Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Nem 8 nem 88



A NORMALIDADE DE ALEXANDRA


O que será que deu na cabeça da presidente da Apram para ir esta manhã lá para baixo assistir a 3 horas de normalidade?!



A RTP Madeira apresentou às 9 uma não-notícia, vá lá perceber-se porquê e para quê 

À primeira oportunidade, o 'Braemar' pisgou-se do Cais 8 e foi atracar à Pontinha, para fugir às ondas do 'Lobo Marinho' e à normalidade de Alexandra Mendonça.


Ao contrário do que dissemos numa peça do 'Fénix', esta manhã, afinal as manobras de atracação do 'Braemar' no cais 8 do porto funchalense decorreram dentro da maior das 'normalidades'. Iríamos jurar que os procedimentos em causa haviam borrado a fotografia turística do nosso porto. Pensámos isso com um motivo especial: assistimos à sucessão de cenas. In loco, claro. Mas, se a presidente da Apram Alexandra Mendonça diz ao telejornal, como disse esta noite, que foi tudo normal, então sentimos necessidade de ir ao oculista.
Nem sequer percebemos por que raio foi a televisão do Miguel ouvir a Senhora, já que não aconteceu nada de especial. Agora vão entrevistá-la cada vez que há uma manobra normal?
Enfim, quando julgávamos que íamos ouvir na TV que os turistas ficaram retidos horas à espera de saltar do navio, o que ouvimos foi que tripulantes do 'Braemar' desceram a terra para fazer não percebemos o quê.
Segundo Alexandra Mendonça, a única observação que se pode fazer é à forte agitação que o 'Lobo Marinho', aquele malvado, desencadeou ao deixar a Pontinha pelas 8 da manhã, na sua viagem para o Porto Santo. De resto, onde está o problema? - insinuou a chefe do porto.
Reforçamos: não conseguimos perceber o porquê de a 'RTP Espetada' tratar do não-acontecimento. Se foi tudo normal, onde está a notícia, porra?
Alexandra Mendonça é que percebe do assunto. Contou ela diante das câmaras que o comandante do navio temeu que as ondas do 'Lobo Marinho' prejudicassem o desembarque dos passageiros. Daí aquele impasse todo.
Mas... não houve uma alma penada que informasse o comandante de que o 'Lobo Marinho' não passaria novamente a fazer estardalhaço senão na quarta-feira - e que, assim sendo, a 'forte agitação' que o carreireiro provocou acalmaria, mais cedo ou mais tarde?
Resultado: às dez da manhã, ainda andavam, lá dentro e fora do navio, todos nervosos, sem meios de descobrir como proceder ao desembarque dos passageiros, de maneira a que eles não se afogassem por causa da 'forte' agitação feita pelo 'Lobo Marinho' mais de duas horas antes.
Perante esta normalidade, seria aconselhável perguntar se o problema do comandante era com a passagem da caravela ou dos catamarans para os seus mini-cruzeiros turísticos. Ou se o marujo-chefe do 'Braemar' receava alguma 'forte agitação' levantada pela canoa do nosso amigo 'Virgílio dos Polvos'.
O facto é que, dentro de toda a normalidade, o comandante mandou tripulantes seus irem a terra numa balsa para ver como estava o ambiente. Note-se que, segundo a normalidade da Apram e de Alexandra Mendonça, foi normal os tripulantes em causa saltarem para terra, a partir de um barco atracado, precisando de utilizar uma baleeira. 
Anormal seria descerem pelo portaló, presume-se.
Com toda a normalidade, Alexandra Mendonça passou um bom bocado em cima do cais 8, com os seus assessores, quando, se queria ver navios, tinha outros mais espectaculares acostados à Pontinha, até para fazer um selfie. Mas não. Ela, muito normalmente, preferiu ficar no '8' a ver a normal e entediante impossibilidade de os passageiros do 'Braemar' saltarem.  
Sempre nessa toada normal, um bom punhado de camionetas de turismo ficaram umas horas à espera que a normalidade da Apram normalizasse mais um pouco, a fim de levarem os turistas do navio para as programadas excursões.
Dentro de toda a normalidade, o complicadinho comandante lembrou-se à última hora que tinha a bordo passageiros com bonitas idades, pelo que foi preciso Alexandra mandar a escada da Apram para essas pessoas baixarem a terra, porque a escada do navio era demasiado normal para o portaló do dito.
Com toda a normalidade, o povo ria-se do que estava a acontecer ali com ondas de menos de 1 metro! Sim, o peste do 'Lobo Marinho' deixara uma agitação para durar horas. Que diabo, senhores da PSL, nem 8 nem 88!
Aliás, este povo é 'menino' para se amontoar seja onde for para apreciar normalidades.
E foi com toda a normalidade que, à primeira aberta, o 'Braemar' se pirou do cais 8 para se encostar bem amarrado à Pontinha. O comandante deve ter percebido que a normalidade de Alexandra Mendonça é um perigo público. 
Retiramos, pois, o escabeche que fizemos de manhã sobre esta matéria.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já basta de "bater" sempre no mesmo.Há apenas que perceber quando pode e quando não pode ser utilizado o famigerado Cais 8. Sem dramas nem falácias de parte a parte.Será que ninguém entende a luta que esta terra inevitavelmente está destinada a travar com a Natureza? Teria sido melhor ter deixado aquela Frente Mar como estava? Horrorosa e decrépita? Deitar a terra na praia fornosa? Que ainda por cima tem dono, já agora. E o custo disso? O transtorno? Os destacados críticos apresentaram alternativas razoáveis, fazíveis? Suportáveis no seu desmesurado custo? Alguém já se lembrou de ir averiguar porque é que a Pontinha "parou" ali, e não mais para a frente conforme inicialmente previsto à data da sua execução? Basta ir lá com uma canoa com uma vulgar sonda de "polvos" para perceber...o próprio molhe tem condicionamentos em dias de Sul - resta saber quantos por ano ( poucos ) - ou queriam ter um acostamento a meio do Atlântico à " prova "de qualquer meteorologia ? Isso não existe, conformem-se com o que têm que já não é nada mau. Já agora, uma de algibeira: quem foi o iluminado que programou as obras do Cais Norte para esta altura do ano, justamente quando mais precisavamos desse ponto de acostagem?

Anónimo disse...

SERA QUE A RTP-M VAI TRANMITIR EM DIRETO A ABERTURA DOS JOGOS DAS CASAS DO POVO NO PAVILAO DOIS TRABALHADORES VAI ESTAR LA O SECRETARIO PARA ANUNCIAR MAIS CURSOS DA TRETA SO PARA JUSTIFICAR AS VERBAS DADAS AS MESMAS E ALIMENTAR OS PRESIDENTES DAS CASAS DO POVO COM FESTANÇAS, NA MADEIRA TUDE SE FAZ A CONTA DO ORÇAMENTO REGIONAL.

Anónimo disse...

Este comentador deve ser embarcadiço, só pode. Não vislumbramos mais nenhuma conexão com o Cais 8. Será que mergulhou?