãos de Rui Barreto.
João Catanho tem percorrido as concelhias dos populares em toda a Região, apresentando a sua disponibilidade para candidato à presidência do CDS-PP. É uma resposta positiva aos incentivos de elementos desalinhados com o apregoado "unanimismo" à volta de Rui Barreto. 
Segundo fontes das próprias concelhias, é enorme a aceitação do novo projecto, que assenta nos princípios constantes da moção de estratégia que Ricardo Vieira já divulgou.
Dirigentes locais que têm recebido João Catanho asseguram ter percebido no pré-candidato a disposição de levar o processo até ao fim. Informam também haver muitos elementos do partido com importância concelhia afirmando rever-se nos princípios que dão corpo à moção vivamente apoiada pelo recém-adversário de Rui Barreto - Rui Barreto que até agora tem lidado como candidato único à sucessão de José Manuel Rodrigues.
Como se sabe, a situação emerge da demissão de Rodrigues por força dos maus resultados nas eleições de 4 de Outubro.
Rui Barreto, ex-deputado nacional e actual deputado no Parlamento insular, que entrou em conflito com o líder demissionário já antes das eleições, apareceu como sucessor natural a eleger no congresso previsto ainda para este ano, devendo as datas da reunião magna sair do próximo Conselho Regional.

Ninguém se solidarizou com Rodrigues...

Para separar as águas, os apoiantes do anunciado novo candidato lembram que nenhum elemento da Comissão Política se solidarizou com o líder auto-demitido, mas nem por isso deixam de ser responsáveis pelo estado actual do partido. E aí estão os vices Lopes da Fonseca, Isabel Torres, Mário Pereira e o próprio Rui Barreto, além do secretário-geral Lino Abreu.
A nova corrente centrista dispõe-se a combater o unanimismo que Rui Barreto procura reunir desde há muito à volta do seu nome, já quando combatia discretamente a liderança de José Manuel Rodrigues. Para a linha liderada por João Catanho, Rui Barreto é guiado por uma extrema ambição política, que não serve ao partido. Alguns elementos acham que o candidato 'oficial' não se importaria de fazer entendimentos com o PSD caso isso lhe desse vantagens em termos de promoção política.
Estimulado pelos apoios, João Catanho lançou-se à estrada com outros elementos, munido da moção de Ricardo Vieira, o antigo líder do CDS que, não estando declaradamente com o novo projecto, também não o desencoraja. Sendo inclusivamente conhecedor dos apoios existentes ao nível das concelhias.

"Ser partido, tomar partido"

A moção orientadora da futura [provável] candidatura consubstancia um projecto com o lema 'Ser Partido e tomar Partido', que aposta numa reorganização do CDS-PP que funcione como uma espécie de recomeço, envolvendo uma muito maior participação das concelhias na vida do partido e ao nível de todos os órgãos. Descentralização é uma das palavras de ordem desta sensibilidade interna, porque "a Madeira 
não é só o Funchal". A Madeira é ir ao encontro das necessidades dos militantes do partido e da sociedade civil. Os militantes e mesmo os meros simpatizantes devem ser convidados a participar activamente na vida do CDS. Numa palavra, "ouvir, pensar e decidir com o partido". O que só será possível com um trabalho em equipa, envolvendo as bases e os dirigentes das concelhias, responsabilizando-os pela motivação e empenhamento necessários para "salvar o partido".
Isto é a abertura que os novos pretendentes à liderança se propõem privilegiar. Isto é "ser partido".
"Tomar partido" é pugnar para que o CDS, embora com os olhos no futuro, reerga bandeiras doutrinárias antigas, como o humanismo personalista e a doutrina social da Igreja. 
O CDS sempre foi um partido de centro, mas a visão político-partidária não se deve circunscrever a posicionamentos partidários horizontais direita-esquerda - preconizam os apoiantes da nova linha interna, empenhada em recuperar a matriz ideológica do partido. Estão aí os alicerces sobre os quais os novos dirigentes "tomarão partido" por valores assentes na Família, sem os quais não seria possível voltar ao terreno em condições de reimplantar e propagar a política do CDS.
Os mentores do projecto defendem empenhadamente uma identidade própria, que combata a tendência crescente do chamado "maior partido nacional", a abstenção. É preciso contrariar a tendência de as pessoas afastarem-se dos partidos e da classe política - defendem.

Arrumar o partido sem esconder nada debaixo do tapete

Para isso, é fundamental que o partido se desenvolva num clima de "transparência". Transparência nas contas, transparência nos dirigentes partidários. Transparência não é ocupar os cargos a pensar nos interesses pessoais - dizem. Nesse andamento, o novo projecto pretende reordenar o CDS através de uma estratégia de "arrumar a casa mas sem deixar detritos do passado debaixo do tapete". Nessa tarefa, há necessidade de aplicar muito pragmatismo e muita objectividade. "Só assim se poderá fazer um novo CDS, com as nossas forças mais antigas e com os elementos novos a conquistar", diz um elemento da nova sensibilidade centrista. Nesse pormenor, a ideia é integrar a juventude em todos os órgãos do CDS, em vez de reservar um redutor lugar na Comissão Política. Os jovens não servem apenas para agitar bandeirinhas na campanha eleitoral - observam.
A ideia não é "cortar com o passado", mas "regenerar o partido" com todos, os antigos e os novos. Assim, a luta será para conseguir atrair a sociedade civil mas também os militantes que se afastaram. Trata-se de uma reorganização e de uma reconquista. O que não joga com aqueles que "cristalizaram e secaram o partido".

Os nomes que querem evitar o "fim do CDS"

Os defensores da nova linha entendem que o CDS actual tem o futuro "muito, mas muito ameaçado". 
Uma coisa dão como certa: as concelhias não estão com Rui Barreto, havendo até ameaças de demissão e afastamento se esse for o próximo líder. A informação chega-nos dessas áreas, delas próprias. 
Sabemos também que finalmente haverá presidentes de concelhia nas vice-presidências do partido da Rua da Mouraria, em caso de vitória de João Catanho.
Quanto a apoios concretos, o 'núcleo duro' deste movimento centrista aguarda para saber de uma possível adesão ou ao menos apoio da parte de Ricardo Vieira. Já que, compreensivelmente, José Manuel Rodrigues não deverá tomar partido por nenhuma das partes concorrentes. 
Mas há já nomes envolvidos, em toda a Região. Luís Neves, presidente da concelhia de São Vicente. Artur Aguiar, da concelhia da Ponta do Sol. Marco Pires e Bruno Aveiro, Machico. Gilberto Teles, Câmara de Lobos. Orlando Freitas, Funchal. Eng.º Valter Chaves, Santana.
A linha que segue João Catanho insiste num ponto: o CDS corre perigo de vida e, se for Rui Barreto a chegar à liderança, haverá encerramento de portas. O partido expira na Madeira. Fica "uma história bonita de 40 anos", mas a Madeira será entregue definitivamente a Miguel Albuquerque e a certas sociedades privadas que tiveram o cuidado de chamar para o seu seio alguns nomes do próprio PP. Houve baptismos mais ou menos recentes, garante-nos um dirigente local do partido centrista.
"Se cair nas mãos de um político tão ambicioso como o dr. Barreto, o partido morre em pouco tempo", pressagiam elementos que darão a cara pela candidatura de João Catanho.

32 comentários:

Anónimo disse...

O Ricardo Vieira é tão jogador que nem coragem tem para assumir a candidatura. Assim , manda o seu empregado cunhado avançar. Uma pobre e triste marioneta.

Anónimo disse...

Quantos homens um só estomago consegue por em movimento?

Fathy disse...

Tem todo o meu apoio e pode contar comigo!
Pela pessoa que é, porque temos de levar o CDS a renascer das cinzas e encaminhar a um porto seguro!
Para a frente é que é o caminho.

Anónimo disse...

Tristeza por um tipo a assumir a candidatura que o cunhado não tem coragem para assumir! Está na altura do senhor Ricardo Vieira assumir de uma vez sem rodeios a candidatura! Ou terá medo de alguma coisa? Por peões a jogar quando nos últimos anos nem participavam na vida do partido, por andarem chateados com o presidente é hipocrisia e falta de coragem!

Anónimo disse...

Esta candidatura será para garantir e salvaguardar uma reforma vitalícia de alguém que já anda há muito tempo lá dentro. Tenham vergonha o CDS/PP não tem que se rever nestes jogos palacianos e os seus militantes tem a palavra no próximo congresso. O candidato que aqui se apresenta é um peão do jogo de xadrez do Dr. Ricardo Vieira. Aconselho a estes senhores que façam uma coisa que é,peçam desculpa aos militantes que durante anos acreditaram em alguém que neste momento pensa que é o dono do CDS/PP e dia após dia tem defraudado os militantes do CDS Madeira.
Do passado ou da história vivem os museus. Onde andava o Dr. Ricardo e o seu cunhado nos últimos 4 anos e a fazer o quê?
Pensam que são donos do partido!
Rua com esta gentalha , com ar de anjos mas com comportamentos de diabos. Arreda Satanás.

Anónimo disse...

O Ricardo Vieira como está desacreditado na sociedade madeirense, por defender interesses privados e particulares enquanto ocupa cargos políticos, veja-se o que se passou no quarteirão do savoy, no hotel C+S na estrada monumental enquanto vereador na CMF, e recentemente a defesa da empresa que foi afastada nas iluminações de natal, no parlamento regional, manda o seu querido cunhadinho avançar! Tristeza das tristezas!

Anónimo disse...

A candidatura dos chulos do partido

Anónimo disse...


" Houve baptismos mais ou menos recentes (...) "

Esta frase lembra os amigos do avental

Será verdade ? Quem terá entrado e colocado avental dos irmãos ?

Joelo disse...

Este Ricardo Vieira tem com cada uma. Já diz o ditado para não se meter com os baixinhos. Não presta mesmo para nada. Começa a ver a maminha a desaparecer e já começa a intriga.

Anónimo disse...

Chulos é a candidatura que você apoia. Esta pelo menos pelo que vejo nao tem nenhum.

Anónimo disse...

Você nnão deve conhecer o candidato em questão. Donos do partido são os atuais diregentes.

Anónimo disse...

Você nnão deve conhecer o candidato em questão. Donos do partido são os atuais diregentes.

Anónimo disse...

O Ricardo Vieira preocupado com a maçonaria? Então fartou-se de fazer negócios com eles, à custa da igreja! E A OPUS DEI? A mesma porcaria!

Anónimo disse...

Parece que há, pelo menos, um deputado regional que quer mostrar que quer pôr em prática os seus dotes de ventriloco na liderança do CDS Madeira...

Anónimo disse...

Isto é para rir, o Catanho candidato. Com o Walter de Santana e com o Pires de Machico. É para rir. É a piada do ano. Esta gente não se enxerga. O Walter, o Pires de Machico há quantos anos estao no CDS? É para rir.

Anónimo disse...

Força Dr. João Catanho. Vamos correr com eles. O CDS é bom demais para certo tipo de gente Podem amiaçar que não me metem medo. Eles não respeitam o José Manuel Rodrigues e devem-lhe tudo. Eu cá não sou mal agradecido.

Anónimo disse...

Quem é o sr catanho?

Anónimo disse...

Quem pergunta quem é o seu Catanho só pode ter entrado da era do CDS/Jackpot.

Anónimo disse...

Quem escreve estas asneiradas sobre Ricardo Vieira, são os "paraquedistas" do costume. São gente de uma honorabilidade e coerência bestial. Antes chamavam Ricardo Vieira de "Senador" do Partido. Agora não presta. Nem para engraxar os sapatos dele se servem!

Anónimo disse...

O Ricardo Vieira é tão santo que logo que o CDS começou a receber o jackpot dos 9 deputados, veio logo se fazer ao piso para contratar uma avença de 5 mil por mês. O empregado nelson alugou logo uns espaços ao partido para armazenamento de material, o zé comprou um BMW de 60 mil para a namorada passear, e foi férias para uns e outros e viagens e dinheiros a monte. Para as concelhias, zero.
Esta candidatura é apenas para que possam continuar na vida que têm levado e que não podem continuar a ter. Sabem bem que com o rui isso vai acabar.
O catanho é uma marionetazinha triste. Falta saber se é daquelas com cordelinhos ou se é daquelas que se mete a mão por baixo. Quanto aos apoiantes do núcleo duro nunca se ouviu nenhum deles dizer uma palavra no partido. só aparecem para pedir dinheiro sempre que dá e para dizer que sim, que é a paga

Anónimo disse...

Esse é o mesmo empregado que recebe 3000 limpos por mês?

Anónimo disse...

és mesmo burro, andas por ai a contar este conjunto de mentiras e aqui fazes-te anónimo? és tão atrasado que não vez que vão fazer-te a folha logo em breve, a outra vai avançar e tu ficas chuchar no dedo. é o que dá fazer jogo duplo.

Anónimo disse...

Este suposto grupo, que é formado por meia dúzia de medíocres, têm trabalhado arduamente ao longo destes anos. Têm tudo planeado, dentro daquelas venenosas cabeças, convencidos que são uns grandes pensadores. Fizeram a vida negra ao CDS. Esqueceram-se que esta era uma forte Instituição.Nunca pensaram que Ricardo Vieira e João Catanho são de uma CONDUTA ÉTICA, que eles nunca poderão sequer imaginar, nem nunca por em prática. Fizeram a vida negra ao Ricardo Vieira, depois ao José Manuel. Indignados com esta situação (de força de Catanho), ficaram desesperados e ainda mais indignados, ao ver que a Instituição CDS (as bases do Partido) não são estúpidos, causando indignação até com eles próprios. Mas continuarão para sempre muito indignados. Indignados com a que chamaram de "velha no varão" de "Salamanca" e, da que intitularam de "Troika", de repente estão muito amigos. Chamaram o Ricardo de Senador, agora é traidor; Atacaram o José Manuel, em todo o lado, até dar a facada final, dizem agora que merecia letras banhadas a ouro. Querem destruir o CDS. Estavam quase a conseguir. Tudo isto tem um ponta de lança chamado: Rui Barreto (que é um peão e uma ambiciosa marioneta. Felizmente os militantes do CDS estão a abrir os olhos. Estão e estarão sempre indignados, porque talvez já nasceram e cresceram como tal. Faltou-lhes "BERÇO" e isto, como se vê nos seus comentários, não se conquista, nem se negoceia. Como disse e bem o Nuno Timóteo, "são uns medíocres" indignados, não passando disso mesmo. Viva o CDS!

Anónimo disse...

Estou indignado com a indignação dos ditos indignados e, respetivos comentários. Revela a falta de moral e caráter de Rui Barreto e sua "quadrilha". Já fizeram isto no passado e tem resultado. Exceção do Congresso da JP, em que apesar do jogo sujo, de subornos, promessas e ameaças, perderam o Congresso. Estão nervosos, a máquina começa a falhar e a "máscara" começa a caír, ficando à mostra a podridão, o carreirismo e a defesa de interesses de grupos poderosos na nossa sociedade. Acordem, militantes do CDS, ainda está em tempo!!!

Anónimo disse...

Ameaças. Percebe-se o desespero. Como sempre vale tudo para manter as tetas em exclusividade. O Ze tem mais lugares para oferecer nos Sousas ou é só para a namorada dele e para a do empregado Nelson?

Anónimo disse...

Rui Barreto&Companhia, Lda..Os militantes do CDS não são "burros", não vão de certeza enfiar o "BARRETE"!

Anónimo disse...

Não Luis Miguel, ouvi dizer que vai haver lugar para ti também. Sei que precisas de dinheiro para pagar o escritório daí o teu desespero.... Quando se é incompetente é assim, clientes nem vê-los..... Só pombos à janela....

João Pestana disse...

Cheira-me a timóteo por aqui.......

Anónimo disse...

Cheira a Nelson Mendonça que não quer ficar saem os 3 mil por mês. O Zé que continue a pagar do bolso dele, como lhe pagou o curso, o carro, a casa, o seguro, o gasoleo, o emprego para a namorada nos Sousas, como lhe paga por alugar espaços ao partido (qualquer arrecadação serve). Percebe-se o desespero do anjo careca de olhos azuis. Percebe-se a raiva. Não nos esqueçamos que estamos a falar dum funcionário que devia ser o primeiro a ser isento nas questões do partido e que afinal é o que mais instiga e cria separação nesta altura. Andou a recolher assinaturas sem haver sequer propósito para elas, a denegrir o nome de pessoas sérias, a sabotar a informação que até agora controlou e a usa-la em beneficio dos seus intentos pessoais. É um funcionário. Um funcionário do Zé Manel e não um funcionário do partido.

Anónimo disse...

Vamos todos ajudar o Nuno Timóteo que é o presidente da JP de São Vicente. Ele, um CDS dos 7 costados afinal é militante TAMBÉM da JSD. Ele pede para deixar de ser. Ele quer não ser. Entretanto é as duas coisas. Forte apoiante que Catanho indica como sendo do melhor que o CDS tem para o futuro. Tudo vale, como alguém diz. E vale tudo também. O que justifica tudo isto, já se sabe o que é. O mesmo de sempre. Por isso a mudança que se impõe incomoda muita gente.

https://www.facebook.com/JayWilliamsDJ/videos/10205731816508110/?hc_location=ufi

Anónimo disse...

30 comentários e 25 escritos pelo braço esquerdo do Barreto quem será ?

Anónimo disse...

o casal de pequeninos, o sonso do PS, o agarrado, o bronco de santo António,o do banco, o dr careca do museu, a libertadora de mulheres
Vão guinxar todos que nem porcos no congresso. O porco maior da festa é o do barrete