Powered By Blogger

terça-feira, 17 de novembro de 2015

APEL


'Mass Training' em Suporte Básico de Vida

A Escola da APEL procedeu hoje à assinatura dum protocolo com a AMO VIDA que visa potenciar uma série de formações no âmbito da promoção da vida. Este evento contou com a presença do Tenente Coronel Pedro Barbosa da Proteção Civil em representação da Sra Secretária Regional da Inclusão e  Assuntos Sociais, Dra Rubina Leal,  a Direção da Escola da APEL e o Dr Bruno Serra Administrador da AMO Vida. De seguida procedeu-se a uma atividade prática denominada Mass Training”, em Suporte Básico de Vida.
Esta iniciativa teve como  objetivo ensinar os nossos alunos, bem como alguns dos nossos parceiros, a atuar em situações de paragem cardiorrespiratória. Conscientes que a maioria da população não está preparada para atuar em situação de reanimação cardiorrespiratória, a AMO VIDA, em parceria com a Escola da APEL, deram um contributo valioso para aumentar o conhecimento dos participantes sobre este assunto.
A iniciativa teve a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias pessoas, uma vez que a ação foi coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar.
Organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, foi ainda utilizado, durante o processo de aprendizagem, um sistema multimédia, para que todos os participantes tivessem a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos. No final, todos os participantes receberam um diploma de participação.
A Escola da APEL e a AMO VIDA vêm neste tipo de iniciativa uma oportunidade de incutir na sociedade civil a perceção de que cada pessoa representa um elo no conceito de Cadeia de Sobrevivência. A consciência de que estes procedimentos podem salvar vidas humanas deve ser incorporada o mais cedo possível na vida de cada cidadão.
Em ordem a dar continuidade e visibilidade a esta parceria, a Escola da APEL e a AMO VIDA têm já dois novos projetos conjuntos na calha:

1.    A implementação de um DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas instalações da Escola, que visa permitir uma rápida resposta a todos os utentes da Escola em casos de paragens cardiorrespiratórias.
2.    Dinamização dum conjunto de ações de formação para o público em geral no âmbito do Suporte Básico de Vida e dos Primeiros Socorros, a decorrer nas instalações da Escola da APEL durante o próximo mês de Janeiro.

Sem comentários: